PLANO DE ENSINO
CURSO: MAGISTÉRIO - TURMA: 3ª SÉRIE/A-40h/a - 1
aula semanal - Turno da Manhã.
PROFESSORA: MARIA ZLMA ANDREZZA DOS SANTOS
ÁREA DO CONHECIMENTO: FORMAÇÃO DO MAGISTÉRIO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO INFANTIL E METODOLOGIA
OBJETIVO
GERAL:
Contribuir para a formação dos professores que se propõem ao Curso do
Magistério em Nível Médio, a luz da LDB, do RECNEI e das DCNEM, a fim de
possibilitar uma prática pedagógica atuante tanto no período do estágio
supervisionado, quanto no exercício da docência priorizando aspectos: social,
afetivo, cognitivo, motor e estético, que são conteúdos básicos para a
formação infantil na construção da sua identidade e autonomia.
|
||||
BIM
|
OBJETIVOS ESPECIFICOS
|
EIXOS TEMÁTICOS/CONTEUDOS
|
PROC METODOLOGICOS INC AS TICs
|
AVALIAÇAO
|
1º
B
I
M
E
S
T
R
E
|
-
Proporcionar boas relações interpessoais na turma;
-
Apresentar dialogicamente, a partir dos fundamentos teóricos, a História, a
Legislação, os Princípios Básicos e os Objetivos da EI;
-
Apresentar e discutir Plano Estadual de Educação;
-
Analisar e refletir os Objetivos, Diretrizes e Metas da EI /PEE/PB.
|
- Relações interpessoais;
- História da Educação
Infantil;
- Legislação da E. Infantil;
- Princípios Básicos da
Educação Infantil;
-
Plano Estadual de Educação/Pb.
- Objetivos, Diretrizes e Metas
da EI -
|
- Dinâmicas de grupo:
acolhimento/apresentação;
- Reflexão de textos;
- Exposição dialógica de conteúdos
através de slides;
- Pesquisas.
Aulas dinâmicas a partir da utilização
das TICs: Retro projetor, Computador; utilização dos recursos materiais:
revistas, livros, textos diversos e Apostila;
- Postagem de conteúdos no Blog da
disciplina (zilmapedagoga.blogspot.com)
|
Será
realizada de acordo com as orientações da LDB, do RCNEM e das Diretrizes
Pedagógicas da escola priorizando a prova objetiva e dissertativa como
experiência para o ENEM.
|
2º
B
I
M
E
S
T
R
E
|
- Discutir sobre o Perfil do
professor da EI;
- Como trabalhar na sala de
aula da EI;
-
Orientar o estudo sobre a Formação Pessoal e Social da EI a partir do RECNEI;
- Elabora e desenvolver o
Projeto Junino coletivo.
|
- Perfil do professor da EI;
- A sala de aula da EI;
- Formação Pessoal e
Social:
Identidade e Autonomia;
- Projeto Junino.
|
- Dinâmicas de grupo;
- Exibição de Vídeos;
- Exposição dialógica de conteúdos
através de slides;
- Pesquisas;
- Construção do jogo da identidade;
Aulas dinâmicas a partir da utilização
das TICs: Retro projetor, Computador e Vídeos; utilização dos recursos materiais:
revistas, livros, textos diversos e Apostila;
- Postagem de conteúdos no Blog da
disciplina (zilmapedagoga.blogspot.com)
|
Idem...
|
3º
B
I
M
E
S
T
R
E
|
-
Proporcionar o estudo do Conhecimento de Mundo: Música, Movimento e das Artes
a partir do RECNEI;
Realizar
uma oficina pedagógica com músicas infantis.
-
Proporcionar o estudo da Linguagem oral e escrita a partir do RECNEI;
-
Refletir em grupos e coletivamente os textos: Ler : Arte de ver, Contar e
encantar.
|
-
Conhecimento de mundo: Música, Movimento e Artes;
-
Oficina musical infantil;
- Literatura Infantil;
- Ler: Arte de ver, Contar e encantar;
- Um Olhar sobre o Ensino da Oralidade
na Educ. Infantil.
|
- Dinâmicas de grupo;
- Exibição de Vídeos;
-
Utilização de CDs com seleção musical: Datas Comemorativas e conteúdos
específicos;
- Exposição dialógica de conteúdos
através de slides;
- Pesquisas;
- Micro aulas;
Aulas dinâmicas a partir da utilização
das TICs: Retro projetor, Computador e Vídeos; utilização dos recursos
materiais: revistas, livros, textos
diversos e Apostila;
- Postagem de conteúdos no Blog da
disciplina (zilmapedagoga.blogspot.com)
|
Será
realizada de acordo com as orientações da LDB, do RCNEM e das Diretrizes
Pedagógicas da escola priorizando a prova objetiva e dissertativa como
experiência para o ENEM.
|
4º
B
I
M
E
S
T
R
E
|
-
Proporcionar
o estudo da Matemática a partir do RECNEI;
-
Realizar oficina pedagógica de Matemática;
-
Trabalhar o “Projeto Criança Feliz” e realizar uma ação solidária as crianças
da Escola de Demonstração;
-
Trabalhar o “Projeto NATALINO” e realizar uma ação solidária natalina.
|
Conhecimento de Mundo: Matemática.
- Oficina de
jogos de Matemática;
-
Projeto Criança Feliz;
-
Ação Solidária as crianças da Escola de Demonstração;
-
Projeto Natalino;
-
Ação Solidária as crianças da Escola de Demonstração - “Projeto NATALINO”
|
-
Dinâmicas de grupo;
-
Exibição de Vídeos;
- Utilização de CDs com seleção musical:
Datas Comemorativas e conteúdos específicos;
-
Exposição dialógica de conteúdos através de slides;
-
Pesquisas;
-
Micro aulas;
Aulas
dinâmicas a partir da utilização das TICs: Retro projetor, Computador, Vídeos
e som; utilização dos recursos materiais: revistas, livros, textos diversos e
Apostila;
-
Postagem de conteúdos no Blog da disciplina (zilmapedagoga.blogspot.com)
|
Idem
...
|
Referências bibliográficas:
- ANTUNES, Celso. Professores e
Professauros, Reflexões sobre a aula e Práticas Pedagógicas Diversas – 3ª
Edição. Editora Voz.
- Trabalhando as Habilidades. Ed
Ática.
- MARIA, Evangelina. A criança e as
diversas linguagens na Educação Infantil. Editora Universitária- UFPB
- João Pessoa – Plano Estadual/Municipal
de Educação;
- MEC – Plano Nacional de Educação;
– Referenciais Curriculares
Nacionais da Educação Infantil - RECNEI;
- Referencial Curricular Nacional
do Ensino Médio – RCNEM;
- Formação do Ensino Médio/SisMédio
2014;
- Parecer do CNE/CEB Nº 20/2009
(Aprovado em 11.11.2009);
- Revistas Nova Escola 2010/2015;
Revista Mundo Jovem – 2010/2015; Revista Construir Notícias – 2010/2015;
Revista Profissão Mestre – 2010/2015;
- Vídeos: A Babá Encantada I e II,
Avaliação na EI; Sociedade e Natureza;
- Sites do MEC/Educação Infantil e
Vídeos/You Tube.
PLANO DE
ENSINO
CURSO:
MAGISTÉRIO - TURMA: 4ª SÉRIE/A - 80h/a - 2 aulas semanais - Turno da Manhã.
PROFESSORA:
MARIA ZLMA ANDREZZA DOS SANTOS
ÁREA DO
CONHECIMENTO: FORMAÇÃO ESPECÍFICA E SUAS PRÁTICAS
DISCIPLINA:
EDUCAÇÃO INFANTIL E METODOLOGIA
OBJETIVO
GERAL:
Contribuir para a formação dos professores que se propõem ao Curso do
Magistério em Nível Médio, a luz da LDB, do RECNEI e das DCNEM, a fim de
possibilitar uma prática pedagógica atuante tanto no período do estágio supervisionado,
quanto no exercício da docência priorizando aspectos: social, afetivo,
cognitivo, motor e estético, que são conteúdos básicos para a formação
infantil na construção da sua identidade e autonomia.
|
||||
BIM
|
OBJETIVOS
ESPECIFICOS
|
EIXOS
TEMÁTICOS/CONTEUDOS
|
PROC
METODOLOGICOS INC AS TICs
|
AVALIAÇAO
|
1º
B
I
M
E
S
T
R
E
|
- Proporcionar o estudo da Música do
Movimento e das Artes a partir do RECNEI;
- Realizar Oficina musical infantil;
- Proporcionar o
estudo do eixo temático Sociedade e Natureza fundamentado no RECNEI;
- Orientar a realização
de Micro Aulas na sala de aula.
|
Conhecimento de Mundo:
-
Música, Movimento e Artes – Fundamentos teóricos e práticos;
-
Oficina musical infantil;
-
Sociedade e Natureza - Fundamentos teóricos e práticos:
Amimais,
plantas, Meio ambiente, meios de transportes; Família, escola, Profissões;
datas comemorativas, etc.
-
Micro aulas.
|
- Dinâmicas de grupo;
- Exibição de Vídeos;
-
Utilização de CDs com seleção musical: Datas Comemorativas e conteúdo
específicos;
- Exposição dialógica de conteúdos
através de slides;
- Pesquisas;
- Micro aulas;
Aulas dinâmicas a partir da utilização
das TICs: Retro projetor, Computador e Vídeos; utilização dos recursos materiais:
revistas, livros, textos diversos e
Apostila;
- Postagem de conteúdos no Blog da
disciplina (zilmapedagoga.blogspot.com).
|
Será realizada de
acordo com as orientações da LDB, das DCNEM e das Diretrizes Pedagógicas da
escola priorizando as atividades individuais, coletivas e provas objetivas e
dissertativas.
|
2º
B
I
M
E
S
T
R
E
|
- Proporcionar o estudo da Matemática
a par
tir do RECNEI;
- Orientar a realização da Oficina
Pedagógica com a construção de jogos matemáticos;
Elaboração e execução do Projeto
Junino.
|
Conhecimento
de Mundo:
-
Matemática - Fundamentos teóricos e práticos;
-
Jogos pedagógicos de matemática;
-
Projeto Junino
|
- Dinâmicas de grupo;
- Exibição de Vídeos;
-
Canções matemáticas;
- Exposição teórica dialógica de
conteúdos através de slides;
- Pesquisas;
- Micro aulas;
Aulas dinâmicas a partir da utilização
das TICs: Retro projetor, Computador e Vídeos; utilização dos recursos materiais:
revistas, livros, textos diversos e Apostila;
- Postagem de conteúdos no Blog da
disciplina (zilmapedagoga.blogspot.com).
|
Idem.
|
3º
B
I
M
E
S
T
R
E
|
- Expor dialeticamente os fundamentos
teóricos da Avaliação na EI;
- Realizar estudos em grupo e
coletivamente
sobre a avaliação na EI;
- Realizar
uma enquete com professores da Educação Infantil sobre o desempenho das
crianças;
- Realizar Oficina para construção de
Rela
tórios na EI;
|
-
Avaliação na Educação Infantil - Fundamentos teóricos;
- Enquete com professores da EI sobre
o desempenho das crianças;
- Elaboração de Relatórios de
Avaliação na EI.
|
- Dinâmicas de grupo;
- Exibição de Vídeos;
- Exposição dialógica de conteúdos
através de slides;
- Pesquisas e enquetes;
- Oficina de elaboração de Relatórios;
Aulas dinâmicas a partir das TICs:
Retro projetor, Computador e Vídeos; utilização dos recursos materiais:
revistas, livros diversos; Apostila e textos;
- Postagem de conteúdos no Blog da
disciplina (zilmapedagoga.blogspot.com)
|
Será realizada de
acordo com as orientações da LDB, das DCNEM e das Diretrizes Pedagógicas da
escola priorizando as atividades individuais, coletivas e provas objetivas e
dissertativas.
|
4º
B
I
M
E
S
T
R
E
|
- Trabalhar os fundamentos da Proposta
Pedagógica da EI;
- Proporcionar momentos de estudo,
análise e reflexão sobre o Currículo proposto da Educação Infantil;
- Trabalhar o “Projeto Criança Feliz”
e realizar uma ação solidária as crianças da Escola de Demonstração;
- Apresentar e discutir modelo de
rotina para a EI a partir da reflexão de currículo;
- Trabalhar o “Projeto Natalino” e
realizar uma ação solidária as crianças da Escola de Demonstração.
|
- Proposta Pedagógica da Educação
Infantil;
Currículo da Educação Infantil;
- Projeto Criança Feliz;
- Ação Solidária as crianças da Escola
de Demonstração;
- Rotina na Creche e Pré Escola;
Projeto Natalino - Ação solidária com
as crianças da Escola de Demonstração/Lab de Prática de Ensino.
|
- Dinâmicas de grupo;
- Exibição de Vídeos;
- Músicas infantis/datas
comemorativas;
- Exposição dialógica de conteúdos
através de slides;
- Aulas dinâmicas a partir das TICs:
Retro projetor, Computador, Vídeos e som; utilização dos recursos materiais:
revistas, livros diversos e Apostila;
- Postagem de conteúdos no Blog da
disciplina (zilmapedagoga.blogspot.com).
|
Idem...
|
Referências bibliográficas:
- ANTUNES, Celso. Professores e
Professauros, Reflexões sobre a aula e Práticas Pedagógicas Diversas – 3ª
Edição. Editora Voz. - Trabalhando as Habilidades. Ed Ática.
- MARIA, Evangelina. A criança e as
diversas linguagens na Educação Infantil. Editora Universitária- UFPB
- João Pessoa – Plano Estadual/Municipal
de Educação;
- MEC – Plano Nacional de Educação; –
Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil - RECNEI; -
Referencial Curricular Nacional do Ensino Médio – RCNEM;
- Formação do Ensino Médio/SisMédio
2014; - Parecer do CNE/CEB Nº 20/2009 (Aprovado em 11.11.2009);
- Revistas Nova Escola 2010/2015;
Revista Mundo Jovem – 2010/2015; Revista Construir Notícias – 2010/2015;
Revista Profissão Mestre – 2010/2015;
- Vídeos: A Babá Encantada I e II,
Avaliação na EI; Sociedade e Natureza, etc...- Sites do MEC/Educação Infantil e
Vídeos/You Tube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário