quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Projeto: Estágio de Regência Teoria e Prática em Ação

Este Projeto "Estágio de Regência: Teoria e Prática em Ação" foi planejado, elaborado e executado por mim em 2013 tendo como princípio norteador  o Projeto de Estágio Supervisionado do Curso Magistério o qual sou Coordenadora dos Estágios Supervisionados. Decidimos elaborá-lo para atender a solicitação  do "Prêmio Mestres da Educação" do Estado/PB o qual fui contemplada, prêmio justo para minha satisfação porque já trabalho com esta prática há mais de dez anos e, foi gratificante.



                                       SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO                               

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFISSIONALIZANTE PROFESSORA MARIA DO CARMO DE MIRANDA




PROJETO:
 “ESTÁGIO DE REGÊNCIA:
TEORIA E PRÁTICA EM AÇÃO”



                                      “É preciso que se assuma que a atividade ocorrerá, efetivamente, no momento em que o aluno for professor na prática. Ou seja, um curso não é a prática docente, mas a teoria sobre a prática docente e será tão mais formador à medida que as disciplinas todas tiverem como ponto de partida a realidade escolar brasileira”
                                                                                                                    Pimenta e Gonçalves, 1990: 129

  
 
 
Professora:
MARIA ZILMA ANDREZZA DOS SANTOS
Disciplina: DOCÊNCIA/TCC
Coordenadora da Prática de Ensino





                                                                        JOÃO PESSOA/PB, MARÇO DE 2013

                                                           IDENTIFICAÇÃO PESSOAL

MARIA ZILMA ANDREZZA DOS SANTOS
RG 285.083 SSP/PB; CPF: 206.375.004-15
Matrícula Estadual: 137.723-0

Pedagoga e Especialista
Professora da Disciplina: Docência e TCC
Coordenadora da Prática de Ensino

Endereço: Rua Professor Barroso, 34 – Bairro dos Estados
CEP: 58.030.204
Fones: (83)3242 6368 - (83)8880 5201 -  (83)9946 7552

 

 

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

EEEFMPP Maria do Carmo de Miranda - CEPES JP/7
Endereço: Rua Cel. João Luiz Ribeiro de Morais 279 – Jaguaribe
Telefones: Secretaria: (83) 3221-2220 - Direção: (83) 3221-2229
CEP: 58.013.230
Código do INEP: 25096702


 
Diretora: Profª Maria Airan Cézar
Vice Diretora: Profª Rosélia do Egito



S U M Á R I O




I. JUSTIFICATIVA............................................................................................
03

II. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...............................................................


04
III. OBJETIVOS.................................................................................................
06

III. I. OBJETIVO GERAL..................................................................................

06

III. II OBJETIVOS ESPECÍFICOS......................................................................

06

IV.  METODOLOGIA........................................................................................

V. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES........................................................          

06

07


VI. AVALIAÇÃO.............................................................................................
08

VII. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................




1. JUSTIFICATIVA

Este Projeto: “ESTÁGIO DE REGÊNCIA: TEORIA E PRÁTICA EM AÇÃO” têm como finalidade apresentar de forma objetiva a execução do Estágio Supervisionado de Regência executado pelos alunos do Curso Magistério em Nível Médio na Modalidade Normal da EEEFMPP Maria do Carmo de Miranda na turma da 4ª série A/turno Manhã sob nossa responsabilidade enquanto Professora da Disciplina Docência TCC e, exercendo também, a função de Coordenadora da Prática de Ensino.
Enquanto Professora e Coordenadora da Prática de Ensino desta instituição formadora, tenho trabalhado em parceria com as colegas professoras do Núcleo de Prática e Docência das 1ªs, 2ªs, 3ªs e 4ªs séries do Curso Magistério em Nível Médio para sistematizarmos os estágios e distribuirmos as alunas em campo de estágio tentando fazer um trabalho coletivo de supervisão com a parceria das escolas campo. A partir das orientações do Boletim Informativo dos Estágios, é que são definidas as diretrizes e, consequentemente, os períodos dos mesmos e, na quarta série, a execução do Estágio Regência com a elaboração do Portfólio de Formação Docente.
Nosso primeiro tem sido ainda, com esta 4ª e última etapa de estágio, a “regência”, porque há situações em que as/os alunas/os já têm se firmado em escolas particulares ficando difícil a tomada de decisão, ou seja, a saída das mesmas as escolas onde já tem vínculo contratual a efetuarem o estágio em outras escolas e segmentos o que é necessário segundo orientação da SEE/Coordenação de Estágio do Ensino Médio na Modalidade Normal. Tentamos fazer um trabalho de supervisão e acompanhamento de acordo com as orientações da SEE sem prejudicar as mesmas ajustando horários, turmas e segmentos sem burlar as normas legais. Ficamos sempre a disposição das estagiárias para orientação, tira dúvidas e intervenções necessárias.
O nosso segundo problema tem sido a supervisão dos estágios por estarem em diversas escolas e em diferentes bairros o que dificulta a visita porque não dispomos de ajuda de custo para o traslado às escolas e, por termos também, outra/as atividades - sobrevivência dos profissionais da educação.  Mas, na medida do possível, realizamos as visitas de supervisão diretamente e indiretamente através das parcerias com os diretores e coordenadores das escolas campo, nossos parceiros.
E, nosso terceiro problema - a falta de infra estrutura ocasionada por uma reforma que há mais de dois anos vem prejudicando nossa prática pedagógica o que causou grande evasão da nossa comunidade escolar por falta de uma política que valorize a educação e, especificamente, esta modalidade de ensino/Formação de Professores - fato que tem reduzido consideravelmente nossos alunos e, provocado uma grande evasão escolar aliado ao fato da extinção do Curso em 2020 conforme exigência legal. Como resultado desta problemática, estamos sem Biblioteca; sem Laboratório de Informática; sem Oficina Pedagógica; sem Quadra Esportiva e, sem ambiente adequado, limpo e sadio e o pior - com pouquíssimos alunos. Este ano, temos apenas 12 (doze) alunos pela manhã /4ª série turma/A e 06 (seis) concluintes à tarde - 4ª série turma/B; fato que nos entristece bastante ocasionando o menor número de alunos registrado em nossa escola até hoje pela falta condições estruturais.
O Projeto: “ESTÁGIO DE REGÊNCIA: TEORIA E PRÁTICA EM AÇÃO” têm como foco a relação teoria e prática vivenciada nos quatro anos do curso a partir da fundamentação teórica de todas as disciplinas para darem suporte nesta etapa final do curso: a execução do Estágio de Regência o qual são norteados pelo PLANEJAMENTO e AVALIAÇÃO - atividades trabalhadas com sistematização metodológica nas aulas de Prática e Docência ministradas por mim nesta instituição formadora enfatizando sua importância enquanto elemento norteador para a execução dos estágios.
 Partindo destes princípios é que resolvemos colocar em prática de forma mais sistemática o nosso fazer pedagógico ao orientar teórica e metodologicamente esta turma na última etapa do curso - O estágio de Regência - que proporciona aos futuros profissionais experiência nos diversos segmentos do Ensino Fundamental I, a saber: Educação Infantil; Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano); Educação de Jovens, Adultos e Idosos e Educação Especial nas escolas campo de estágio por eles escolhidas os quais, são pré-requisitos indispensáveis para a conclusão deste curso de formação e, posteriormente, enquanto profissionais da educação, o exercício de uma prática pedagógica dinâmica, prazerosa e competente.
Nosso trabalho está organizado conforme tópicos do sumário e foi executado no período de Março a Outubro deste ano nas diversas escolas campo de estágio onde os alunos realizaram a pratica docente de acordo com o Mapa de Estágio e dos materiais instrucionais, a saber: Ofício de encaminhamento as escolas campo; Boletim Informativo; Freqüência; Ficha de apresentação dos Planos de Aula, Ficha de Avaliação da Professora Regente e da Coordenadora Pedagógica da escola.
            Ao final do trabalho, Professores Regentes, Diretores e/ou Coordenadoras, alunos e a Professora Orientadora das escolas campo de estágio avaliam através de Fichas os aspectos positivos, os que precisam ser melhorados, dando sugestões à escola e a orientadora para melhoria do trabalho - aspectos que julgamos de suma importância para o planejamento das ações do ano seguinte.



II. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA     
           

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB nº 9.394, aprovada em dezembro de 1996 introduziu novos indicadores para a formação dos profissionais para a Educação Básica.
No Capítulo 6 - Dos profissionais da Educação - o artigo 61 a 65 explicitam como se dará a formação dos profissionais da educação, a saber:
Artigo 61. A formação de profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e as características de cada fase do desenvolvimento do educando, terá como fundamentos:
I - a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço;
II - aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades.
Artigo 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do Magistério na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade Normal.
Resolução CEB Nº 02, DE ABRIL DE 1999. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de Docentes na Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em Nível Médio na modalidade Normal.
PARECER Nº 03/2003 CNE/CEB.  Admite com formação mínima para o exercício do Magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a ofertada em Nível Médio, na modalidade Normal (LDB, Art. 62).
                RESOLUÇÃO CEB Nº 01, DE 20 DE AGOSTO DE 2003. Dispõe sobre os direitos dos profissionais da educação com formação em Nível Médio, na modalidade Normal, em relação à prerrogativa do exercício da docência, em vista do dispositivo na Lei 9.394/96, e da outras providências.
PARECER nº 01/2003 CEB. Confirma o que dispõe o Art. 62 da LDB Nº 9394/96 é admitida a formação mínima para o exercício do Magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, oferecida em Nível Médio na modalidade Normal.
De acordo com Estrutura Curricular do Curso em Nível Médio na Modalidade Normal, a Prática Docente é desenvolvida durante todo o curso, ou seja, ao longo dos quatro anos letivos. O Estágio Supervisionado assume o caráter de prática docente na formação dos futuros professores para atuarem na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º), incluindo a Educação de Jovens, Adultos e Idosos /EJAI e na Educação Especial, envolvendo atividades de observação, participação e regência na sala de aula; dando-se esta última, primordialmente no 4ª série do curso.
            A regência em sala de aula constitui uma das etapas do processo de profissionalização dos futuros profissionais da educação. Trata-se de um momento enriquecedor da prática docente a ser realizada pelo (a) estagiário (a) no trabalho pedagógico da escola campo, oportunizando a análise do seu “fazer pedagógico”, bem como os exercícios das ações pedagógicas na Educação Infantil, Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), na Educação de Jovens, Adultos e Idosos e na Educação Especial de forma específica.
A Regência é o exercício da docência na qual o estagiário fará ao considerar os conteúdos propostos pelo plano de ensino do professor regente na escola campo de estágio para fazer o seu próprio plano de aula, sob orientação do professor orientador. O Plano de Aula deve conter: objetivos da aula, conteúdo a serem ministrados, procedimentos didáticos/estratégias e/ou procedimentos metodológicos, recursos pedagógicos e materiais e avaliação do processo de aprendizagem. Entretanto, o Plano de Aula não possui estrutura com passos fixos, cabendo ao professor orientador apontar a melhor forma de apresentá-lo conforme modelo proposto pelo professor orientador.
            O formando em estágio deverá desenvolver competências estabelecidas no curso para elaboração dos planos de ensino do Estágio de Regência nos níveis e modalidades de ensino envolvido no estágio. Esta etapa deverá ser registrada formalmente através de  Relatório contendo uma auto avaliação das experiências adquiridas durante o Estágio  além da elaboração de um Portfólio de Formação Docente o qual irá anexar também, todos os Planos de Ensino elaborados e executados durante o período dos estágios. Este é um instrumento reflexivo da ação docente neste período onde deverão ser registrados os aspectos positivos e as contribuições para a vida profissional dos estagiários, futuros profissionais.
O Núcleo de Prática e Docência corresponde à parte prática da formação, instituída desde o início do curso, num total de 800 horas, contextualiza e transversaliza as demais áreas curriculares, associando teoria e prática. Consta de aulas presenciais para análise e discussão das situações vivenciadas de ensino e aprendizagem, construção de Relatórios, elaboração de Projetos Didáticos e do Trabalho de Conclusão de Curso/TCC e, de atividades nas escolas campo (Estágio Supervisionado) em horário oposto e/ou no próprio horário escolar, incluindo a Docência propriamente dita, com duração de 200 horas no último ano do curso/4ª série.
A Lei do Estágio nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, do Ministério Público do Trabalho e Emprego (MTE) publicou uma cartilha com a finalidade de esclarecer normas tanto para os estudantes, que iniciam carreira profissional, quanto para as empresas contratantes, para que adquiram consciência de sua responsabilidade social para fins de esclarecimento.
            Esta Lei define o estágio como o ato educativo curricular supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante como pré-requisito no Projeto Pedagógico do Curso para aprovação e obtenção do diploma. (§1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008. É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.
Os alunos que conseguiram contrato conforme esta Lei, nós fizemos ajustes na carga horária e nos segmentos de ensino entendendo que já estão exercendo a prática de forma efetiva e que corresponde ao estagio estabelecido nesta instituição formadora de acordo com as orientações legais da COEM/PB.  Portanto, solicitamos uma declaração da instituição e viabilizamos de forma objetiva estágio.


III. OBJETIVOS

III. I. OBJETIVO GERAL
·         Apresentar à comunidade escolar a sistemática de Planejamento, Orientação, Execução, Supervisão e Avaliação do Estágio de Regência realizado nesta instituição formadora no Curso Magistério da 4ª série /A.

III. II. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Apresentar todo material instrucional do estágio de Regência e, especificamente, O Mapa de execução dos Estágios, com seus respectivos registros de Supervisão e Avaliação;
  • Anexar um dos Portfólios do Estágio de Regência executado nas escolas com as respectivas avaliações do trabalho realizado, autoavaliação e registro fotográfico;
  • Apresentar Relatório síntese do “Estágio Supervisionado de Regência: Teoria e Prática em Ação”.


IV.  METODOLOGIA

De acordo com os estudos teóricos sobre Planejamento e Avaliação orientaremos os Planos de aula continuamente aos alunos para a elaboração e execução dos estágios gradativamente. De acordo com o calendário e mapa dos estágios faremos as visitas supervisionadas e os devidos acompanhamentos indiretos através de comunicação telefônica aos diretores e coordenadores das escolas campo de estágio. Portanto, o projeto será desenvolvido através de diversas atividades, a saber:
                          
  • Estudo e reflexão do referencial teórico dos conteúdos: Planejamento e Avaliação a partir da exposição dialógica/slides - durante o 1º e 2º Bimestres conforme Plano de Curso em anexo;
  • Reflexão de textos e dinâmicas de grupo;
  • Exibição de vídeos;
  • Micro aulas;
  • Orientação teórica e prática para a construção do Portfólio de Formação Docente relacionado ao Estágio;
  • Culminância do projeto com a exposição dos Portfólios e apresentação dos mesmos pelas/os alunas/os estagiários analisando os aspectos solicitados nas Fichas de Avaliação.

V. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Atividades/Meses
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out



01
Elaboração e apresentação dialógica do Projeto aos alunos do Curso Magistério em Nível Médio na Modalidade Normal da EEEFMPP Maria do Carmo de Miranda da 4ª série/A, turno da manhã;



X








02
Estudo dos referenciais teóricos relativos ao Planejamento e Avaliação da Prática de Ensino;

X

X

X

 X





03
Exibição de Vídeos e dinâmicas sobre Planejamento, Avaliação e Prática de Ensino;

X

X

X

X

X





04
Orientação teórica e metodológica contínua para a construção dos Planos de Aula durante a execução dos estágios;


X


X


X


X


 X


  X


 X


05
Orientação teórica e prática para construção do Portfólio do Estágio de Regência;






 X

 X

06
Aula Campo/Sousa-PB - Intercâmbio Pedagógico/troca de experiências sobre os Projetos e execução dos estágios;








 04


07
Culminância do Projeto “ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE REGÊNCIA: TEORIA E PRÁTICA EM AÇÃO” com a apresentação dos Portfólios em sala de aula/conclusão do 3º Bimestre;

















01 02
08
09
08
Avaliação do Projeto;







22
09
Relatório das atividades realizadas.








22




VI. AVALIAÇÃO

Este Projeto será avaliado continuamente pelo corpo docente do Núcleo de Prática e Docência nas reuniões mensais, Professoras Regentes, Gestores e Coordenadores envolvidos no Estágio de Regência das escolas campo; Alunos/as do 4ª série/A do Curso Magistério Nível Médio na Modalidade Normal - alvos do Projeto e, pela Equipe Administrativa e Pedagógica da escola através de Fichas de Avaliação.



VII. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

- BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas e GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo. Avercamp, 2006;
BRASIL/LDB Nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.
- Conselho Nacional de Educação. Resolução CEB nº 2, de 19 de abril de 1999. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, em nível médio na modalidade Normal;
- FREIRE, Paulo Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
- GANDIM, Danilo. Planejamento na sala de aula.  Porto Alegre, 1.998, 3ª Edição;
- Hoffmann, Jussara Maria. Pontos e Contrapontos do pensar ao agir em avaliação.  Porto Alegre: Mediação, 1.998;
- Avaliar para Promover. Ed. Mediação 3ª Ed. 2002;
- LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. São Paulo, Cortez,1.996;
- MEC – Plano Nacional de Educação/2000;
- MEC – Referenciais Curriculares Nacionais do Ensino Médio na Modalidade Normal – 2008;
PARAÍBA - Lei nº 8.043, de 30 de Junho de 2006. Plano Estadual de Educação -  2006 a 2016.
PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria do Socorro Lucena. Docência em Formação - Saberes Pedagógicos. Estágio e Docência. São Paulo. Cortez, 2004.
- Resolução Nº 188/98 – Conselho Estadual de Educação;
SEE/PB/2001. Lei Estadual de apoio a Formação de Professores em Nível Médio na Modalidade Normal.
SEE/PB. Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba na Modalidade Normal - Ensino Normal. João Pessoa/PB. 2007.
- VILAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. PORTFÓLO, AVALIAÇÃO E TRABALHO PEDAGÓGICO. 2ª Edição. Campinas, SP. Papirus,  2004;
- Vídeos: - O saber e o Sabor.../TV Escola; - O Planejamento Tim Tim por Tim Tim/TV Escola; - Avaliando Avaliação.../TV Escola; - Fazendo a Diferença/Maria Tereza;






X. ANEXOS:

·         Relatório da execução do Projeto;
·         Diploma de formação do ensino superior/ Pós-graduação;
·         Comprovante de participação em formação continuada;
·         Relação dos estudantes envolvidos no projeto;
·         Relato dos profissionais envolvidos no projeto;
·         Relato dos estudantes envolvidos no projeto;
·         Documento de autoavaliação.











08














                                                             













 







Nenhum comentário:

Postar um comentário