Curso Magistério - 3ª série –
Prof Zilma Andrezza
Como elaborar um Projeto
Pedagógico
1.
Como fazer um projeto?
Tema do Projeto – a questão apresentada pelo educador, pode não ser um problema
para o aluno, por isso podemos permitir que os alunos definam os temas, que
formulem problemas e coloquem o pensamento em funcionamento pela necessidade de
entendê-lo melhor e alcançar soluções.
• Trabalho em grupo – é enriquecedor, pois cada um poderá contribuir de
maneira criativa para realização de um trabalho coletivo (uma rede), de acordo
com seu interesse, trocando ideias, discussões, ou melhor um processo de
construção de cooperação.
2. Como fazer um projeto? Tema do Projeto definido
por: alunos professores comunidade. Explorar uma questão; Definir os problemas;
Soluções.
3. Como fazer um projeto? trabalhar em grupos
enriquece o trabalho; Contribuição criativa; Troca de ideias e discussões.
4. Projeto: Nome/Título
• Justificativa (por que?)
Objetivos (necessidades a
alcançar)
• Cronograma de Atividades (o que fazer?)
• Estratégias (como fazer?)
• Acompanhamento (direcionamento)
• Avaliação (estímulo).
5. Como fazer um projeto? Acompanhamento do Projeto
• Avaliação do processo de desenvolvimento do aluno durante a realização
do projeto.
• Perguntar; • Contra-argumentar; • Orientar sem fornecer soluções.
• Perguntar; • Contra-argumentar; • Orientar sem fornecer soluções.
6. Uso de mídias e tecnologia
•internet, jornais, rádio, tv, máquina fotográfica, filmadora etc.
•Pastas e sub-pastas; grupos; apresentação; outras ferramentas (power
point, Word, paint, porta USB, etc.)
7. Outras atividades paralelas:
• Show de talentos; • Exposição de desenhos; •Exposição de fotos;
Desfile de modas
•Painel de poesia; •Jogral; •Leitura de textos (Art. da Constituição
Federal, Passagens históricas, etc.)
•Teatro.
DICAS:
- Estar sempre interagindo com os alunos;
- Estar sempre interagindo com os alunos;
- Dinamizar ao máximo as atividades;
- Avaliar cada tarefa, sem deixar que as atividades se acumulem
muito;
- Incentivar a participação dos professores e dos alunos em todas as fases do projeto;
- Ler sempre sobre o assunto;
- Incentivar a participação dos professores e dos alunos em todas as fases do projeto;
- Ler sempre sobre o assunto;
-Explicar detalhadamente cada atividade;
- Se colocar sempre a disposição para eventuais dúvidas;
- Acompanhar sistematicamente o desenvolvimento do projeto.
Verbos adequados à formulação de objetivos
IDENTIFICAÇÃO
|
DESCRIÇÃO
|
COMPARAÇÃO
|
Identificar
|
Descrever
|
Comparar
|
Reconhecer
|
Caracterizar
|
Diferenciar
|
Denominar
|
Expor
|
Contrastar
|
Apontar
|
Narrar
|
Relacionar
|
Indicar
|
Traçar
|
Confrontar
|
Designar
|
Contar
|
Igualar
|
Intitular
|
Listar
|
Discernir
|
Mostrar
|
Relatar
|
Separar
|
Rotular
|
Imitar
|
Nivelar
|
Assinalar
|
Apresentar
|
Discriminar
|
Mencionar
|
Enumerar
|
Ligar
|
Evocar
|
|
Excluir/incluir
|
Determinar
|
|
Traçar paralelo
|
Refletir/citar
|
|
|
CLASSIFICAÇÃO
|
CONCLUSÃO
|
APLICAÇÃO
|
Classificar
|
Concluir
|
Aplicar
|
Escolher
|
Deduzir
|
Empregar
|
Ordenar
|
Decidir
|
Utilizar
|
Numerar
|
Justificar
|
Construir
|
Separar
|
Resumir
|
Praticar
|
Selecionar
|
Criticar/julgar
|
Efetuar
|
Distinguir
|
Analisar
|
Executar
|
Agrupar/reagrupar
|
Apreciar
|
Efetivar
|
Categorizar
|
Examinar
|
Criar
|
Colecionar
|
Conceituar
|
Elaborar
|
Dividir
|
Definir
|
Confeccionar
|
Subdividir
|
Generalizar
|
Explicar
|
Qualificar
|
|
Inventar
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário