sábado, 25 de janeiro de 2014

Projeto: "É BRINCANDO QUE SE APRENDE COM JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS"

Este Projeto: "É BRINCANDO QUE SE APRENDE COM JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS" foi desenvolvido com as Turmas da 3ª série, A e B do Curso Magistério em Nível Médio na Modalidade Normal no segundo semestre  de 2012 o qual foi bastante significativo para a formação dos alunos e para mim enquanto professora e orientadora deles. Ele foi fundamentado teoricamente e os jogos foram construídos em sala de aula, apresentados em micro aulas e, posteriormente, foram trabalhados/aplicados com as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental das escolas citadas no Projeto.

ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - 1ª RE EEEFMPP Maria do Carmo de Miranda - CEPES JP/7
PROJETO:

“É BRINCANDO QUE SE APRENDE COM JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS”
Professora: MARIA ZILMA ANDREZZA DOS SANTOS
Disciplina: EDUCAÇÃO INFANTIL X PRÁTICA DE ENSINO
Orientadora da Prática de Ensino
JOÃO PESSOA, JULHO DE 2012

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA E.E.E.F.M.P. Professora Maria do Carmo de Miranda - CEPES JP/7
Endereço: Rua Cel. João Luiz Ribeiro de Morais 279 – Jaguaribe - CEP: 58.013.230
Telefone: (83) 3221 2220 - Código do INEP: 58.013.230

GESTÃO ADMINISTRATIVA:
Gestora Geral: Maria Airan Cézar
Gestora Adjunta: Rosélia do Egito
GESTÃO PEDAGÓGICA:
Supervisora Escolar: Fátima Maria Cantalice da S. Dutra
Supervisora Escolar: Carleide Cavalcante de Oliveira
Orientadora Educacional: Simone Uchoa de Morais
SECRETÁRIA ESCOLAR:
Eudecira Sobreira de Almeida Carvalho

PROFESSORA:
Maria Zilma Andrezza dos Santos - (Pedagoga e Especialista em Pré Escola e Alfabetização)
Disciplina: Educação Infantil e, Coordenadora de Prática e Docência
E-mail: (mzilmaas@gmail.com)
Blog: www.http://zilmapedagoga.blogspot.com

S U M A R I O
I. PROBLEMATIZAÇÃO.....................................................................................03
II. JUSTIFICATIVA .............................................................................................04
III. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..................................................................05
IV. OBJETIVOS...................................................................................................07
IV.I OBJETIVO GERAL......................................................................................07
IV.II OBJETIVOS ESPECÍFICOS.......................................................................07
V. METODOLOGIA OPERACIONAL...............................................................08
VI. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.............................................................09
VII. AVALIAÇÃO...............................................................................................10
VIII. REFERÊNCIAS..........................................................................................11

I. PROBLEMATIZAÇÃO
Enquanto Professora da Disciplina de Educação Infantil e Orientadora da Prática de Ensino desta instituição formadora, tenho orientado e acompanhado os/as alunos/as para o campo de estágio supervisionado para observarem a dinâmica da sala de aula no segundo ano; a participação efetiva no estágio do terceiro ano com a execução de projetos didáticos e, no quarto ano, o estágio regência. Nossa preocupação continua com relação à dinâmica da sala de aula apesar de sabermos que a rede Municipal e Estadual de ensino, instituições as quais executam o estágio, tem proporcionado formação continuada aos professores e que estes, têm formação inicial para atuarem na educação básica, mas ainda, temos muitos professores que não utilizam os jogos, os brinquedos e as brincadeiras na sala de aula como metodologia dinâmica, prazerosa que são fontes de lazer e produção de conhecimento. Portanto, de acordo com estas observações dos nossos alunos estagiários, é que resolvemos aprofundar este conteúdo “Jogos, Brinquedos e Brincadeiras” porque reconhecemos que as crianças, especificamente da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental gostam de movimento e, conseqüentemente, de jogar, de brincar, de ouvir histórias, de cantar etc.

II. JUSTIFICATIVA

Este Projeto: “É BRINCANDO QUE SE APRENDE com jogos, brinquedos e brincadeiras”, tem a finalidade de explicitar a fundamentação teórica e metodológica trabalhada nas aulas da Disciplina de Educação Infantil ministradas por mim nesta instituição formadora enfatizando sua importância enquanto prática pedagógica de fundamental importância na educação e formação das crianças na fase da infância a qual exige da escola professores habilitados e que tenham amor, dedicação, competência técnica e compromisso político para trabalhar com crianças da Educação Infantil visando seu desenvolvimento integral. Esta metodologia que tem como foco a valorização desta alternativa metodológica, ou seja, execução de jogos, brinquedos e brincadeiras na infância, de modo mais específico, na Educação Infantil e, nos anos iniciais do Ensino Fundamental anteriormente pré escola, porque, segundo os pesquisadores e estudiosos deste segmento de educação, nesta faixa etária de 0 a seis anos a criança ainda está em fase de desenvolvimento físico, mental, social e intelectual.
 
Esta metodologia tem como elementos fundamentais a Formação Pessoal e Social e o Conhecimento de Mundo partindo do princípio que a Linguagem oral e escrita, a Matemática e os estudos da Sociedade e da Natureza sejam vivenciadas de forma interdisciplinar aliadas ao exercício da música, do movimento, das artes, das brincadeiras, brinquedos e jogos na apropriação interdisciplinar do conhecimento de forma prazerosa e lúdica, proporcionando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, social e afetivo.
 
Partindo destes princípios e, de acordo com o conteúdo a ser trabalhado no 3º ano do Ensino Médio na Modalidade Normal é que resolvi colocar em prática de forma mais sistemática o meu fazer pedagógico ao orientar teórica e metodologicamente este conteúdo a partir da construção de brinquedos com recursos materiais de sucata - e de vivencias de brincadeiras com jogos e brinquedos, para proporcionar aos futuros profissionais da educação infantil mais segurança nos estágios de participação e de regência que é um dos requisitos para a conclusão deste curso de formação e, posteriormente, enquanto profissionais da educação, o exercício de uma prática pedagógica dinâmica, prazerosa e consciente.

III - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
Brincar faz parte do universo da criança desde o momento que nasce. A principal atividade da criança é brincar, seja de forma livre e espontânea ou de forma orientada. Segundo Piaget, o brincar envolve  necessariamente, o movimento e a interação com os objetos. A criança gosta de brincar, gosta de se movimentar ora cantando, ora ouvindo histórias, ora desenhando, pintando, modelando, cortando, dançando, etc.
 
De acordo com os estudos de Henri Wallon (1879-1962) ele fundamentou suas idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa.
Concordamos com as concepções deste autor e, conforme experiências com crianças pequenas reconhecemos que a afetividade é uma das mais importantes chaves do sucesso na vida de uma criança com relação ao seu desenvolvimento social, afetivo e cognitivo e, tudo isto se dá a partir de uma sólida formação docente vivenciando teoria e prática simultaneamente. O movimento se dá a partir das ações e interações com os objetos e as pessoas e, deve ser instigada na sala de aula a partir de atividades lúdicas, dinâmicas e criativas com os jogos, os brinquedos e as brincadeiras.
A música e a contação de histórias são, também, fonte de cultura e conhecimento que proporcionam o movimento - a dança e a imitação/dramatização que são jogos altamente construtivos para as crianças. Eles motivam, despertam a curiosidade, e aguçam a inteligência e a formação do eu como pessoa.
As brincadeiras livres ou orientadas proporcionam as interações nos grupos e favorecem o desenvolvimento integral das crianças segundo as pesquisas de Vygotsky que apontaram que a produção de cultura depende de processos interpessoais. Por isso, destacou a importância do professor como mediador e responsável por estas interações. A competição faz parte da vida, portanto, deve ser vivenciada e conscientizada nas brincadeiras das crianças de acordo com a faixa etária.
 
A partir do referencial teórico do Profº Tizuko Morchida Kishimoto é que resolvemos sistematizar este trabalho. Segundo ele, é importante procurar sempre: observar, acompanhar e participar do brincar da criança para criar vínculos, fazer mediações:
1. Observar: olhar sua criança para ver o que ela já sabe fazer e quais são suas atividades favoritas;
2. Acompanhar: juntar-se ao brincar da criança. Você pode aumentar a complexidade do brincar, mas deixar a criança controlar e determinar a direção do brincar;
3. Ser criativo: redescobrir a criança dentro de si e experimentar novas formas de brincar com o brinquedo. Usar o brinquedo como suporte para descobrir muitas maneiras de brincar com as crianças.
Sugestões de Brinquedos e Materiais para Educação Infantil:
Bebês (0 a 1 ano e meio)
Chocalhos, móbiles sonoros, sinos, brinquedos para morder, bolas 40 cm e menores, blocos macios, livros e imagens coloridos, brinquedos de empilhar, encaixar, espelhos. Objetos com texturas (mole, rugoso, liso, duro) e coloridos, que fazem som (brinquedos musicais ou que emitem som), de movimento ( carros e objetos para empurrar), para encher e esvaziar. Brinquedos de parque. Brinquedos para bater. Cesto com objetos de materiais naturais, metal e de uso cotidiano. Colcha, rede e colchonete. Bichinhos de pelúcia. Estruturas com blocos de espuma para subir, descer, entrar em túneis.
Crianças pequenas (1 ano e meio a 3 anos e 11 meses) Túneis, caixas e espaços para entrar e esconder-se, brinquedos para empurrar, puxar, bolas, quebra-cabeças simples, brinquedos de bater, livros de história, fantoches e teatro, blocos, encaixes, jogos de memória e de percurso, animais de pelúcia, bonecos/as, massinha e tinturas de dedo. Bonecas/os, brinquedos, mobiliário e acessórios para faz de conta. Sucata doméstica e industrial e materiais da natureza. Sacolas e latas com objetos diversos de uso cotidiano para exploração. TV, computador, aparelho de som, CD. Triciclos e carrinhos para empurrar e dirigir, tanques de areia, brinquedos de areia e água, estruturas para trepar, subir, descer, balançar, esconder . Bola, corda, bambolê, papagaio, perna de pau, amarelinha. Materiais de artes e construções. Tecidos diversos. Bandinha rítmica Crianças
Maiores Pré escolares (4 e 5 anos e 11 meses) Boliches, jogos de percurso, memória, quebra-cabeça, dominó, blocos lógicos, loto, jogos de profissões e outros temas, materiais de arte, pintura, desenho, CD com músicas, danças, jogos de construção, brinquedos para faz de conta e acessórios para brincar, teatro e fantoches. Materiais e brinquedos estruturados e não estruturados. Bandinha rítmica.Teatro e fantoches.Brinquedos de parque. Tanques de areia e materiais diversos para brincadeiras na água e areia. Sucata doméstica e industrial e materiais da natureza. Papéis, papelão, cartonados, revistas, jornais, gibis, cartazes e folhas de propaganda. Bola, corda, bambolê, pião, papagaio, 5 Marias, bilboquê, perna de pau,amarelinha, varetas gigantes. Triciclos,
carrinhos, equipamentos de parque. Livros infantis, letras móveis, material dourado, globo, mapas, lupas, balança, peneiras, copinhos e colheres de medida, gravador, TV, máquina fotográfica, aparelho de som, computador, impressora.
 
“A criança precisa adquirir confiança para brincar com as outras e, para começar, nada melhor do que brincar com brinquedos que já conhece. Brincadeiras da tradição, como pular corda, brincar de amarelinha, caça ao tesouro, brincar com jogo da memória, brincadeiras de faz de conta ou de boliche, dão prazer, quando feitos em grupo”.
                                                                                                                         Tizuko Morchida Kishimoto

IV. OBJETIVOS
 
VI. I. OBJETIVO GERAL
- Proporcionar momentos de estudo e reflexão sobre o referencial teórico e prático dos jogos, brinquedos e brincadeiras na infância, especificamente na Educação Infantil.
 
VI. II. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Despertar nos futuros professores da Educação Infantil a importância dos jogos, brinquedos e das brincadeiras como alternativas metodológicas para o desenvolvimento psico social, afetivo e intelectual das crianças.
- Motivar os futuros professores da Educação Infantil para o resgate dos brinquedos e brincadeiras populares que tanto auxiliam as crianças na concentração, harmonia, auto-estima; criatividade, socialização, coordenação motora e compreensão do mundo.
- Realizar oficinas pedagógicas para a construção de brinquedos e demonstrá-los em micro-aulas as crianças das escolas campo de estágio.


V. METODOLOGIA OPERACIONAL
 
De acordo com os estudos dos teóricos citados fizemos uma atividade resgatando os jogos, brinquedos e brincadeiras vivenciadas pel@s alun@s na infância e, a partir da redescoberta destes, é que decidimos coletivamente construir brinquedos e sistematizar as brincadeiras para colocar em prática nas escolas campo de estágio pelos/las estagiários/as.
 
O projeto “É brincando que se aprende a partir dos jogos, brinquedos e brincadeiras” será desenvolvido através de diversas atividades:
- Estudo e reflexão do referencial teórico a partir da exposição dialógica de tópicos de conteúdos - slides;
- Dinâmicas de grupo/brincadeiras;
- Exibição de vídeos;
- Orientação de enquetes e dramatizações;
- Oficinas de aprendizagem com a construção de brinquedos;
- Execução de micro aulas;
- Culminância do projeto com a realização de atividades com as brincadeiras, jogos e brinquedos dos alunos/as estagiários/as X alunos das Escolas Campo de Estágio: Escola de Demonstração/Laboratório de Prática de Ensino da nossa escola com os alunos do 1º ano e, da EMEF João XXIII também alunos/as do 1º ano. Ambas, entrando em cena como Laboratório de Prática de Ensino/Campo de Estágio conforme cronograma de atividades abaixo relacionadas.

VI. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

- Elaboração e apresentação dialógica do Projeto aos alunos/as do Curso Magistério em Nível Médio na Modalidade Normal da EEEFMPP Maria do Carmo de Miranda aos 3ºs anos - A/turno da manhã e B/turno da tarde;
- Estudo do referencial teórico relativo à temática do projeto conforme referenciais bibliográficos;
- Trabalho de resgate da memória na infância e registro de jogos, brinquedos e brincadeiras vivenciadas na infância;
- Os Vídeos: Brinquedos para a brinquedoteca e Brinquedoteca – Natividade Pereira/Artista Plástica;
- Orientação metodológica para a construção dos brinquedos a partir de sucatas e materiais diversos;
- Oficinas para construção dos jogos;
- Culminância do Projeto “É Brincando que se Aprende – jogos, brinquedos e brincadeiras” com a
- Apresentação e interação dos jogos, brinquedos e brincadeiras às crianças com oficinas práticas na Escola de Demonstração – Laboratório de prática de ensino da EEEFMPP Maria do Carmo de Miranda – dia 17.10.2012 das 13 às 15h.) e na EEMEF João XXIII dia 11.10.12 das 8 às 11h.
- Avaliação do Projeto;
- Relatório das atividades realizadas.

VII. AVALIAÇÃO

Este Projeto será avaliado pelo corpo docente/Professoras Regentes envolvidas na Escola de Demonstração/Laboratório de Prática de Ensino da nossa escola, da EMEF João XXIII e do corpo discente da instituição formadora EEEFMPP Maria do Carmo de Miranda e por mim, professora orientadora da Disciplina de Educação Infantil.

VIII. REFERENCIAS:
ANTUNES, Celso. Professores e Professauros, Reflexões sobre a aula e Práticas Pedagógicas Diversas – 3ª Edição. Editora Vozes;
- Trabalhando habilidades na Educação Infantil;
BARBOSA, Maria Carmem da Silveira - Práticas cotidianas na Educação Infantil – Bases para reflexão sobre as orientações curriculares – Brasília 2019
FARIAS, Vitória. SALES, Fátima. Currículo na Educação Infantil. Diálogo com os Demais Elementos da Proposta Pedagógica. Ed. Sciopione;
Literatura Infantil – diversos autores;
João Pessoa – Plano Municipal de Educação;
MARIA, Evangelina. A criança e as diversas linguagens na Educação Infantil. Editora Universitária- UFPB;
MEC – Plano Nacional de Educação 2000;
MEC – Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil – 2008;
OLIVEIRA, Zilma Moraes. Educação Infantil – Muitos Olhares;
Parecer do CNE/CEB Nº 20/2009 (Aprovado em 11.11.2009);
Revista Nova Escola 2010/11/12;
Revista Mundo Jovem – 2010/11/12
Revista Construir – 2010/12;
SANTOS, S M P. Brinquedoteca o Lúdico em diferentes contextos. Rio de Janeiro, Ed.Vozes, 9ª ed, 1997.
SANTOS, J O e RODRIGUES, J. Aprender Brincando dinâmicas, muitas dinâmicas. Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 2009.
Vídeos: Brinquedoteca, Brinquedos para a Brinquedoteca (Natividade Pereira - Artista Plástica









Nenhum comentário:

Postar um comentário