domingo, 26 de janeiro de 2014

Projeto Escola Limpa e Conservação do Patromônio Público

Este Projeto foi coordenado por mim e uma equipe de professores no segundo semestre de 2013. Ele foi planejado e elaborado de forma interdisciplinar, fundamentado teoricamente e, concomitantemente, foi necessário inserir outros projetos e planos de ação afins. Foi muito produtivo porque foi desenvolvido com atividades dinâmicas e prazerosas conforme cronograma de atividades abaixo anexado.



IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

E. E. E. F. M. P.P.
 MARIA DO CARMO DE MIRANDA - CEPES JP/7
Endereço: Rua Cel. João Luiz Ribeiro de Morais 279
Jaguaribe - João Pessoa/PB
CEP: 58.013.230
Telefone: (83) 3221 2220/2229
Código do INEP: 25096762
                       E mail: escolamcmiranda@gmail.com
                 

GESTÃO ADMINISTRATIVA:
Gestora Geral: Maria Airan Cezar
Gestora Adjunta: Rosélia do Egito

GESTÃO PEDAGÓGICA:
Supervisora Escolar: Fátima Maria Cantalice da S. Dutra
Supervisora Escolar: Carleide Cavalcante de Oliveira
Orientadora Educacional: Simone Uchoa de Morais

SECRETÁRIA ESCOLAR:
Eudecira Sobreira de Almeida Carvalho


IDEALIZAÇÃO DO PROJETO:
Gestora Administrativa: Maria Airan Cézar

COORDENAÇÃO GERAL DO PROJETO:
Profª: Maria Zilma Andrezza dos Santos

COORDENAÇÃO POR ANOS/CURSO:
1ºs Anos: Juliane Veloso/Secretariado; Márcia Lustosa/Magistério;
2ºs Anos: Renata Garnier/Secretariado e Nereide Ferreira/Magistério;
3ºs Anos: Mª da Penha Melo/Secretariado; Ístria Mª Alves/Magistério;
4ºs Anos: Zilma Andrezza e Conceição Gondim/Magistério.
 Escola de Demonstração/Laboratório de Prática de Ensino:
Simone Uchoa e Cláudia Gomes;
Sala de Recursos Multifuncional:
Lecy Walda Leal e Mª José dos Anjos


S U M Á R I O



I - APRESENTAÇÃO................................................................................ 04

II - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA......................................................... 05

III - OBJETIVOS:...................................................................................... 06

III. I - OBJETIVO GERAL........................................................................ 06

III. II - OBJETIVOS ESPECÍFICOS......................................................... 06

IV - METOLOLOGIA.............................................................................. .07

V - RECURSOS........................................................................................09

V. I - RECURSOS HUMANOS................................................................ 09

V. II - RECURSOS MATERIAIS.............................................................. 09

V. III - RECURSOS FINANCEIROS:........................................................10

VI - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.................................................. 11

VII - RESULTADOS ESPERADOS.......................................................... 12

VIII - AVALIAÇÃO................................................................................. 13

IX - REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS.............................................. 13

X - FICHA TÉCNICA............................................................................. 13

XI - ANEXOS..........................................................................................14


I - APRESENTAÇÃO
           
A falta de conscientização política e cultural da comunidade escolar é fator em foco que merece destaque para o trabalho que pretendemos realizar na escola com relação à conservação do patrimônio escolar e, consequentemente, público. Esta problemática esta em evidencia não só em nossa escola, mas, na sociedade em que vivemos, portanto, pretendemos minimizá-los para que possamos formar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres ao mesmo tempo em que possam ser agentes multiplicadores de uma mudança de paradigmas com relação aos hábitos e atitudes e possam ser também, protagonistas desta ação em benefício da escola, da comunidade e da sociedade que estão inseridos. Concordamos com PAIN ao afirmar que:
 “Ajudar a manter a integridade física e cultural da escola leva o indivíduo a legitimar seu papel na comunidade, valoriza o sentimento de pertencimento a um grupo capaz de vencer desafios, reafirma valores e faz com que todos vejam a escola como um patrimônio da comunidade”
                                                                                                                                                          Anaci Bispo Paim
De acordo com estas premissas, resolvemos trabalhar estas questões neste projeto que tem a finalidade de discutir de forma dialógica e democrática a conscientização política e cultural da comunidade escolar e à conservação do patrimônio público a qual vem enfrentando vários problemas, e um deles são a falta de cuidado e conservação com o mobiliário escolar.

Ele esta fundamentado teoricamente e será trabalhado de forma coletiva e interdisciplinar através de um cronograma de atividades onde a avaliação foi e será o ponto de partida aliado ao planejamento sistemático que serão os princípios metodológicos norteadores do desenvolvimento deste projeto porque segundo Madalena Freire “O planejamento nasce na avaliação” e nós, professores,  reconhecemos a importância desta ação.

Todas as atividades serão orientadas pelos professores de forma planejada e organizada para posteriormente serem executadas e apresentadas na Culminância com a exposição dos trabalhos e atividades artísticas e culturais.  Na oportunidade, convidaremos toda comunidade escolar, pessoas envolvidas com esta temática e da Secretaria de Estado da Educação para participar colaborando, também, com esta ação.


II - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O patrimônio da escola não é constituído apenas pelos recursos materiais, a infra estrutura, os equipamentos etc. Ele tem ainda uma dimensão imaterial, que pode ser percebida nos símbolos da escola, em sua memória, em sua história. Gerir o patrimônio escolar significa não apenas conservar o que se vê como, também, o que ele representa na vida da comunidade escolar e dos que a cercam.

Segundo Sousa (2003, p.121) “A luta pela valorização do patrimônio tem seu início na própria luta pela defesa dos bens que cercam a escola”. Não podemos aceitar que jovens depredem seu próprio ambiente de estudo e que destruam aquilo que eles mesmos poderiam desfrutar. É vital que haja uma vigilância de todos no sentido de evitar a depredação de bens da escola que ao serem destruídos estarão causando prejuízos a todos na medida em que podem escassear e atrapalhar o desenvolvimento das ações educativas.

Esse descaso da Comunidade Escolar com o Patrimônio Público é devido à falta de informação quanto aos custos para a construção e mantimento do mesmo. A escola não é apenas responsabilidade do governo, é nossa porque seu espaço é para educar os cidadãos fundamentados na ética e no compromisso político para serem futuros profissionais da nossa comunidade, da nossa sociedade.
         
Dessa forma, temos que fazer com que percebam que a Escola como um Patrimônio Público, é de responsabilidade de todos e deve ser conservada, defendida e protegida, visando um ambiente mais propício a educação de crianças e adolescentes. Segundo Amaury Meller Filho. "O patrimônio compõe a identidade e a imagem da escola e, por isso, ele precisa estar sempre em ordem, sob pena de colocar em risco a segurança das pessoas e o projeto pedagógico" 

            Todos sabem também, da necessidade de limpeza e conservação do ambiente em que estamos, apesar de muitas vezes não nos darmos conta disso durante as atividades cotidianas. Higiene e limpeza tornaram-se um problema de saúde pública e cada vez menos se sabe o que fazer com o nosso lixo. Então, a nossa idéia é conscientizar desde cedo os alunos a respeito da limpeza e como devemos tratar o lixo no ambiente escolar. Para solucionar esse problema é dever da escola resgatar a valorização a conscientização dos alunos quanto à importância da mesma e como é bom viver em um ambiente limpo e saudável.        

             De acordo com este projeto, nossa escola desenvolverá práticas que tem por objetivo mostrar e conscientizar os alunos sobre a importância dos bens patrimoniais que ocupam o espaço da escola e que por serem públicos pertencem a todos. A escola é um espaço privilegiado de análise, discussão e reflexão da realidade. É nesse espaço que estão sendo formados “cidadãos conscientes” futuros profissionais, que venham a contribuir para o desenvolvimento da comunidade nos vários setores. Assim, é essencial trabalharmos as questões sociais e ambientais dentro desta unidade escolar, para que o aluno analise, discuta e reflita sobre o que deve ser melhorado, não só no ambiente escolar, mas na comunidade geral.          

 

 
III - OBJETIVOS

III. I - OBJETIVO GERAL:
- Promover a conscientização de toda comunidade escolar, quanto à valorização, conservação e preservação da unidade escolar, bem como da comunidade em geral.
III - II - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Proporcionar momentos de estudo e reflexão sobre a conservação do Patrimônio Público a partir dos referenciais legais e teóricos;
- Incentivar a prática da conservação de todos os mobiliários e materiais dos diversos departamentos da escola: secretaria; ambiente administrativo e pedagógico; salas de aula; quadra esportiva; refeitório; sala de vídeo; biblioteca; laboratório de informática; banheiros, pátio; e etc...;
- Reconhecer o espaço em que se vive e perceber-se como parte dele, compreendendo que o lugar determina aspectos importantes da vida;
- Adotar uma atitude responsável em relação às questões ambientais na escola e/ou na comunidade;
- Mobilizar a comunidade escolar a manter a integralidade física e cultural da escola, levando os integrantes a legitimar seu papel na comunidade;
- Visitar a EMLUR (Empresa Municipal de Limpeza Urbana) e/ou outras empresas para conhecer o trabalho de prevenção, preservação e transformação do lixo na cidade e socializar o conhecimento na escola;
- Proporcionar a realização de diversas Oficinas de aprendizagem com relação à seleta e aproveitamento do lixo e do meio ambiente escolar;
- Orientar os alunos para usarem os diversos reservatórios de lixo existentes na escola selecionando-os para conservação da limpeza e higiene do ambiente escolar;
- Eleger, semanalmente, alunos/as para serem Monitores durante o horário do intervalo/recreio para monitorar o trabalho de conservação da limpeza e higiene do ambiente escolar;


  


IV - METODOLOGIA
Nossa proposta de trabalho tem como objetivo formar a comunidade sobre a importância de cuidar e preservar o patrimônio cultural presente tanto no âmbito local, como também no âmbito da comunidade geral. 
O percurso metodológico trilhado por este projeto de ação, tem a pretensão de promover o intercambio pedagógico, perpassando, pela pratica docente com a  intenção de envolver todas as áreas do conhecimento afins, que perpassam o arcabouço da matriz curricular desta unidade de ensino. Assim, comprometendo-se com uma pratica efetiva dialética interdisciplinar que seja capaz de promover capacidade e habilidade especificas da comunidade escolar e local, em defesa de um mundo melhor e mais saudável.
Para tanto, pretendemos trabalhar numa perspectiva bem fundamentada em preceitos teóricos e potentes, que sejam capazes de fortalecermos, para que as nossas ações pedagógicas possam convergir a favor da reconstrução/construção  de posturas e atitudes éticas capazes de colaborarem com a construção de uma consciência critica transformadora.





Este PROJETO: “ESCOLA LIMPA E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO” será desenvolvido através de diversas atividades relacionadas ao tema:
- Exibição de vídeos/filmes;
- Reflexão de textos;
- Pesquisas;  
- Palestra/debates;
- Enquetes;
- Dramatizações e Peças teatrais;
- Confecção de um Folder e Faixa para o Projeto;
- Confecção de Cordel e Paródia sobre o tema;
- Oficinas e
- Campanha para doações de materiais de limpeza/higiene ou de alimentos não perecíveis a AMEM (Gesto Exemplar - Ação que vem sendo desenvolvida na escola em parceria com os Projetos coletivos nos anos anteriores), conforme cronograma abaixo relacionado e, será executado de forma coletiva e interdisciplinar com as diversas áreas do conhecimento/Disciplinas orientados por seus respectivos Professores e a participação efetiva dos alunos/ALVOS deste projeto;
- Culminância do Projeto com exposição de trabalhos e Atividades Artísticas e Culturais.

Disciplinas e ações/atividades a serem desenvolvidas:

LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA
- Pesquisa, Leitura, compreensão e produção de textos relacionados ao tema;
- Textos literários/Cordel; jornalísticos, poéticos e musicais;
- Reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;
- Teatro, etc.

ESTRATÉGIAS
- Montagens de pequenos diálogos/peças teatrais relacionados a limpeza e conservação do meio ambiente escolar (português e inglês);
- Confecção de cartazes, com frase em inglês e português sobre a limpeza da classe e da escola; etc.;

MATEMÁTICA
- Cálculo da área da escola;
- Gráficos;
- Problemas sobre a produção de lixo,
- Planificação de sólidos;
- Problemas envolvendo os custos com materiais para a escala.

ESTRATÉGIAS     
- Elaboração de problemas referentes à decomposição de materiais;
- Montagem de gráficos;
- Montagem de mini-latões através da planificação do cilindro, mostrando as cores da separação seletiva do lixo.
- Demonstrar e Explicar os dados estatísticos ao aluno através da matemática o quanto o município, Estado e o País perdem com o a depredação do patrimônio público;
- Problemas sobre a produção de lixo, área da escola;

HISTÓRIA/EJA
- Resgate da história da escola, buscando as mudanças ocorridas em todos os aspectos (arquitetônicos, estrutural e visual EJA/3º ANO - bem como do bairro de Jaguaribe e da cidade de João Pessoa; locais de entorno da escola.

ESTRATÉGIAS:
- Pesquisas sobre a escola, criação e funcionamento;
- Pesquisa sobre o Município de João Pessoa;
- Entrevistas com ex-alunos e moradores mais antigos do município e do bairro.
- Observações das alterações estruturais feitas na escola a partir da planta original, fotos, documentos, etc. (Atualmente o impacto causado pela obra e reforma paralisada).

GEOGRAFIA  
- Localização da Escola, na Cidade, no Estado, na Região e no Brasil.

ESTRATÉGIAS:
- Mapeamento e construção de Maquetes;
- Pesquisas sobre a localização da escola, etc.;

BIOLOGIA/QUÍMICA/FÍSICA E INFORMÁTICA
- As consequências da falta de higiene para a saúde;
- Conservação do ambiente escolar;
- Problemas causados pelo lixo;
- Problemas da decomposição e acúmulo dos diferentes tipos de lixo;
- Reciclagem;
- Meio ambiente.
 
ESTRATÉGIAS:
- Pesquisas;
- Palestras;
- Coleta de materiais;
- Oficinas para a seleção e coleta do lixo;
- Oficina de Origami para as crianças;
- Reciclagem de papel e confecção de objetos, etc.;

ARTE/MARKETING
- Artes com papel reciclado/produtos;
- Teatro;
- Cartazes;

ESTRATÉGIAS
- Paródias sobre o tema, a partir de uma música conhecida;
- Montagem de uma peça teatral referente o tema;
- Oficinas sobre manuseio e confecção de produtos com material reciclado, etc.;

EDUCAÇÃO FÍSICA/FILOSOFIA/SOCIOLOGIA
- Gincana da preservação "O ambiente é o que importa".

ESTRATÉGIAS:
Campanhas de material de limpeza;
Campanhas de alimento não perecíveis;
Provas competitivas (relativas ao tema ou não);
Montagens de cartazes para anotação de pontuação, etc.


V - RECURSOS

V. I - RECURSOS HUMANOS:

- Idealização do Projeto: Equipe Administrativa;
- Coordenação: Coordenação Pedagógica dos Cursos: Magistério, Secretariado; Ensino Médio e Ensino Fundamental I/Escola de Demonstração;
- Planejamento e Execução: Corpo Docente;
- Público alvo do Projeto: Alunos/as dos Cursos de Magistério, Secretariado; Ensino Médio Ensino Fundamental I e Médio - Palestrantes convidados;
- Oficineiros convidados;
- Palestrantes;
- Comunidade escolar.





V. II - RECURSOS MATERIAIS:

SELEÇÃO E PREPARAÇÃO DE MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS:
- Cartolina, papel ofício, papel 40; lápis colorido/cera/hidrocor/piloto/tinta e grafite;
- Cola, tesoura, fita adesiva;
- EVA cores diversas;
- Isopor ou outro produto similar para confecção de Maquetes;
- Confecção de Camisetas com SLOGAN do Projeto para os Professores;
- Confecção de uma Faixa para a Culminância; 
- Confecção de um Baner para a Culminância do Projeto;


V. III - RECURSOS FINANCEIROS:



MATERIAIS

  QUANT.

       VALOR

  TOTAL

01
Cartolinas
12


02
Papel Ofício
200 folhas


03
Papel 40
10 folhas


04
Lápis grafite
12


05
Lápis colorido ou cera
6 cx


06
Lápis hidrocor
6cx


07
Lápis piloto
06


08
Lápis tinta
12


09
Tinta guache
12


10
Cola
06


11
Fita adesiva
03


12
EVA (verde, amarelo, azul e bran
co e preto)
10


13
Baner
1


14
Faixa
1


15
Isopor ou produto similar
6


16
Camisetas
30










VI - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

ATIVIDADES/MESES
  JUL
AGO
SET
OUT
01
Elaboração e Apresentação do Projeto à comu
nidade escolar;

    X



02
Planejamento e execução das ações - Organização dos grupos de trabalho por área do conhecimen
to e Disciplinas;

    X

    X

    X

03
Exibição do Filme/Documentário:
LIXO EXTRAORDINÁRIO e de dois Filmes
sobre a conservação Patrimônio Público JP/PB -
Ação coletiva por turnos: Manhã, Tarde e Noite
com a realização de atividades relacionadas aos
filmes sob a responsabilidade das Profª. Ana
Monteiro Mara, Juliane;


  



   X

 

   
    X

04
Trabalho de conscientização/campanhas sobre o racionamento de água e luz da escola/ patrimônio público - Todos os professores especificamente, Matemática/Tedjanes, Biologia, Química e Física;


   X

  X

  X

- Cálculo da área da escola/dependências construídas e não construídas/Matemática-Prof Tedjanes -
3ºMag -TB;



  X

05
Trabalho de conscientização/campanhas para mini
mizar a depredação do patrimônio público - Todos
os professores;




06
Palestra sobre: Os Profissionais do Meio Ambiente - Ministrante: Profª Débora Rodrigues


 

 05


Contação de histórias com recursos reciclados -
Resp. Profª Márcia Lustosa com os 3ªs e 4ªs séries/Magistério;


   X

    X

 07
Aula Campo/visita a Estação Ciências para conhe
cer o Museu Histórico Artístico e Cultural  do Egito numa perspectiva de Napoleão Bonaparte /online.
Resp. Profª.  Márcia Lustosa com os 3ªs e 4ªs séries/Magistério;




17/T
18/M

08
Resgate da memória histórica da cidade de João
Pessoa - Resp. Profª Giselma e Mara com alun@s
do 1º ano;


    X


09
Resgate da memória histórica do bairro de Jaguari
be  - Resp. Profª Giselma, Ístria e Penha com alu
n@s do 3º ano Magistério e Secretariado;


    X


10
Palestra e Oficina com a equipe da EMLUR sobre o aproveitamento do material reciclado. Resp. Profª. Nereide e Renata com alunos do 2º ano Magistério e Secretariado;



  16  
 
  17

11
Oficina: Restauração de mobiliários da escola com material reciclado - Resp.Profª  Renata e Giselma
com alun@s do Secretariado(1º e 2º);



  X

12
Concurso de Redação com o tema: “Escola limpa,
aluno educado” - Todos os alunos; Resp.Prof. de
Língua Portuguesa: Mábia/Laís - Ivaldo e Guilher
me;




   
    X
13
Construção de Paródia com coreografia/4ºB e Cordel/4ºA sobre o Tema do Projeto. Resp.Profª. Conceição e Zilma - Alun@s concluintes do Magis
tério;




    X
14
Realização do Gesto Exemplar - na Instituição
AMÉM com doação de material de higiene pessoal; Resp. Profª. Conceição e Zilma com alun@s concluintes do Magistério turmas A e B;




  17
15
Culminância do Projeto na comunidade escolar;



   23
16
Relatório da execução e Culminância do Projeto:



   24

Observação: A Escola de Demonstração/Laboratório de Prática de Ensino desta escola realizará todas as atividades previstas neste cronograma de acordo com a orientação da Coordenação Pedagógica podendo, portanto, fazer ajustes de acordo com sua realidade e limitações por se tratar de crianças do Ensino Fundamental I. 


VII - RESULTADOS ESPERADOS:

         Esperamos da comunidade escolar mudança de comportamento a partir dos estudos e das atividades realizadas para melhoria da qualidade de vida e bem estar pessoal e social dos alunos e da comunidade bem como de conservação do Patrimônio Público de acordo com os aspectos trabalhados e observados:

- Não jogar lixo no chão da escola e de outros ambientes;
- Cuidar do meio ambiente;
- Deixar as carteiras e materiais organizados;
- Conservar os trabalhos expostos pelos colegas;
- Respeitar a natureza;
- Separar o lixo que pode ser reciclado;
- Confeccionar faixas e cartazes alusivos à campanhas de limpeza e conservação do patrimônio público;
- Se sensibilizar e ser solidário com o próximo;
- Realização do “Gesto Exemplar”- gesto solidário de doação de produtos de higiene pessoal na Instituição AMÉM/JP-PB.



VIII - AVALIAÇÃO

           Todo trabalho deve ser avaliado e este Projeto o será de forma sistemática após cada atividade desenvolvida pelo grupo coordenador e executor e, ao final da Culminância para detectar os aspectos positivos, os aspectos que devem ser melhorados e as sugestões para os devidos encaminhamentos.

                     Será elaborada uma Ficha de Avaliação para o corpo discente onde serão orientados e avaliarão em grupos/turmas e, outra para o Corpo docente e Coordenação Administrativa e Pedagógica. Para concluir o trabalho será feito um Relatório final que será anexado ao Projeto.


.
IX - REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICOS
SAVIANE, Dmerval. Escola e Democracia - Polêmicas do nosso tempo. São Paulo, setembro de 1983.
SOUZA, Djacyr de. Preservação do Ambiente: Uma ação de Cidadania, Fortaleza, Brasil Tropical, 2003.
http://www.eproinfo.mec.gov.br                       
http://cronicasdorlando.blogspot.com.br/. Patrimônio Público – Um bem a todos por: Orlando Souza. Orlando € Crônicas no Blog Almanaque da Crônica;
MORAN, José Manuel. “Na sociedade de hoje, a sociedade da comunicação e informação, quais os principais desafios da educação e informação?’. 2007.
Texto Informativo: Manutenção do Patrimônio Escolar;
Vídeo: LIXO EXTRAORDINÁRIO;


X.  FICHA TÉCNICA:
- LOCAL DE EXECUÇÃO:
 EEEFMP Profª. Maria do Carmo de Miranda/Pátio da escola;

- CLINTELA ALVO DO PROJETO:
Alunos do Ensino Fundamental I; Cursos Magistério e Secretariado Profissionalizante e Ensino Médio.

PERÍODO DE EXECUÇÃO:
2º Semestre de 2013 conforme Cronograma de Atividades cima citado.
   
IDEALIAÇÃO DO PROJETO:
GESTORA Maria Airan Cézar

COORDENAÇÃO GERAL DO PROJETO:
Profª: Maria Zilma Andrezza dos Santos

COORDENAÇÃO POR ANO/SÉRIE TURMAS E EQUIPE DOCENTE:

1ºs Anos: Juliane Veloso/Secretariado; Márcia Lustosa/Magistério:

2ºs Anos: Renata Garnier/Secretariado e Nereide Ferreira/Magistério;

3ºs Anos: Mara Gondim e Penha/Secretariado; Ístria Mª Alves/Magistério;

4ºs Anos: Maria Zilma Andrezza e Mª da Conceição Gondim/Magistério.

Sala de Recursos Multifuncional: Lecy Walda Leal e Mª José dos Anjos.

Escola de Demonstração/Laboratório de Prática de Ensino: Simone Uchoa e Cláudia Gomes;


PÚBLICO ALVO: COMUNIDADE ESCOLAR.


XI. ANEXOS:
X. I. SUB PROJETO DO PROJETO: ESCOLA LIMPA E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO - RECONHECENDO E VALORIZANDO O PATRIMÔNIO PÚBLICO

X. II. PLANO DE AÇÃO: Visita a Estação Ciências;

X. III. PLANO DE AÇÃO: PALESTRA COM REPRESENTANTES DA EMLUR         
TEMA: RESÍDUOS SÓLIDOS (O MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE)

X. III. RELATÓRIO FINAL






EEEFMP PROFESSORA MARIA DO CARMO DE MIRANDA
PROJETO ESCOLA LIMPA E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

SUB PROJETO DO PROJETO:
ESCOLA LIMPA E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

RECONHECENDO E VALORIZANDO O PATRIMÔNIO PÚBLICO

Equipe de Professores:
Ístria Maria, Mara Gondim, Giselma Franco, Zenaide, Mábia Toscano,
Maria Penha Melo, Juliana, Elizabete Judite e Marselha de Assis.
Público Alvo: Alunos dos 3°B, 3°S2 e 1°S3
         Justificativa:
A escola Estadual Professora Maria do Carmo Miranda está inserida em um bairro e uma localidade onde concentra a maior parte do patrimônio público, bairro de Jaguaribe e Varadouro. Esses bairros são uns dos mais antigos e importantes de João Pessoa, pois é onde essa cidade começou.
Com isso a proposta do projeto é que com toda a mudança e dinâmica da cidade, e de exploração econômica dos bairros hoje em dia, onde vai se perdendo a cada ano a história e a identificação com a escola, faz-se necessário o resgate da identidade para que os alunos tenham conhecimento sobre o bairro em que a escola está inserida, e assim criar uma consciência da importância, preservação e conservação do patrimônio público.
         Objetivo:
 A proposta do projeto é:
 Reconhecer e Valorizar o Patrimônio Público fazendo levantamentosda parte histórica e cultural de alguns Patrimônios históricos desses bairros com o fim de conscientizar os alunos do valor e da história da nossa escola.
         Metodologia:
Os alunos farão uma pesquisa sobre a história dos principais patrimônios públicos do bairro de Jaguaribe e do bairro Varadouro, através da internet e visitas a instituições como IPHAE e Bibliotecas públicas.
Os alunos também farão entrevistas com moradores antigos do bairro Jaguaribe para resgatar a história e mudanças ocorridas.
Após o levantamento das pesquisas será realizado um city tour pelos bairros de Jaguaribe e Centro Histórico, para vislumbrar e reconhecer os patrimônios e igrejas pesquisadas, onde os alunos realizarão uma apresentação sobre as principais informações.
.         AÇÕES DAS TURMAS: 3°B, 3°S2 e 1°S3
3°B: Ontem e Hoje dos Patrimônios histórico e público do pavilhão do chá, Praça João Pessoa e da rua das Trincheiras
4°B:Ontem e Hoje da História: Igreja Nsr ª do Carmo e Igreja São Francisco
3°S2 Ontem e Hoje da Avenida: João Machado
1°S3: Ontem e Hoje da História das Igrejas: Nsrª de Lourdes; São Pedro; Nsrª do Rosário.

.    ATIVIDADES:
- Visita de agendamento e orientação ao IPHAEP (16/09)
- Apresentação de slides sobre “Escola Limpa, Patrimônio Público” (18/09)
- Entrega de Ofício ao órgão IPHAE (19/09)
- Visita aoIPHAEP para levantamento de registros e fontes sobre os Patrimônios histórico e público da área de Jaguaribe e Varadouro(20/09)
- Visita ao prédio do IPHAEP e palestra sobre o Patrimônio Público (27/09)
-Preparação do roteiro da Entrevista com moradores antigos do bairro Jaguaribe para levantamento histórico (19 e 20/09)
- Realização da entrevista e pesquisas da História de algumas historias (24 a 26/09)
- Análise da entrevista (02/09)
- Estudo da apresentação do City Tour (01 a 04/10)
- City Tour e registro fotográfico (10/10)
- Preparação das apresentações e slides para a culminância (17 a 18/10);
- Exposição de um cartaz e slides com registro de fotos por todas as turmas
- Apresentação do Picolé de Manga grupo cultural de Jaguaribe (3° “B”)
- Criação da faixada de um Patrimônio (1°S3/3°S2)
- Representação teatral retratando a época de um Patrimônio pesquisado (4° “B”)

ANEXOS

QUESTÕES DA ENTREVISTA

1- Quanto tempo mora neste Bairro?
2- Como era o Bairro quando esse morador chegou?
3- O que existia na memória do Bairro e que era importante (casas, escolas, etc.)
4- Como se chamava antes a Rua das Trincheiras e porque recebeu esse nome?

                                                                                                                                        
JOÃO PESSOA, 23 DE OUTUBRO DE 2013














ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - 1ª REGIONAL
E.E.E.F.M.P. PROFª. MARIA DO CARMO DE MIRANDA - CEPES JP/7

PLANO DE AÇÃO: Visita a Estação Ciências
PROFESSORAS:
Márcia Lustosa Guedes;
­­­­­­­­­­­­­­­­­­Maria Zilma Andrezza dos Santos;
Marselha de Assis Andrade Lima e
Zélia de Souza

Datas e Turmas:
17/09/2013- 3ºB e 4ºB à tarde;
18/09/2013- 3ºA e 4ºA  pela manhã.                         
Local: Estação Ciências Cabo Branco Artes e Cultura.

Apresentação
O propósito desta atividade pedagógica é levar o aluno para conhecer o museu on-line sobre o Egito Antigo, na perspectiva de Napoleão Bonaparte, cuja exposição se encontra na Estação Ciências Cabo Branco Cultura e Artes.

Justificativa
Sabe-se que a apreensão do saber, do conhecimento e da informação se processa de formas diferentes, e em espaços e ambientes sociais diversificadas, por isso, é de fundamental importância que na pratica pedagógica do professor, ao trabalhar os conteúdos, ele investigue os diversos espaços capazes de oferecer oportunidades de serem trabalhados no seu cotidiano temas relacionados com os conteúdos específicos e afins. Para tanto se faz mister, que o professor no seu planejamento de aula procure, diversificar sua metodologia de ensino, a fim de que ela transforme a construção do  conhecimento como algo atrativo e instigante para o aluno. Pensando nisso, é que nos propomos a realizar a esta atividade fora do contexto escolar sobre o tema mencionado acima.
Objetivos: Nossa intenção é ...
- Contribuir para melhorar e desenvolvimento intelectual do nosso alunado, para que ele se tornar um apreciador e questionador do patrimônio histórico e cultural construído pela humanidade ao longo de toda sua historia e,
- Despertar no aluno a importância que hoje temos em nos aliarmos a ferramenta tecnologia, enquanto recurso pedagógico a favor do processo de construção para o ensino e aprendizagem,
Metodologia
A metodologia tem sempre a intenção de promover a relação entre o pensamento e a realidade, compreendendo de outra maneira, a tentativa de promover a interação da pratica pedagógica com a teoria, numa concepção investigativa e indagadora. Para tanto, a realização desta atividade campo, além de propiciar novas informações e conhecimentos ao aluno sobre o patrimônio cultural e histórico da humanidade, pretende também, valorizar a tecnologia como parceira deste processo em construção.
Avaliação
A avaliação desta atividade será mediada e pontuada pela observação, considerando o processo dialogal, entre os envolvidos com a atividade campo,  incentivando para que o aluno valorize a importância de trabalhar com as diversas áreas do conhecimento, de modo interdisciplinar, ocupando espaços sociais. Outrossim, observaremos posturas e atitudes presentes no comportamento dos alunos.


João Pessoa, 18 de setembro de 2013.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - 1ª RE
EEEFMPP MARIA DO CARMO DE MIRANDA - CEPES JP/7

PROJETO:
“ESCOLA LIMPA E CONSERVAÇÃO DO PATROMÔNIO PÚBLICO”
PLANO DE AÇÃO:
                       PALESTRA COM REPRESENTANTES DA EMLUR    
TEMA: RESÍDUOS SÓLIDOS (O MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE)

LOCAL: Pátio interno da escola (área coberta e aberta);
DATA: 23/09/2013
PÚBLICO ALVO: alunos do 2º anos secretariado, 1º, 2º, 3º e 4º do magistério e 1º ano do ensino médio regular.

JUSTIFICATIVA: 
Do ponto de vista ecológico surge a necessidade de destinar adequadamente o lixo produzido pelo homem evitando uma agressão ou desperdício para o meio ambiente. Paralelamente havendo essa seleção dos resíduos sólidos então ocorrerá a sustentabilidade, o respeito, a dignidade em prol  de um ambiente saudável.

OBJETIVOS:
- Fomentar discussões sobre a importância dos resíduos sólidos para o meio ambiente.
- Conscientizar os alunos e a comunidade em geral sobre a importância da reciclagem, da coleta seletiva, da quantidade de lixo gerado por cada um de nós, o destino desse lixo e da reciclagem.
- Motivá-los de forma dinâmica para a realização das atividades do projeto;

ROTEIRO DO TRABALHO:      
- Acolhimento – Gestora Airan Cesar;         
- Justificativa desta ação no Projeto: Ana Monteiro, Renata e Nereide.
- Palestra: Coleta de Resíduos sólidos e a reutilização de material reciclável.
- Discussão sobre a palestra.
2º anos (Secretariado e Magistério) – PRODUTOS RECICLÁVEIS; Confecção de material reciclável a partir da palestra Com o tema: Lixo que vira luxo.
Construção de um painel, contando a origem do Baticumlata.

Obs.: Todas as atividades serão apresentadas de forma dialógica na Culminância do projeto dia 23 de outubro de 2013.

Coordenação desta ação:
Ana Maria Monteiro, Mª Airan Cézar, Neredie de Sousa e Renata Garnier.


João Pessoa, 23 de setembro de 2013.

 





 

                            

 



 




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