quarta-feira, 19 de agosto de 2015

PLANOS DE CURSO da 3ª e 4ª série do MAGISTÉRIO/ENSINO MÉDIO


PLANO DE ENSINO
CURSO: MAGISTÉRIO - TURMA: 3ª SÉRIE/A-40h/a - 1 aula semanal - Turno da Manhã.
PROFESSORA: MARIA ZLMA ANDREZZA DOS SANTOS
ÁREA DO CONHECIMENTO: FORMAÇÃO DO MAGISTÉRIO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO INFANTIL E METODOLOGIA

OBJETIVO GERAL: Contribuir para a formação dos professores que se propõem ao Curso do Magistério em Nível Médio, a luz da LDB, do RECNEI e das DCNEM, a fim de possibilitar uma prática pedagógica atuante tanto no período do estágio supervisionado, quanto no exercício da docência priorizando aspectos: social, afetivo, cognitivo, motor e estético, que são conteúdos básicos para a formação infantil na construção da sua identidade e autonomia.

BIM
OBJETIVOS ESPECIFICOS
EIXOS TEMÁTICOS/CONTEUDOS
PROC METODOLOGICOS INC AS TICs
AVALIAÇAO

B
I
M
E
S
T
R
E

- Proporcionar boas relações interpessoais na turma;

- Apresentar dialogicamente, a partir dos fundamentos teóricos, a História, a Legislação, os Princípios Básicos e os Objetivos da EI;

- Apresentar e discutir Plano Estadual de Educação;
- Analisar e refletir os Objetivos, Diretrizes e Metas da EI /PEE/PB.



- Relações interpessoais;


- História da Educação Infantil;
- Legislação da E. Infantil;
- Princípios Básicos da Educação Infantil;


- Plano Estadual de Educação/Pb.
- Objetivos, Diretrizes e Metas da EI -


- Dinâmicas de grupo: acolhimento/apresentação;
- Reflexão de textos;
- Exposição dialógica de conteúdos através de slides;
- Pesquisas.

Aulas dinâmicas a partir da utilização das TICs: Retro projetor, Computador; utilização dos recursos materiais: revistas, livros, textos diversos e Apostila;
- Postagem de conteúdos no Blog da disciplina (zilmapedagoga.blogspot.com)

Será realizada de acordo com as orientações da LDB, do RCNEM e das Diretrizes Pedagógicas da escola priorizando a prova objetiva e dissertativa como experiência para o ENEM.

B
I
M
E
S
T
R
E

- Discutir sobre o Perfil do professor da  EI;

- Como trabalhar na sala de aula da EI;

- Orientar o estudo sobre a Formação Pessoal e Social da EI a partir do RECNEI;

- Elabora e desenvolver o Projeto Junino coletivo.

- Perfil do professor da EI;


- A sala de aula da EI;    


- Formação Pessoal e Social: 
   Identidade e Autonomia;


- Projeto Junino.

- Dinâmicas de grupo;
- Exibição de Vídeos;
- Exposição dialógica de conteúdos através de slides;
- Pesquisas;
- Construção do jogo da identidade;

Aulas dinâmicas a partir da utilização das TICs: Retro projetor, Computador e Vídeos; utilização dos recursos materiais: revistas, livros, textos diversos e  Apostila;
- Postagem de conteúdos no Blog da disciplina (zilmapedagoga.blogspot.com)

Idem...

B
I
M
E
S
T
R
E

- Proporcionar o estudo do Conhecimento de Mundo: Música, Movimento e das Artes a partir do RECNEI;

Realizar uma oficina pedagógica com músicas infantis.

- Proporcionar o estudo da Linguagem oral e escrita a partir do RECNEI;

- Refletir em grupos e coletivamente os textos: Ler : Arte de ver, Contar e encantar.


- Conhecimento de mundo: Música, Movimento e Artes;



- Oficina musical infantil;


- Literatura Infantil;



- Ler: Arte de ver, Contar e encantar;
- Um Olhar sobre o Ensino da Oralidade na Educ. Infantil.
               

- Dinâmicas de grupo;
- Exibição de Vídeos;
-  Utilização de CDs com seleção musical: Datas Comemorativas e conteúdos específicos;
- Exposição dialógica de conteúdos através de slides;
- Pesquisas;
- Micro aulas;

Aulas dinâmicas a partir da utilização das TICs: Retro projetor, Computador e Vídeos; utilização dos recursos materiais: revistas, livros, textos  diversos e  Apostila;
- Postagem de conteúdos no Blog da disciplina (zilmapedagoga.blogspot.com)

Será realizada de acordo com as orientações da LDB, do RCNEM e das Diretrizes Pedagógicas da escola priorizando a prova objetiva e dissertativa como experiência para o ENEM.

B
I
M
E
S
T
R
E
- Proporcionar o estudo da Matemática a partir do RECNEI;
- Realizar oficina pedagógica de Matemática;

- Trabalhar o “Projeto Criança Feliz” e realizar uma ação solidária as crianças da Escola de Demonstração;

- Trabalhar o “Projeto NATALINO” e realizar uma ação solidária natalina.
  Conhecimento de Mundo: Matemática.
- Oficina de jogos de Matemática;

- Projeto Criança Feliz;
- Ação Solidária as crianças da Escola de Demonstração;

- Projeto Natalino;
- Ação Solidária as crianças da Escola de Demonstração - “Projeto NATALINO”
- Dinâmicas de grupo;
- Exibição de Vídeos;
-  Utilização de CDs com seleção musical: Datas Comemorativas e conteúdos específicos;
- Exposição dialógica de conteúdos através de slides;
- Pesquisas;
- Micro aulas;

Aulas dinâmicas a partir da utilização das TICs: Retro projetor, Computador, Vídeos e som; utilização dos recursos materiais: revistas, livros, textos  diversos e  Apostila;
- Postagem de conteúdos no Blog da disciplina (zilmapedagoga.blogspot.com)

Idem ...
Referências bibliográficas:
- ANTUNES, Celso. Professores e Professauros, Reflexões sobre a aula e Práticas Pedagógicas Diversas – 3ª Edição. Editora Voz.
            - Trabalhando as Habilidades. Ed Ática.
- MARIA, Evangelina. A criança e as diversas linguagens na Educação Infantil. Editora Universitária- UFPB
- João Pessoa – Plano Estadual/Municipal de Educação;
- MEC – Plano Nacional de Educação;
            – Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil - RECNEI;
            - Referencial Curricular Nacional do Ensino Médio – RCNEM;
            - Formação do Ensino Médio/SisMédio 2014;
- Parecer do CNE/CEB Nº 20/2009 (Aprovado em 11.11.2009);
- Revistas Nova Escola 2010/2015; Revista Mundo Jovem – 2010/2015; Revista Construir Notícias – 2010/2015; Revista Profissão Mestre – 2010/2015;
- Vídeos: A Babá Encantada I e II, Avaliação na EI; Sociedade e Natureza;
- Sites do MEC/Educação Infantil e Vídeos/You Tube.




PLANO DE ENSINO
CURSO: MAGISTÉRIO - TURMA: 4ª SÉRIE/A - 80h/a - 2 aulas semanais - Turno da Manhã.
PROFESSORA: MARIA ZLMA ANDREZZA DOS SANTOS
ÁREA DO CONHECIMENTO: FORMAÇÃO ESPECÍFICA E SUAS PRÁTICAS
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO INFANTIL E METODOLOGIA

OBJETIVO GERAL: Contribuir para a formação dos professores que se propõem ao Curso do Magistério em Nível Médio, a luz da LDB, do RECNEI e das DCNEM, a fim de possibilitar uma prática pedagógica atuante tanto no período do estágio supervisionado, quanto no exercício da docência priorizando aspectos: social, afetivo, cognitivo, motor e estético, que são conteúdos básicos para a formação infantil na construção da sua identidade e autonomia.

BIM
OBJETIVOS ESPECIFICOS
EIXOS TEMÁTICOS/CONTEUDOS
PROC METODOLOGICOS INC AS TICs
AVALIAÇAO
B
I
M
E
S
T
R
E

- Proporcionar o estudo da Música do Movimento e das Artes a partir do RECNEI;
- Realizar Oficina musical infantil;

- Proporcionar o estudo do eixo temático Sociedade e Natureza fundamentado no RECNEI;
- Orientar a realização de Micro Aulas na sala de aula.
     Conhecimento de Mundo:
- Música, Movimento e Artes – Fundamentos teóricos e práticos;
- Oficina musical infantil;

- Sociedade e Natureza - Fundamentos teóricos e práticos:
Amimais, plantas, Meio ambiente, meios de transportes; Família, escola, Profissões; datas comemorativas, etc.

- Micro aulas.



- Dinâmicas de grupo;
- Exibição de Vídeos;
-  Utilização de CDs com seleção musical: Datas Comemorativas e conteúdo específicos;
- Exposição dialógica de conteúdos através de slides;
- Pesquisas;
- Micro aulas;

Aulas dinâmicas a partir da utilização das TICs: Retro projetor, Computador e Vídeos; utilização dos recursos materiais: revistas, livros, textos diversos e  Apostila;
- Postagem de conteúdos no Blog da disciplina (zilmapedagoga.blogspot.com).

Será realizada de acordo com as orientações da LDB, das DCNEM e das Diretrizes Pedagógicas da escola priorizando as atividades individuais, coletivas e provas objetivas e dissertativas.
B
I
M
E
S
T
R
E

- Proporcionar o estudo da Matemática a par
tir do RECNEI;

- Orientar a realização da Oficina Pedagógica com a construção de jogos matemáticos;

Elaboração e execução do Projeto Junino.





 
Conhecimento de Mundo:
- Matemática - Fundamentos teóricos e práticos;

- Jogos pedagógicos de matemática;


- Projeto Junino






- Dinâmicas de grupo;
- Exibição de Vídeos;
-  Canções matemáticas;
- Exposição teórica dialógica de conteúdos através de slides;
- Pesquisas;
- Micro aulas;

Aulas dinâmicas a partir da utilização das TICs: Retro projetor, Computador e Vídeos; utilização dos recursos materiais: revistas, livros, textos diversos e Apostila;
- Postagem de conteúdos no Blog da disciplina (zilmapedagoga.blogspot.com).



Idem.

B
I
M
E
S
T
R
E

- Expor dialeticamente os fundamentos teóricos da Avaliação na EI;
- Realizar estudos em grupo e coletivamente
sobre a avaliação na EI;
- Realizar uma enquete com professores da Educação Infantil sobre o desempenho das crianças;
- Realizar Oficina para construção de Rela
tórios na EI;

-  Avaliação na Educação Infantil - Fundamentos teóricos;


- Enquete com professores da EI sobre o desempenho das crianças;

- Elaboração de Relatórios de Avaliação na EI.

- Dinâmicas de grupo;
- Exibição de Vídeos;
- Exposição dialógica de conteúdos através de slides;
- Pesquisas e enquetes;
- Oficina de elaboração de Relatórios;

Aulas dinâmicas a partir das TICs: Retro projetor, Computador e Vídeos; utilização dos recursos materiais: revistas, livros diversos; Apostila e textos;
- Postagem de conteúdos no Blog da disciplina (zilmapedagoga.blogspot.com)

Será realizada de acordo com as orientações da LDB, das DCNEM e das Diretrizes Pedagógicas da escola priorizando as atividades individuais, coletivas e provas objetivas e dissertativas.

B
I
M
E
S
T
R
E

- Trabalhar os fundamentos da Proposta Pedagógica da EI;
- Proporcionar momentos de estudo, análise e reflexão sobre o Currículo proposto da Educação Infantil;
- Trabalhar o “Projeto Criança Feliz” e realizar uma ação solidária as crianças da Escola de Demonstração;
- Apresentar e discutir modelo de rotina para a EI a partir da reflexão de currículo;
- Trabalhar o “Projeto Natalino” e realizar uma ação solidária as crianças da Escola de Demonstração.

- Proposta Pedagógica da Educação Infantil;
  Currículo da Educação Infantil;


- Projeto Criança Feliz;
- Ação Solidária as crianças da Escola de Demonstração;
- Rotina na Creche e Pré Escola;

Projeto Natalino - Ação solidária com as crianças da Escola de Demonstração/Lab de Prática de Ensino.
- Dinâmicas de grupo;
- Exibição de Vídeos;
- Músicas infantis/datas comemorativas;
- Exposição dialógica de conteúdos através de slides;

- Aulas dinâmicas a partir das TICs: Retro projetor, Computador, Vídeos e som; utilização dos recursos materiais: revistas, livros diversos e Apostila;
- Postagem de conteúdos no Blog da disciplina (zilmapedagoga.blogspot.com).

Idem...
Referências bibliográficas:
- ANTUNES, Celso. Professores e Professauros, Reflexões sobre a aula e Práticas Pedagógicas Diversas – 3ª Edição. Editora Voz. - Trabalhando as Habilidades. Ed Ática.
- MARIA, Evangelina. A criança e as diversas linguagens na Educação Infantil. Editora Universitária- UFPB
- João Pessoa – Plano Estadual/Municipal de Educação;
- MEC – Plano Nacional de Educação; – Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil - RECNEI; - Referencial Curricular Nacional do Ensino Médio – RCNEM;
            - Formação do Ensino Médio/SisMédio 2014; - Parecer do CNE/CEB Nº 20/2009 (Aprovado em 11.11.2009);
- Revistas Nova Escola 2010/2015; Revista Mundo Jovem – 2010/2015; Revista Construir Notícias – 2010/2015; Revista Profissão Mestre – 2010/2015;
- Vídeos: A Babá Encantada I e II, Avaliação na EI; Sociedade e Natureza, etc...- Sites do MEC/Educação Infantil e Vídeos/You Tube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário