IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
E. E. E. F. M. P.P.
MARIA DO
CARMO DE MIRANDA - CEPES JP/7
Endereço: Rua Cel. João Luiz Ribeiro de Morais
279
Jaguaribe - João
Pessoa/PB
CEP: 58.013.230
Telefone: (83) 3221 2220/2229
Código do INEP: 25096762
E mail: escolamcmiranda@gmail.com
GESTÃO ADMINISTRATIVA:
Gestora Geral:
Maria Airan Cezar
Gestora Adjunta:
Rosélia do Egito
GESTÃO PEDAGÓGICA:
Supervisora
Escolar: Fátima Maria Cantalice da S. Dutra
Supervisora
Escolar: Carleide Cavalcante de Oliveira
Orientadora
Educacional: Simone Uchoa de Morais
SECRETÁRIA ESCOLAR:
Eudecira
Sobreira de Almeida Carvalho
IDEALIZAÇÃO DO
PROJETO:
Gestora Administrativa: Maria Airan Cézar
COORDENAÇÃO
GERAL DO PROJETO:
Profª: Maria
Zilma Andrezza dos Santos
COORDENAÇÃO POR ANOS/CURSO:
1ºs Anos: Juliane
Veloso/Secretariado; Márcia Lustosa/Magistério;
2ºs Anos: Renata
Garnier/Secretariado e Nereide Ferreira/Magistério;
3ºs Anos: Mª da Penha
Melo/Secretariado; Ístria Mª Alves/Magistério;
4ºs Anos: Zilma Andrezza
e Conceição Gondim/Magistério.
Escola de Demonstração/Laboratório de Prática
de Ensino:
Simone Uchoa e
Cláudia Gomes;
Sala de Recursos
Multifuncional:
Lecy Walda Leal
e Mª José dos Anjos
S U M Á R I O
I
- APRESENTAÇÃO................................................................................
04
II
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.........................................................
05
III
- OBJETIVOS:......................................................................................
06
III.
I - OBJETIVO GERAL........................................................................
06
III.
II - OBJETIVOS ESPECÍFICOS.........................................................
06
IV
- METOLOLOGIA..............................................................................
.07
V
- RECURSOS........................................................................................09
V.
I - RECURSOS HUMANOS................................................................
09
V.
II - RECURSOS MATERIAIS..............................................................
09
V.
III - RECURSOS FINANCEIROS:........................................................10
VI
- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.................................................. 11
VII
- RESULTADOS ESPERADOS..........................................................
12
VIII
- AVALIAÇÃO.................................................................................
13
IX
- REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS.............................................. 13
X
- FICHA TÉCNICA.............................................................................
13
XI
- ANEXOS..........................................................................................14
I - APRESENTAÇÃO
A falta de conscientização política e cultural da comunidade escolar é fator em foco que
merece destaque para o trabalho que pretendemos realizar na escola com relação
à conservação do patrimônio escolar e, consequentemente, público. Esta
problemática esta em evidencia não só em nossa escola, mas, na sociedade em que
vivemos, portanto, pretendemos minimizá-los para que possamos formar cidadãos
conscientes dos seus direitos e deveres ao mesmo tempo em que possam ser
agentes multiplicadores de uma mudança de paradigmas com relação aos hábitos e
atitudes e possam ser também, protagonistas desta ação em benefício da escola,
da comunidade e da sociedade que estão inseridos. Concordamos com PAIN ao afirmar que:
“Ajudar a manter a integridade física e
cultural da escola leva o indivíduo a legitimar seu papel na comunidade,
valoriza o sentimento de pertencimento a um grupo capaz de vencer desafios,
reafirma valores e faz com que todos vejam a escola como um patrimônio da
comunidade”
Anaci
Bispo Paim
De
acordo com estas premissas, resolvemos trabalhar estas questões neste projeto que
tem a finalidade de discutir de forma dialógica e democrática a conscientização
política e cultural da comunidade escolar e à conservação do patrimônio público
a qual vem enfrentando vários problemas, e um deles são a falta de cuidado e
conservação com o mobiliário escolar.
Ele
esta fundamentado teoricamente e será trabalhado de forma coletiva e
interdisciplinar através de um cronograma de atividades onde a avaliação foi e
será o ponto de partida aliado ao planejamento sistemático que serão os
princípios metodológicos norteadores do desenvolvimento deste projeto porque segundo
Madalena Freire “O planejamento nasce na
avaliação” e nós, professores, reconhecemos a importância desta ação.
Todas
as atividades serão orientadas pelos professores de forma planejada e organizada
para posteriormente serem executadas e apresentadas na Culminância com a exposição
dos trabalhos e atividades artísticas e culturais. Na oportunidade, convidaremos toda comunidade
escolar, pessoas envolvidas com esta temática e da Secretaria de Estado da
Educação para participar colaborando, também, com esta ação.
II - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O patrimônio da escola não é constituído apenas
pelos recursos materiais, a infra estrutura, os equipamentos etc. Ele tem ainda
uma dimensão imaterial, que pode ser percebida nos símbolos da escola, em sua
memória, em sua história. Gerir o patrimônio escolar significa não apenas
conservar o que se vê como, também, o que ele representa na vida da comunidade
escolar e dos que a cercam.
Segundo Sousa (2003, p.121) “A
luta pela valorização do patrimônio tem seu início na própria luta pela defesa
dos bens que cercam a escola”. Não podemos aceitar que jovens depredem seu
próprio ambiente de estudo e que destruam aquilo que eles mesmos poderiam
desfrutar. É vital que haja uma vigilância de todos no sentido de evitar a
depredação de bens da escola que ao serem destruídos estarão causando prejuízos
a todos na medida em que podem escassear e atrapalhar o desenvolvimento das
ações educativas.
Esse
descaso da Comunidade Escolar com o Patrimônio Público é devido à falta de
informação quanto aos custos para a construção e mantimento do mesmo. A escola
não é apenas responsabilidade do governo, é nossa porque seu espaço é para
educar os cidadãos fundamentados na ética e no compromisso político para serem
futuros profissionais da nossa comunidade, da nossa sociedade.
Dessa
forma, temos que fazer com que percebam que a Escola como um Patrimônio
Público, é de responsabilidade de todos e deve ser conservada, defendida e
protegida, visando um ambiente mais propício a educação de crianças e adolescentes.
Segundo Amaury Meller Filho. "O
patrimônio compõe a identidade e a imagem da escola e, por isso, ele precisa
estar sempre em ordem, sob pena de colocar em risco a segurança das pessoas e o
projeto pedagógico"
Todos sabem também, da necessidade
de limpeza e conservação do ambiente em que estamos, apesar de muitas vezes não
nos darmos conta disso durante as atividades cotidianas. Higiene e limpeza
tornaram-se um problema de saúde pública e cada vez menos se sabe o que fazer
com o nosso lixo. Então, a nossa idéia é conscientizar desde cedo os alunos a
respeito da limpeza e como devemos tratar o lixo no ambiente escolar. Para
solucionar esse problema é dever da escola resgatar a valorização a
conscientização dos alunos quanto à importância da mesma e como é bom viver em
um ambiente limpo e saudável.
De acordo com este projeto, nossa
escola desenvolverá práticas que tem por objetivo mostrar e conscientizar os
alunos sobre a importância dos bens patrimoniais que ocupam o espaço da escola
e que por serem públicos pertencem a todos. A escola é um espaço privilegiado de
análise, discussão e reflexão da realidade. É nesse espaço que estão sendo
formados “cidadãos conscientes” futuros profissionais, que venham a contribuir
para o desenvolvimento da comunidade nos vários setores. Assim, é essencial
trabalharmos as questões sociais e ambientais dentro desta unidade escolar,
para que o aluno analise, discuta e reflita sobre o que deve ser melhorado, não
só no ambiente escolar, mas na comunidade geral.
III - OBJETIVOS
III. I - OBJETIVO GERAL:
- Promover a conscientização de toda comunidade escolar, quanto à
valorização, conservação e preservação da unidade escolar, bem como da
comunidade em geral.
III - II - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Proporcionar momentos de estudo e reflexão sobre a conservação do
Patrimônio Público a partir dos referenciais legais e teóricos;
- Incentivar a prática da conservação de todos os mobiliários e
materiais dos diversos departamentos da escola: secretaria; ambiente
administrativo e pedagógico; salas de aula; quadra esportiva; refeitório; sala
de vídeo; biblioteca; laboratório de informática; banheiros, pátio; e etc...;
- Reconhecer o espaço em que se vive e perceber-se como parte dele,
compreendendo que o lugar determina aspectos importantes da vida;
- Adotar uma atitude responsável em relação às questões ambientais na
escola e/ou na comunidade;
- Mobilizar a comunidade escolar a manter a integralidade física e
cultural da escola, levando os integrantes a legitimar seu papel na comunidade;
- Visitar a EMLUR (Empresa Municipal de Limpeza Urbana) e/ou outras
empresas para conhecer o trabalho de prevenção, preservação e transformação do
lixo na cidade e socializar o conhecimento na escola;
- Proporcionar a realização de diversas Oficinas de aprendizagem com
relação à seleta e aproveitamento do lixo e do meio ambiente escolar;
- Orientar os alunos para usarem os diversos reservatórios de lixo
existentes na escola selecionando-os para conservação da limpeza e higiene do
ambiente escolar;
- Eleger, semanalmente, alunos/as para serem Monitores durante o horário
do intervalo/recreio para monitorar o trabalho de conservação da limpeza e
higiene do ambiente escolar;
IV - METODOLOGIA
Nossa proposta de trabalho tem como
objetivo formar a comunidade sobre a importância de cuidar e preservar o
patrimônio cultural presente tanto no âmbito local, como também no âmbito da
comunidade geral.
O percurso metodológico trilhado por
este projeto de ação, tem a pretensão de promover o intercambio pedagógico,
perpassando, pela pratica docente com a
intenção de envolver todas as áreas do conhecimento afins, que perpassam
o arcabouço da matriz curricular desta unidade de ensino. Assim,
comprometendo-se com uma pratica efetiva dialética interdisciplinar que seja
capaz de promover capacidade e habilidade especificas da comunidade escolar e
local, em defesa de um mundo melhor e mais saudável.
Para tanto, pretendemos trabalhar numa
perspectiva bem fundamentada em preceitos teóricos e potentes, que sejam
capazes de fortalecermos, para que as nossas ações pedagógicas possam convergir
a favor da reconstrução/construção de
posturas e atitudes éticas capazes de colaborarem com a construção de uma consciência
critica transformadora.
Este PROJETO: “ESCOLA LIMPA E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO
PÚBLICO” será
desenvolvido através de diversas atividades relacionadas ao tema:
- Exibição de
vídeos/filmes;
- Reflexão de textos;
- Pesquisas;
- Palestra/debates;
- Enquetes;
- Dramatizações e Peças teatrais;
- Confecção de
um Folder e Faixa para o Projeto;
- Confecção de
Cordel e Paródia sobre o tema;
- Oficinas e
- Campanha para
doações de materiais de limpeza/higiene ou de alimentos não perecíveis a AMEM (Gesto Exemplar - Ação que vem sendo desenvolvida
na escola em parceria com os Projetos coletivos nos anos anteriores), conforme cronograma abaixo relacionado e,
será executado de forma coletiva e interdisciplinar com as diversas áreas do
conhecimento/Disciplinas orientados por seus respectivos Professores e a
participação efetiva dos alunos/ALVOS
deste projeto;
- Culminância do
Projeto com exposição de trabalhos e Atividades Artísticas e Culturais.
Disciplinas e ações/atividades a serem
desenvolvidas:
LÍNGUA
PORTUGUESA E ESTRANGEIRA
- Pesquisa, Leitura, compreensão e produção
de textos relacionados ao tema;
- Textos literários/Cordel; jornalísticos,
poéticos e musicais;
- Reprodução de temas de linguagem
escrita para o visual;
- Teatro, etc.
ESTRATÉGIAS
- Montagens de pequenos diálogos/peças teatrais
relacionados a limpeza e conservação do meio ambiente escolar (português e
inglês);
- Confecção de cartazes, com frase em
inglês e português sobre a limpeza da classe e da escola; etc.;
MATEMÁTICA
- Cálculo da área da escola;
- Gráficos;
- Problemas sobre a produção de lixo,
- Planificação de sólidos;
- Problemas envolvendo os custos com
materiais para a escala.
ESTRATÉGIAS
- Elaboração de
problemas referentes à decomposição de materiais;
- Montagem de
gráficos;
- Montagem de
mini-latões através da planificação do cilindro, mostrando as cores da
separação seletiva do lixo.
- Demonstrar e Explicar
os dados estatísticos ao aluno através da matemática o quanto o município, Estado
e o País perdem com o a depredação do patrimônio público;
- Problemas sobre a produção de lixo,
área da escola;
HISTÓRIA/EJA
- Resgate da
história da escola, buscando as mudanças ocorridas em todos os aspectos
(arquitetônicos, estrutural e visual EJA/3º ANO - bem como do bairro de
Jaguaribe e da cidade de João Pessoa; locais de entorno da escola.
ESTRATÉGIAS:
- Pesquisas sobre a escola, criação e
funcionamento;
- Pesquisa sobre o Município de João
Pessoa;
- Entrevistas com ex-alunos e moradores
mais antigos do município e do bairro.
- Observações das alterações estruturais
feitas na escola a partir da planta original, fotos, documentos, etc. (Atualmente
o impacto causado pela obra e reforma paralisada).
GEOGRAFIA
- Localização da Escola, na Cidade, no
Estado, na Região e no Brasil.
ESTRATÉGIAS:
- Mapeamento e construção de Maquetes;
- Pesquisas sobre a localização da
escola, etc.;
BIOLOGIA/QUÍMICA/FÍSICA
E INFORMÁTICA
- As consequências da falta de higiene
para a saúde;
- Conservação do ambiente escolar;
- Problemas causados pelo lixo;
- Problemas da decomposição e acúmulo
dos diferentes tipos de lixo;
- Reciclagem;
- Meio ambiente.
ESTRATÉGIAS:
- Pesquisas;
- Palestras;
- Coleta de materiais;
- Oficinas para a seleção e coleta do
lixo;
- Oficina de Origami para as crianças;
- Reciclagem de papel e confecção de
objetos, etc.;
ARTE/MARKETING
- Artes com papel reciclado/produtos;
- Teatro;
- Cartazes;
ESTRATÉGIAS
- Paródias sobre o tema, a partir de uma
música conhecida;
- Montagem de uma peça teatral referente
o tema;
- Oficinas sobre manuseio e confecção de
produtos com material reciclado, etc.;
EDUCAÇÃO
FÍSICA/FILOSOFIA/SOCIOLOGIA
- Gincana da preservação "O
ambiente é o que importa".
ESTRATÉGIAS:
Campanhas de material de limpeza;
Campanhas de alimento não perecíveis;
Provas competitivas (relativas ao tema
ou não);
Montagens de cartazes para anotação de
pontuação, etc.
V
- RECURSOS
V.
I - RECURSOS HUMANOS:
- Idealização do
Projeto: Equipe Administrativa;
- Coordenação:
Coordenação Pedagógica dos Cursos: Magistério, Secretariado; Ensino Médio e
Ensino Fundamental I/Escola de Demonstração;
- Planejamento e
Execução: Corpo Docente;
- Público alvo
do Projeto: Alunos/as dos Cursos de Magistério, Secretariado; Ensino Médio Ensino
Fundamental I e Médio - Palestrantes convidados;
- Oficineiros
convidados;
- Palestrantes;
- Comunidade
escolar.
V.
II - RECURSOS MATERIAIS:
SELEÇÃO E PREPARAÇÃO
DE MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS:
- Cartolina,
papel ofício, papel 40; lápis colorido/cera/hidrocor/piloto/tinta e grafite;
- Cola, tesoura,
fita adesiva;
- EVA cores
diversas;
- Isopor ou
outro produto similar para confecção de Maquetes;
- Confecção de
Camisetas com SLOGAN do Projeto para os Professores;
- Confecção de
uma Faixa para a Culminância;
- Confecção de
um Baner para a Culminância do Projeto;
V.
III - RECURSOS FINANCEIROS:
Nº
|
MATERIAIS
|
QUANT.
|
VALOR
|
TOTAL
|
01
|
Cartolinas
|
12
|
|
|
02
|
Papel Ofício
|
200
folhas
|
|
|
03
|
Papel 40
|
10
folhas
|
|
|
04
|
Lápis grafite
|
12
|
|
|
05
|
Lápis colorido ou cera
|
6
cx
|
|
|
06
|
Lápis hidrocor
|
6cx
|
|
|
07
|
Lápis piloto
|
06
|
|
|
08
|
Lápis tinta
|
12
|
|
|
09
|
Tinta guache
|
12
|
|
|
10
|
Cola
|
06
|
|
|
11
|
Fita adesiva
|
03
|
|
|
12
|
EVA (verde, amarelo, azul e
bran
co e preto)
|
10
|
|
|
13
|
Baner
|
1
|
|
|
14
|
Faixa
|
1
|
|
|
15
|
Isopor ou produto similar
|
6
|
|
|
16
|
Camisetas
|
30
|
|
|
|
|
|
|
|
VI
- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
Nº
|
ATIVIDADES/MESES
|
JUL
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
01
|
Elaboração e Apresentação do
Projeto à comu
nidade escolar;
|
X
|
|
|
|
02
|
Planejamento e
execução das ações - Organização dos grupos de trabalho por área do
conhecimen
to e Disciplinas;
|
X
|
X
|
X
|
|
03
|
Exibição do
Filme/Documentário:
LIXO
EXTRAORDINÁRIO e de dois Filmes
sobre a
conservação Patrimônio Público JP/PB -
Ação coletiva
por turnos: Manhã, Tarde e Noite
com a
realização de atividades relacionadas aos
filmes sob a
responsabilidade das Profª. Ana
Monteiro Mara,
Juliane;
|
|
X
|
X
|
|
04
|
Trabalho de
conscientização/campanhas sobre o racionamento de água e luz da escola/
patrimônio público - Todos os professores especificamente, Matemática/Tedjanes,
Biologia, Química e Física;
|
|
X
|
X
|
X
|
|
- Cálculo da área da
escola/dependências construídas e não construídas/Matemática-Prof Tedjanes -
3ºMag -TB;
|
|
|
X
|
|
05
|
Trabalho de
conscientização/campanhas para mini
mizar a depredação do
patrimônio público - Todos
os professores;
|
|
|
|
|
06
|
Palestra sobre: Os
Profissionais do Meio Ambiente - Ministrante: Profª Débora Rodrigues
|
|
|
05
|
|
|
Contação de histórias com
recursos reciclados -
Resp. Profª Márcia Lustosa com
os 3ªs e 4ªs séries/Magistério;
|
|
X
|
X
|
|
07
|
Aula Campo/visita a
Estação Ciências para conhe
cer o Museu
Histórico Artístico e Cultural do
Egito numa perspectiva de Napoleão Bonaparte /online.
Resp. Profª. Márcia Lustosa com os 3ªs e 4ªs
séries/Magistério;
|
|
|
17/T
18/M
|
|
08
|
Resgate
da memória histórica da cidade de João
Pessoa
- Resp. Profª Giselma e Mara com alun@s
do
1º ano;
|
|
X
|
|
|
09
|
Resgate
da memória histórica do bairro de Jaguari
be - Resp. Profª Giselma, Ístria e Penha com
alu
n@s
do 3º ano Magistério e Secretariado;
|
|
X
|
|
|
10
|
Palestra e Oficina
com a equipe da EMLUR sobre o aproveitamento do material reciclado. Resp.
Profª. Nereide e Renata com alunos do 2º ano Magistério e Secretariado;
|
|
|
16
17
|
|
11
|
Oficina:
Restauração de mobiliários da escola com material reciclado - Resp.Profª Renata e Giselma
com alun@s do
Secretariado(1º e 2º);
|
|
|
X
|
|
12
|
Concurso de Redação com o tema:
“Escola limpa,
aluno educado” - Todos os
alunos; Resp.Prof. de
Língua Portuguesa: Mábia/Laís -
Ivaldo e Guilher
me;
|
|
|
|
X
|
13
|
Construção de Paródia com coreografia/4ºB
e Cordel/4ºA sobre o Tema do Projeto. Resp.Profª. Conceição e Zilma - Alun@s
concluintes do Magis
tério;
|
|
|
|
X
|
14
|
Realização do Gesto Exemplar -
na Instituição
AMÉM com doação de material de
higiene pessoal; Resp. Profª. Conceição e Zilma com alun@s concluintes do
Magistério turmas A e B;
|
|
|
|
17
|
15
|
Culminância do Projeto na
comunidade escolar;
|
|
|
|
23
|
16
|
Relatório da execução e
Culminância do Projeto:
|
|
|
|
24
|
Observação: A Escola de Demonstração/Laboratório de
Prática de Ensino desta escola realizará todas as atividades previstas neste
cronograma de acordo com a orientação da Coordenação Pedagógica podendo,
portanto, fazer ajustes de acordo com sua realidade e limitações por se tratar
de crianças do Ensino Fundamental I.
VII
- RESULTADOS ESPERADOS:
Esperamos da comunidade escolar mudança
de comportamento a partir dos estudos e das atividades realizadas para melhoria
da qualidade de vida e bem estar pessoal e social dos alunos e da comunidade bem
como de conservação do Patrimônio Público de acordo com os aspectos trabalhados
e observados:
- Não jogar lixo no chão da escola e de
outros ambientes;
- Cuidar do meio ambiente;
- Deixar as carteiras e materiais
organizados;
- Conservar os trabalhos expostos pelos
colegas;
- Respeitar a natureza;
- Separar o lixo que pode ser reciclado;
- Confeccionar faixas e cartazes
alusivos à campanhas de limpeza e conservação do patrimônio público;
- Se sensibilizar e ser solidário com o
próximo;
- Realização do
“Gesto Exemplar”- gesto solidário de doação de produtos de higiene pessoal na
Instituição AMÉM/JP-PB.
VIII - AVALIAÇÃO
Todo trabalho deve ser avaliado e este Projeto o será de forma sistemática após cada atividade desenvolvida pelo grupo coordenador e executor e, ao final da Culminância para detectar os aspectos positivos, os aspectos que devem ser melhorados e as sugestões para os devidos encaminhamentos.
Será elaborada uma Ficha
de Avaliação para o corpo discente onde serão orientados e avaliarão em
grupos/turmas e, outra para o Corpo docente e Coordenação Administrativa e
Pedagógica. Para concluir o trabalho será feito um Relatório final que será
anexado ao Projeto.
.
IX - REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICOS
SAVIANE, Dmerval. Escola e Democracia - Polêmicas do nosso tempo. São
Paulo, setembro de 1983.
SOUZA, Djacyr de. Preservação do Ambiente: Uma ação de Cidadania,
Fortaleza, Brasil Tropical, 2003.
http://cronicasdorlando.blogspot.com.br/.
Patrimônio Público – Um bem a todos por: Orlando Souza. Orlando € Crônicas no
Blog Almanaque da Crônica;
MORAN, José Manuel. “Na sociedade de hoje, a sociedade da comunicação e
informação, quais os principais desafios da educação e informação?’. 2007.
Texto Informativo: Manutenção do Patrimônio Escolar;
Vídeo: LIXO EXTRAORDINÁRIO;
X. FICHA TÉCNICA:
- LOCAL DE EXECUÇÃO:
EEEFMP Profª. Maria do Carmo de Miranda/Pátio
da escola;
- CLINTELA ALVO
DO PROJETO:
Alunos do Ensino
Fundamental I; Cursos Magistério e Secretariado
Profissionalizante e Ensino Médio.
PERÍODO DE
EXECUÇÃO:
2º Semestre de
2013 conforme Cronograma de Atividades cima citado.
IDEALIAÇÃO DO PROJETO:
GESTORA Maria Airan Cézar
COORDENAÇÃO GERAL DO PROJETO:
Profª: Maria Zilma Andrezza dos Santos
COORDENAÇÃO POR ANO/SÉRIE TURMAS E EQUIPE DOCENTE:
1ºs Anos: Juliane Veloso/Secretariado;
Márcia Lustosa/Magistério:
2ºs Anos: Renata Garnier/Secretariado e
Nereide Ferreira/Magistério;
3ºs Anos: Mara Gondim e Penha/Secretariado;
Ístria Mª Alves/Magistério;
4ºs Anos: Maria Zilma Andrezza e Mª da Conceição
Gondim/Magistério.
Sala de Recursos Multifuncional: Lecy
Walda Leal e Mª José dos Anjos.
Escola de Demonstração/Laboratório de
Prática de Ensino: Simone Uchoa e Cláudia Gomes;
PÚBLICO ALVO: COMUNIDADE ESCOLAR.
XI. ANEXOS:
X. I. SUB PROJETO DO PROJETO: ESCOLA
LIMPA E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO - RECONHECENDO E VALORIZANDO O PATRIMÔNIO PÚBLICO
X. II. PLANO DE AÇÃO: Visita a Estação Ciências;
X. III. PLANO DE
AÇÃO: PALESTRA COM REPRESENTANTES DA EMLUR
TEMA: RESÍDUOS SÓLIDOS (O MEIO AMBIENTE E
SUSTENTABILIDADE)
X. III. RELATÓRIO FINAL
EEEFMP
PROFESSORA MARIA DO CARMO DE MIRANDA
PROJETO ESCOLA
LIMPA E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO
SUB PROJETO DO
PROJETO:
ESCOLA LIMPA E
CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO
RECONHECENDO E VALORIZANDO O PATRIMÔNIO PÚBLICO
Equipe
de Professores:
Ístria Maria, Mara Gondim, Giselma
Franco, Zenaide, Mábia Toscano,
Maria Penha Melo, Juliana,
Elizabete Judite e Marselha de Assis.
Público Alvo: Alunos
dos 3°B, 3°S2 e 1°S3
•
Justificativa:
A
escola Estadual Professora Maria do Carmo Miranda está inserida em um bairro e
uma localidade onde concentra a maior parte do patrimônio público, bairro de
Jaguaribe e Varadouro. Esses bairros são uns dos mais antigos e importantes de
João Pessoa, pois é onde essa cidade começou.
Com
isso a proposta do projeto é que com toda a mudança e dinâmica da cidade, e de exploração
econômica dos bairros hoje em dia, onde vai se perdendo a cada ano a história e
a identificação com a escola, faz-se necessário o resgate da identidade para
que os alunos tenham conhecimento sobre o bairro em que a escola está inserida,
e assim criar uma consciência da importância, preservação e conservação do
patrimônio público.
•
Objetivo:
A proposta do projeto é:
Reconhecer e Valorizar o Patrimônio Público
fazendo levantamentosda parte histórica e cultural de alguns Patrimônios
históricos desses bairros com o fim de conscientizar os alunos do valor e da
história da nossa escola.
•
Metodologia:
Os
alunos farão uma pesquisa sobre a história dos principais patrimônios públicos
do bairro de Jaguaribe e do bairro Varadouro, através da internet e visitas a
instituições como IPHAE e Bibliotecas públicas.
Os
alunos também farão entrevistas com moradores antigos do bairro Jaguaribe para
resgatar a história e mudanças ocorridas.
Após
o levantamento das pesquisas será realizado um city tour pelos bairros de Jaguaribe
e Centro Histórico, para vislumbrar e reconhecer os patrimônios e igrejas
pesquisadas, onde os alunos realizarão uma apresentação sobre as principais
informações.
3°B: Ontem e Hoje dos
Patrimônios histórico e público do pavilhão do chá, Praça João Pessoa e da rua
das Trincheiras
4°B:Ontem e Hoje da
História: Igreja Nsr ª do Carmo e Igreja São Francisco
3°S2 Ontem e Hoje da
Avenida: João Machado
1°S3: Ontem e Hoje da
História das Igrejas: Nsrª de Lourdes; São Pedro; Nsrª do Rosário.
. ATIVIDADES:
-
Visita
de agendamento e orientação ao IPHAEP (16/09)
- Apresentação de
slides sobre “Escola Limpa, Patrimônio Público” (18/09)
- Entrega de Ofício ao
órgão IPHAE (19/09)
- Visita aoIPHAEP para
levantamento de registros e fontes sobre os Patrimônios histórico e público da
área de Jaguaribe e Varadouro(20/09)
- Visita ao prédio do
IPHAEP e palestra sobre o Patrimônio Público (27/09)
-Preparação do roteiro
da Entrevista com moradores antigos do bairro Jaguaribe para levantamento
histórico (19 e 20/09)
- Realização da
entrevista e pesquisas da História de algumas historias (24 a 26/09)
- Análise da entrevista
(02/09)
- Estudo da
apresentação do City Tour (01 a 04/10)
- City Tour e registro
fotográfico (10/10)
- Preparação das
apresentações e slides para a culminância (17 a 18/10);
- Exposição de um
cartaz e slides com registro de fotos por todas as turmas
- Apresentação do
Picolé de Manga grupo cultural de Jaguaribe (3° “B”)
- Criação da faixada de
um Patrimônio (1°S3/3°S2)
- Representação teatral
retratando a época de um Patrimônio pesquisado (4° “B”)
ANEXOS
QUESTÕES DA ENTREVISTA
1- Quanto tempo mora
neste Bairro?
2- Como era o Bairro
quando esse morador chegou?
3- O que existia na
memória do Bairro e que era importante (casas, escolas, etc.)
4- Como se chamava
antes a Rua das Trincheiras e porque recebeu esse nome?
JOÃO
PESSOA, 23 DE OUTUBRO DE 2013
ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - 1ª REGIONAL
E.E.E.F.M.P. PROFª. MARIA DO CARMO DE MIRANDA - CEPES
JP/7
PLANO
DE AÇÃO: Visita
a Estação Ciências
PROFESSORAS:
Márcia Lustosa Guedes;
Maria Zilma Andrezza dos Santos;
Marselha de Assis Andrade Lima e
Zélia de Souza
Datas
e Turmas:
17/09/2013- 3ºB e 4ºB à tarde;
18/09/2013- 3ºA e
4ºA pela manhã.
Local:
Estação Ciências Cabo Branco Artes e Cultura.
Apresentação
O propósito desta
atividade pedagógica é levar o aluno para conhecer o museu on-line sobre o
Egito Antigo, na perspectiva de Napoleão Bonaparte, cuja exposição se encontra
na Estação Ciências Cabo Branco Cultura e Artes.
Justificativa
Sabe-se
que a apreensão do saber, do conhecimento e da informação se processa de formas
diferentes, e em espaços e ambientes sociais diversificadas, por isso, é de
fundamental importância que na pratica pedagógica do professor, ao trabalhar os
conteúdos, ele investigue os diversos espaços capazes de oferecer oportunidades
de serem trabalhados no seu cotidiano temas relacionados com os conteúdos
específicos e afins. Para tanto se faz mister, que o professor no seu
planejamento de aula procure, diversificar sua metodologia de ensino, a fim de
que ela transforme a construção do
conhecimento como algo atrativo e instigante para o aluno. Pensando
nisso, é que nos propomos a realizar a esta atividade fora do contexto escolar
sobre o tema mencionado acima.
Objetivos: Nossa
intenção é ...
-
Contribuir para melhorar e desenvolvimento intelectual do nosso alunado, para
que ele se tornar um apreciador e questionador do patrimônio histórico e
cultural construído pela humanidade ao longo de toda sua historia e,
-
Despertar no aluno a importância que hoje temos em nos aliarmos a ferramenta
tecnologia, enquanto recurso pedagógico a favor do processo de construção para
o ensino e aprendizagem,
Metodologia
A
metodologia tem sempre a intenção de promover a relação entre o pensamento e a
realidade, compreendendo de outra maneira, a tentativa de promover a interação
da pratica pedagógica com a teoria, numa concepção investigativa e indagadora.
Para tanto, a realização desta atividade campo, além de propiciar novas
informações e conhecimentos ao aluno sobre o patrimônio cultural e histórico da
humanidade, pretende também, valorizar a tecnologia como parceira deste
processo em construção.
Avaliação
A
avaliação desta atividade será mediada e pontuada pela observação, considerando
o processo dialogal, entre os envolvidos com a atividade campo, incentivando para que o aluno valorize a
importância de trabalhar com as diversas áreas do conhecimento, de modo
interdisciplinar, ocupando espaços sociais. Outrossim, observaremos posturas e
atitudes presentes no comportamento dos alunos.
João Pessoa, 18 de setembro de
2013.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - 1ª RE
EEEFMPP MARIA DO CARMO DE MIRANDA - CEPES JP/7
PROJETO:
“ESCOLA LIMPA E
CONSERVAÇÃO DO PATROMÔNIO PÚBLICO”
PLANO DE AÇÃO:
PALESTRA
COM REPRESENTANTES DA EMLUR
TEMA: RESÍDUOS SÓLIDOS (O MEIO AMBIENTE E
SUSTENTABILIDADE)
LOCAL: Pátio interno
da escola (área coberta e aberta);
DATA: 23/09/2013
PÚBLICO
ALVO:
alunos do 2º anos secretariado, 1º, 2º, 3º e 4º do magistério e 1º ano do
ensino médio regular.
JUSTIFICATIVA:
Do ponto de vista ecológico surge a
necessidade de destinar adequadamente o lixo produzido pelo homem evitando uma
agressão ou desperdício para o meio ambiente. Paralelamente havendo essa
seleção dos resíduos sólidos então ocorrerá a sustentabilidade, o respeito, a
dignidade em prol de um ambiente
saudável.
OBJETIVOS:
- Fomentar
discussões sobre a importância dos resíduos sólidos para o meio ambiente.
-
Conscientizar os alunos e a comunidade em geral sobre a importância da
reciclagem, da coleta seletiva, da quantidade de lixo gerado por cada um de
nós, o destino desse lixo e da reciclagem.
- Motivá-los de forma dinâmica para a realização
das atividades do projeto;
ROTEIRO
DO TRABALHO:
- Acolhimento – Gestora Airan Cesar;
- Justificativa desta ação no Projeto:
Ana Monteiro, Renata e Nereide.
- Palestra: Coleta de Resíduos sólidos e
a reutilização de material reciclável.
- Discussão sobre a palestra.
2º anos (Secretariado e Magistério) –
PRODUTOS RECICLÁVEIS; Confecção de material reciclável a partir da palestra Com
o tema: Lixo que vira luxo.
Construção de um painel, contando a
origem do Baticumlata.
Obs.: Todas as
atividades serão apresentadas de forma dialógica na Culminância do projeto dia
23 de outubro de 2013.
Coordenação
desta ação:
Ana Maria Monteiro, Mª Airan Cézar,
Neredie de Sousa e Renata Garnier.
João Pessoa, 23
de setembro de 2013.
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