quarta-feira, 19 de agosto de 2015

"NATUREZA E SOCIEDADE ATRAVÉS DA MÚSICA, DO MOVIMENTO E DA ARTE"

Natureza e Sociedade - Oficina musical


Mãozinhas/Faixa 2 - Seleção II
Nesta mãozinha direita
Eu tenho cinco dedinhos
Oh minha mão é perfeita
E os dedos são bonitinhos
Dedo mindinho
Seu vizinho
Maior de todos
Fura bolo
Cata piolho
Cadê o feijão que estava aqui
O gato comeu ...
Arroz... pãozinho... pirão....

Tenho mais cinco dedinhos
Na mão esquerda também
Como são engraçadinhos
Os nomes que eles tem
Dedo mindinho
Seu vizinho
Maior de todos
Fura bolo
Cata piolho
Cadê o feijão que estava aqui
O gato comeu ...
Arroz... pãozinho... pirão....


Frutas/Faixa 8 - Seleção II
Banana – bananeira;
Goiaba – goiabeira;
Laranja – laranjeira;
Maçã – macieira;
Mamão – mamoeiro;
Abacate – abacateiro;
Limão – limoeiro;
Tomate – tomateiro;
Caju – cajueiro;
Umbu – umbuzeiro;
Manga – mangueira;
Pêra - pereira;
Amora - amoreira;
Pitanga – pitangueira;
Figo – figueira;
Mexerica – mexeriqueira;
Acaí – açaizeira
Sapoti – sapotizeiro;
Mangaba – mangabeira;
Uva – parreira;
Coco – coqueiro;
Ingá – ingazeiro
Jambo – janbeiro;
Jaboticaba – jaboticabeira.



A semana/7 - MP3

Sete dias a semana tem
Quando um acaba logo o outro vem (bis)
Domingo;
Segunda;
Terça feira;
Quarta feira;
Quinta feira;
Sexta feira;
Sábado Que bom!!!

(bis)







Tic tac/Faixa 10 = Apr e brincando II

Tic tac faz assim
Tic tac sem parar
Dois ponteiros ele tem
Um é comprido
O outro é curto

Hora de estudar;
Hora de brincar,
Tic tac -  tic tac
Hora de dormir...

Pipoca/Faixa 16 – EI 2008

Mamãe me diz que pipoca é besteira
Que não fede nem cheira
Que é um monte de nada
          Vai ver que ela tá meio boboca
          Eu sou movida a pipoca
          A base de tonelada
Diz que é para eu devorar o almoço
Que pipoca eu não posso
Pipoca eu como até o caroço
Sem a tal tenho um troço
          Refrão: Pipoca aaaaaah!
          Cheiro de pipoca está rolando no ar
          Pipoca ...uoooba!
Comendo o dia inteiro esparramando no sofá
Eu sei que é importante comer,
Pra eu me desenvolver
Ficar mais forte que um touro
Mas importante mesmo é pipoca
E a mamãe não se toca
Que isso é um estouro
Eu gosto quando vou ao cinema
Adoro quando namoro
Mamãe se vira numa pipoca
Por que se não eu choro
Me dá que eu nunca mais choro
Ai mamãe


Semente do amanhã (Gonzaguinha)

Ontem um menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo
Que esse tempo vai passar
Não se desespere
Nem pare de sonhar
Nunca se entregue
Nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar
No céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem!
Fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será...
           


BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE!

Bom dia, bom dia, bom dia,
Hoje eu estou tão feliz!
Bom dia, bom dia, bom dia!
Meu coração é quem diz é quem diz!
Bom dia, bom dia, bom dia!
Vamos sorrir e cantar,
A natureza é tão bela que nos ensina a amar (Bis)

Boa tarde .... (Bis)
Boa noite .... (Bis)








IMITANDO OS ANIMAIS

Aqui na fazenda, vamos imitar
O andar dos bichinhos
Vem com a gente brincar

Imitando os animais
Imitando...
Imitando o elefante

Imitando os animais
Imitando
Imitando o gato

Galinha,
Galo,
papagaio,
boi,
...




DIVERSIDADE (Tatiana Belinki)

I
Um é teimoso,
Outro é bonito;
Um é certinho,
Outro, esquisito.

Um é magrelo,
Outro é gordinho;
Um é castanho,
Outro é ruivinho.

Um é tranqüilo,
Outro é nervoso;
Um é birrento,
Outro é dengoso.

Um é ligeiro,
Outro é mais lento;
Um é branquela,
Outro é sardento.
IV
Um é menino,
Outro é menina;
Pode ser grande,
Ou ser pequena.

Um é bem jovem,
Outro, de idade...
Nada é defeito,
Nem qualidade...
II
Um, preguiçoso,
Outro, animado;
Um é falante,
Outro é calado.

Um é molenga,
Outro é forçudo;
Um é gaiato,
Outro é sisudo.

Um é moroso,
Outro é esperto;
Um é fechado,
Outro é aberto.

Um é carrancudo,
Outro, tristonho;
Um, divertido,
O outro, enfadonho.
V
Tudo é humano,
Bem diferente.
Assim, assado...
Todos são gente.

Cada um na sua
E, não faz mal!
Di – ver – si – da – de
É que é legal!!
IV
Um é enfezado,
Outro é pacato;
Um é briguento,
Outro cordato.

De pele clara,
De ele escura...
Um, fala branda,
Outro, dura.

Olho redondo,
Olho puxado;
Nariz pontudo;
Ou arrebitado.

Cabelo crespo,
Cabelo liso;
Dente de leite,
Dente de siso...
VI
Vamos, venhamos,
Isto é um fato:
Tudo igualzinho...
Ai! Como é chato!



AS BORBOLETAS

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas Borboletas

Borboletas brancas
São alegres e francas.

Borboletas azuis
Gostam muito de luz.

As amarelas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então...
Oh, que escuridão!

Vinicius de Moraes



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
EEEFMPP MARIA DO CARMO DE MIRANDA - CEPES JP/7 - 1ª RE
CURSO MAGISTÉRIO
DISCIPLINA: EDUCAÇAO INFANTIL – Prof.ª Maria Zilma Andrezza
TURMA: 4ª SÉRIE/A
                                   CONTEÚDO: SOCIEDADE E NATUREZA
Recurso metodológico: a Música na Educação Infantil

1ª nota/Plano de aula) e 2ª nota/Micro Aula -  2º Bimestre/2015
           
Data
ALUNA/O
Texto Musical e
Conteúdo
AVALIAÇÃO
01
Adayenny da Silva Pereira
- Música: Mamãe Cadelinha
Ciências: Animais domésticos;
Matemática: Numerais de 1 à 9.
Plano de aula:
Elementos constituintes do plano: _______
Micro aula:
Conteúdo/segurança na exposição/estratégias metodológicas e atividades:______________
02
Ana Paula Bertoldo da Silva
- Música: Mãozinhas
Ciências: Membros superiores/dedos.
Plano de aula:
Elementos constituintes do plano: _______
Micro aula:
Conteúdo/segurança na exposição/estratégias metodológicas e atividades:______________
03
Girlene da Silva Lima e
Jair Valdevino Marinho
(alunos surdos)
- Música/poesia:
As borboletas
  Arte: As cores
Plano de aula:
Elementos constituintes do plano: _______
Micro aula:
Conteúdo/segurança na exposição/estratégias metodológicas e atividades:______________
04
Ianca Renally Nascimento Elias
- Música:
Imitando os Animais
Ciências: Animais domésticos.
Plano de aula:
Elementos constituintes do plano: _______
Micro aula:
Conteúdo/segurança na exposição/estratégias metodológicas e atividades:______________
05
Joalisson Silva dos Santos
- Música: As Vogais
Linguagem: as vogais;
Ciências: As plantas
Plano de aula:
Elementos constituintes do plano: _______
Micro aula:
Conteúdo/segurança na exposição/estratégias metodológicas e atividades:______________
06
Karla Adelaide Macêdo Souto
- Música: As frutas
Ciências: frutas/tipos de frutas
Plano de aula:
Elementos constituintes do plano: _______
Micro aula:
Conteúdo/segurança na exposição/estratégias metodológicas e atividades:______________
07
Lenilza Almeida de A Rodrigues
Música: A semana
- Ciências: Sequencias temporais: dias da semana.
Plano de aula:
Elementos constituintes do plano: _______
Micro aula:
Conteúdo/segurança na exposição/estratégias metodológicas e atividades:______________
08
Verônica de P Oliveira B. de Lima
Música: Desengonçado
Ciências: As partes do corpo/movimento.
Plano de aula:
Elementos constituintes do plano: _______
Micro aula:
Conteúdo/segurança na exposição/estratégias metodológicas e atividades:______________
                                                                       
João Pessoa, 04 de Agosto de 2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário