A abordagem
interdisciplinar na escola
A interdisciplinaridade
surgiu no final do século passado a partir da necessidade de justificar a
fragmentação causada por uma epistemologia de cunho positivista. As ciências
foram divididas em muitas disciplinas e a interdisciplinaridade restabelecia,
pelo menos, um diálogo entre elas. Considerada pela ciência da educação como
uma relação interna da disciplina “matriz” e a disciplinada “aplicada”, a
interdisciplinaridade passou a ser um termo aceito na educação por ser vista
como uma forma de pensamento.
Segundo Piaget, a interdisciplinaridade seria uma forma de se chegar à transdisciplinaridade,
etapa que não ficaria na interação e reciprocidade entre as ciências, mas alcançaria
um estágio onde não haveria mais fronteiras entre as disciplinas. Pois
bem, atualmente a interdisciplinaridade tem sido abraçada por grande parte dos
educadores, visto que tal postura garante a construção do conhecimento de
maneira global, rompendo com as fronteiras das disciplinas, pois apenas a
integração dos conteúdos não seria satisfatório. Geralmente aplicada já nas
séries iniciais do Ensino Fundamental, os professores devem incentivar os
alunos a construírem relações entre os diferentes conteúdos presentes nas
diversas disciplinas do currículo.
É de suma importância levar em conta no momento da avaliação de um
projeto didático, as aprendizagens realizadas pelos alunos durante a realização
desse. Um projeto é definido como satisfatório com base nas aprendizagens que
proporciona aos seus alunos, não pela qualidade pontual de seu produto final.
Vale ressaltar aos educadores que a interdisciplinaridade quando voltada
para a educação, em especial aos projetos educacionais, baseia em alguns princípios,
entre eles:
• Noção de tempo: o aluno não tem tempo
certo para aprender. Não existe data marcada para aprender. Ele aprende a toda
hora e não apenas na sala de aula.
• Na crença de que é o
indivíduo que aprende. Então, é preciso ensinar a aprender, a estudar etc.,
estabelecendo uma relação direta e pessoal com a aquisição do saber.
• Embora adquirido individualmente, o
conhecimento é uma totalidade.
• A criança, o jovem e o adulto aprendem
quando possuem um projeto de vida e o conteúdo do ensino é significativo para
eles no interior desse projeto. O aprendizado envolve emoção e razão no
processo de reprodução e criação do conhecimento.
Objetivos da metodologia do trabalho interdisciplinar:
1º Integrar os conteúdos;
2º Passar de uma concepção fragmentária para uma
concepção unitária do conhecimento;
3º Superar a dicotomia entre ensino e
pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das
diversas ciências;
4º Ter o ensino-aprendizagem centrado numa
visão de que aprendemos ao longo de toda a vida, entre outros.
A ação pedagógica através da interdisciplinaridade propicia a construção
de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem
como uma prática coletiva e solidária na organização da escola. Um projeto interdisciplinar
de educação deverá ser marcado por uma visão geral da educação, num sentido
progressista e libertador.
Elen C. Campos Caiado/Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia - Equipe
Brasil Escola
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