quarta-feira, 19 de agosto de 2015

MÚSICA, MOVIMENTO E ARTE COMO RECURSO METODOLÓGICO DINÂMICO E CRIATIVO

EEEFMPP MARIA DO CARMO DE MIRANDA
Disciplina:  ... 4ª Série - Profª. Zilma Andrezza
  
Música, Movimento e Arte.

A MÚSICA está presente em vários aspectos da vida humana e em todas as culturas, nas mais diversas situações. É compreendida como linguagem que se traduz em formas sonoras, capazes de expressar e de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. A música traz a lembrança sons primordiais como as batidas do coração da mãe, quando no útero materno. Talvez, por esse motivo, tenha poderes reconfortantes.
A música é arte. A arte de preencher determinada quantidade de tempo com sons organizados de forma a “raptar” a atenção de quem escuta. Uma criança, ao nascer, encontra-se de imediato envolvida pela “paisagem sonora” em que vive sua família e a comunidade a que pertence. O ambiente sonoro, com a presença da música em diferentes e variadas situações, faz com que a criança inicie seu processo de musicalização de forma intuitiva. A música é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e do auto-conhecimento, além do poderoso meio de integração social, visto que proporciona a interação entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção da comunicação social.
A expressão musical das crianças nessa fase é caracterizada pela ênfase nos aspectos intuitivo e afetivo e pela exploração dos materiais sonoros.
A integração da criança com a música acontece por meio de brincadeiras, jogos e confere “personalidade” e significados simbólicos aos objetos sonoros ou instrumentos musicais e à sua produção musical. O brincar estabelece relação com os materiais: representar animais, personagens, carros, máquinas é prazeroso, alegre e possibilita o movimento, a afetividade e o desenvolvimento motor e rítmico.
O domínio com a relação à entonação melódica acontece aos poucos. A memorização de um repertório maior de canções pela criança permite “arquivar” informações referentes a desenhos melódicos, ou seja, organizar os sons com diferentes alturas, fazendo-a utilizar com mais freqüência canções que inventa.
Através da música as crianças deverão ser capazes de:
- Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
- Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais;
- Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
- Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

Como trabalhar com a música:
- Imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
- Audição e classificação dos sons quanto à intensidade e timbre, valendo-se de vozes humanas e de animais, de objetos e máquinas, de instrumentos musicais;
- Manuseio de diferentes instrumentos musicais;
- Participação em projetos que viabilizem a construção de instrumentos musicais com sucatas;
- Sonorização de histórias com instrumentos construídos pelas crianças, com gestos, vozes;
- Apreciação de diversas obras musicais de diferentes regiões do país e de vários estilos;
- Utilização da voz como recurso natural;
- Participação em brincadeiras culturais cantadas: roda, ciranda;
- Brincadeiras, danças e cantos considerando suas necessidades de contato corporal e vínculos afetivos;
- Participação em projetos que viabilizem a formação de bandinhas;
- Participação em shows, festivais, concertos, eventos da cultura popular e em outras manifestações;

O MOVIMENTO é uma característica natural da criança, que desde a vida intra-uterina tem necessidade de se movimentar. É uma forma de linguagem com a qual ela se comunica, expressa seus pensamentos, sentimentos e vivências, representa, interpreta e modifica a realidade. Não é com a contenção do movimento que a criança se concentra e tem mais atenção. Ao contrário, possibilitando que se movimente espontaneamente, ela construirá seu pensamento de forma autônoma, descobrindo e desenvolvendo suas potencialidades corporais.
A criança se sente feliz e autoconfiante quando se apropria de todas as possibilidades de seu corpo, de suas capacidades de agir e transformar o mundo a sua volta, sendo sujeito ativo e utilizando a experiência para ajustar seus movimentos, apropriando gradativamente o conhecimento.
Nessa faixa etária, acontece uma ampliação do repertório de ritmos, gestos e atos, que exigem a coordenação de vários segmentos motores como recortar, colar, encaixar, e o ajuste a objetos específicos. Gradativamente, a criança consegue planejar seu movimento, adquirindo habilidades específicas e competências cognitivas e socioemocionais.
A cultura exerce grande influencia sobre o desenvolvimento da motricidade infantil, não só pelos diferentes significados que cada grupo atribui a gestos e expressões faciais, como também pelos movimentos aprendidos  no manuseio de objetos específicos presentes no cotidiano, como pião, bolas de gude, corda, estilingue. Entender o caráter lúdico e expressivo da motricidade infantil, em que os jogos, as brincadeiras, a dança e as práticas esportivas revelam a cultura corporal, poderá ajudar o educador a organizar a sua prática, indo ao encontro das necessidades das crianças e refletindo sobre o espaço dado ao movimento em todos os momentos da rotina diária. O educador deve assegurar e valorizar jogos motores e brincadeiras que contemplem a coordenação dos movimentos e o equilíbrio das crianças. Portanto deve ser trabalhado a expressividade, o equilíbrio e a coordenação.
Objetivos do trabalho com movimento:
- Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças jogos e demais situações de interação;
- Explorar diferentes qualidades e dinâmicas de movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
- Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças, e demais situações;
- Utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais o objetos;
- Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e, desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.
Como trabalhar com movimento:
- Utilização do espelho para a construção e a afirmação da imagem corporal em brincadeiras;
- Reconhecimento do seu próprio corpo ou de seus pares, envolvendo a interação e a imitação por meio do desenho, da pintura, da modelagem e até de obras de arte em que partes do corpo foram retratadas ou esculpidas;
- Promoção de trabalhos que favoreçam o reconhecimento das partes do corpo, utilizando brincadeiras com água e tintas;
- Participação em atividades de imitação e dramatização que desenvolvam os pequenos e os grandes músculos;

- Manutenção do equilíbrio andando lateralmente, aproximando um pé do outro, com um  objeto sobre a cabeça, recebendo e lançando uma bola;
- Participação em atividades lúdicas que garantam a ampliação do conhecimento sobre o seu corpo e a expressão do movimento;
- Execução dos movimentos com independência dos membros em relação ao tronco;
- Controle dos músculos e da respiração reconhecendo os sinais vitrais e suas alterações;
- Participação em atividades diversas, envolvendo menina e menino, evitando comportamentos estereotipados;
- Convívio com situações competitivas, por meio de jogos com e sem regras preestabelecidas;
- Participação em projetos de trabalho envolvendo atividades de movimento corporal, como gincanas, olimpíadas, etc.

As ARTES VISUAIS

Utilização do espelho para a construção e a afirmação da imagem corporal em brincadeiras;
Reconhecimento do seu próprio corpo ou de seus pares, envolvendo a interação e a imitação por meio  do desenho, da pintura, da modelagem e até de obras de arte em que partes do corpo foram retratadas ou esculpidas;
Promoção de trabalhos que favoreçam o reconhecimento das partes do corpo, utilizando brincadeiras com água e tintas;
Participação em atividades de imitação e dramatização que desenvolvam os pequenos e os grandes músculos;
Manutenção do equilíbrio andando lateralmente, aproximando um pé do outro, com um  objeto sobre a cabeça, recebendo e lançando uma bola;
Participação em atividades lúdicas que garantam a ampliação do conhecimento sobre o seu corpo e a expressão do movimento;
Execução dos movimentos com independência dos membros em relação ao tronco;
Controle dos músculos e da respiração reconhecendo os sinais vitrais e suas alterações;
Participação em atividades diversas, envolvendo menina e menino, evitando comportamentos estereotipados;
Convívio com situações competitivas, por meio de jogos com e sem regras preestabelecidas;
Participação em projetos de trabalho envolvendo atividades de movimento corporal, como gincanas, olimpíadas, etc.

Referências Bibliográficas:
VYGOTSKY, L.S. (1993) Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
FORTUNA, Tânia Ramos. Formando professores na Universidade para brincar. In: SANTOS, Santa Marli P.dos (org.). A ludicidade como ciência. Petrópolis: Vozes, 2001, p.116.
FAZENDA, I. C. (1995) A Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas/SP, Papirus.
MORIN, E. (1999). Amor, Poesia e Sabedoria. Lisboa: Instituto Piaget.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Educação, ludicidade e prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da Biossíntese. In: LUCKESI, Cipriano Carlos (org.) Ludopedagogia - Ensaios 1: Educação e Ludicidade. Salvador: Gepel, 2000.
* Profª. Esp. Anne Almeida
Licenciada em Educação Física Pelas Faculdades Montenegro - Ibicaraí, Bahia;
Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira - RJ
Professora da Rede Estadual em Itabuna Bahia:
Colégios: Eraldo Tinoco Melo e Colégio Modelo - Luis Eduardo Magalhães;
Docente Das Faculdades Montenegro nos cursos de Educação Física e Pedagogia;

Profª: Zilma Andrezza dos Santos
                                           João Pessoa, Março de 2014

Músicas para a Educação Infantil e mais,  CD’s ...



    01. Apresentação
    O meu nome é...
    Pra vocês eu vou dizer
    O meu nome é...
    E o seu quero saber


    02. Esta canção
    Esta canção foi feita pra brincar
    É fácil de aprender
    É fácil de cantar
    Preste atenção      
    Se o numeral ouvir
    Forme logo o seu grupinho
    Pois quem sobra vai sair...


    03. Canção do dia
    Cantemos felizes
    A canção do dia
    Hoje é segunda-feira
    Dia de alegria.


    04. Entrar na fila
    Eu já sei, eu já sei entrar na fila
    Pra tomar, pra tomar o meu lugar
    Fico atrás, fico atrás do coleguinha
    Esperando, esperando a fila entrar.

     05. Senta, levanta     
     Senta, levanta
     Torna a sentar
     Olha a direita
     Outra vez levantar
     Mãos na cintura
     Cabeça pra trás
     Mão esquerda na nuca
     Faz que vai mas não vai
     Bem leve 1, 2, 3
     Bem forte outra vez
     E pra ninguém errar
     Vamos recomeçar...



    06. Se você colaborar
    Se você colaborar
    Ô, ô, ô, ô coleginha.
    Nossa escola será
    Ô, ô, ô, ô limpinha (bis)
    Uma escola limpa
    Um povo respeitador
    Crianças educadas
    Ajudando com amor
    Gente é diferente
    Gente não destrói
    Ô, ô, ô, ô constrói.



    07. Se és feliz
    Se és feliz quero te ver bater as mãos
    Se és feliz quero te ver bater as mãos
    Se és feliz quero te ver e posso demonstrar
    Se és feliz quero te ver bater as mãos
    Bater os pés, dar gargalhadas, dizer legal...








 

    09. Meu lanchinho
    Meu lanchinho
    Meu lanchinho
    Vou comer, vou comer
    Pra ficar fortinho, pra ficar fortinho
    E crescer, e crescer.

     08. Mamãe cadelinha
     Teve filhotinho
     E para cada um
     Botou um nomezinho (bis)
     O zero foi o primeiro,
     O um nasceu depois
     O dois depois do um
     E o três depois do dois
     Depois nasceu o 4,
     O 5, também o 6,
     O 7, o 8 e o 9
     10 filhotes de uma vez.

   




    
     10. Música para silenciar
      Se quiser ouvir o som do mosquitinho
      E as batidas do seu coraçãozinho
      Pegue uma chavinha e feche a boquinha
      Hum, hum, hum, hum, hum (bis)
     (Cantar a 2ª vez diminuindo o som)


    11. Que dança é essa
     Criança que dança é essa
     Que deixa a cabeça mole, mole (bis)
     É uma dança gostosa
     Que bole, bole, bole, bole (bis)
     Braços; quadris; pernas; corpo...


      12. Eu danço roque-pope     
      Eu danço roque-pope
      Eu danço roque-pope
      Pois assim é bem melhor
      Eu ponho o braço direito dentro,
      Eu ponho o braço direito fora
      Eu ponho o braço direito dentro
      Eu mexo, mexo e jogo fora.
      Eu danço roque-pope...
      Braço, esquerdo; perna direita; perna esquerda; cabeça; dentro, cabeça fora; bumbum dentro, bumbum fora...   

    
     13. Polegares
      Polegares, polegares
      Onde estão, aqui estão
      Eles se saúdam, eles se saúdam!
      E se vão, e se vão!
    
      Os indicadores
      Os maiores
      Os anelares
      Os menores
    
     Todos juntos, todos juntos
     Onde estão, aqui estão
     Eles se saúdam, eles se saúdam
     E se vão, e se vão.




     14. Desengonçado (Bia Bedran)
      Vem dançar, requebrar
      Vem fazer o corpo se mexer e acordar
É a mão direita que eu vou acordar
É a mão esquerda que eu vou acordar
As duas juntas que eu vou acordar (bis)
É o ombro direito...
É o ombro esquerdo...
É o cotovelo direito...
É o cotovelo esquerdo
É o braço direito...
É o braço esquerdo...
É o joelho direito...
É o joelho esquerdo...
É o pé direito...
É o pé esquerdo...
A cabeça, os ombros, mãos, cotovelo, e braços que eu vou acordar.
A cintura, a barriga, joelhos,
Tudo junto que eu vou acordar.







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