EEEFMPP MARIA DO
CARMO DE MIRANDA
Disciplina: ... 4ª Série - Profª. Zilma Andrezza
Música, Movimento e Arte.
A MÚSICA está presente em
vários aspectos da vida humana e em todas as culturas, nas mais diversas situações.
É compreendida como linguagem que se traduz em formas sonoras, capazes de
expressar e de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. A música traz a
lembrança sons primordiais como as batidas do coração da mãe, quando no útero
materno. Talvez, por esse motivo, tenha poderes reconfortantes.
A música é arte. A arte de preencher determinada quantidade de tempo
com sons organizados de forma a “raptar” a atenção de quem escuta. Uma criança,
ao nascer, encontra-se de imediato envolvida pela “paisagem sonora” em que vive
sua família e a comunidade a que pertence. O ambiente sonoro, com a presença da
música em diferentes e variadas situações, faz com que a criança inicie seu
processo de musicalização de forma intuitiva. A música é excelente meio para o
desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e do
auto-conhecimento, além do poderoso meio de integração social, visto que
proporciona a interação entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e
cognitivos, assim como a promoção da comunicação social.
A expressão musical das crianças nessa fase é caracterizada pela ênfase
nos aspectos intuitivo e afetivo e pela exploração dos materiais sonoros.
A integração da criança com a música acontece por meio de brincadeiras,
jogos e confere “personalidade” e significados simbólicos aos objetos sonoros
ou instrumentos musicais e à sua produção musical. O brincar estabelece relação
com os materiais: representar animais, personagens, carros, máquinas é
prazeroso, alegre e possibilita o movimento, a afetividade e o desenvolvimento
motor e rítmico.
O domínio com a relação à entonação melódica acontece aos poucos. A
memorização de um repertório maior de canções pela criança permite “arquivar”
informações referentes a desenhos melódicos, ou seja, organizar os sons com
diferentes alturas, fazendo-a utilizar com mais freqüência canções que inventa.
Através da música as crianças deverão ser capazes de:
- Explorar e identificar
elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu
conhecimento de mundo;
- Perceber e expressar
sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e
interpretações musicais;
- Ouvir, perceber e discriminar
eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
- Brincar com a música, imitar,
inventar e reproduzir criações musicais.
Como
trabalhar com a música:
- Imitação de sons vocais,
corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
- Audição e classificação dos
sons quanto à intensidade e timbre, valendo-se de vozes humanas e de animais,
de objetos e máquinas, de instrumentos musicais;
- Manuseio de diferentes
instrumentos musicais;
- Participação em projetos que
viabilizem a construção de instrumentos musicais com sucatas;
- Sonorização de histórias com
instrumentos construídos pelas crianças, com gestos, vozes;
- Apreciação de diversas obras
musicais de diferentes regiões do país e de vários estilos;
- Utilização da voz como recurso
natural;
- Participação em brincadeiras
culturais cantadas: roda, ciranda;
- Brincadeiras, danças e cantos
considerando suas necessidades de contato corporal e vínculos afetivos;
- Participação em projetos que
viabilizem a formação de bandinhas;
- Participação em shows, festivais,
concertos, eventos da cultura popular e em outras manifestações;
O MOVIMENTO é uma
característica natural da criança, que desde a vida intra-uterina tem
necessidade de se movimentar. É uma forma de linguagem com a qual ela se comunica,
expressa seus pensamentos, sentimentos e vivências, representa, interpreta e
modifica a realidade. Não é com a contenção do movimento que a criança se
concentra e tem mais atenção. Ao contrário, possibilitando que se movimente
espontaneamente, ela construirá seu pensamento de forma autônoma, descobrindo e
desenvolvendo suas potencialidades corporais.
A criança se sente feliz e autoconfiante quando se apropria de todas as
possibilidades de seu corpo, de suas capacidades de agir e transformar o mundo
a sua volta, sendo sujeito ativo e utilizando a experiência para ajustar seus
movimentos, apropriando gradativamente o conhecimento.
Nessa faixa etária, acontece uma ampliação do repertório de ritmos,
gestos e atos, que exigem a coordenação de vários segmentos motores como
recortar, colar, encaixar, e o ajuste a objetos específicos. Gradativamente, a
criança consegue planejar seu movimento, adquirindo habilidades específicas e
competências cognitivas e socioemocionais.
A cultura exerce grande influencia sobre o desenvolvimento da
motricidade infantil, não só pelos diferentes significados que cada grupo
atribui a gestos e expressões faciais, como também pelos movimentos
aprendidos no manuseio de objetos
específicos presentes no cotidiano, como pião, bolas de gude, corda,
estilingue. Entender o caráter lúdico e expressivo da motricidade infantil, em
que os jogos, as brincadeiras, a dança e as práticas esportivas revelam a
cultura corporal, poderá ajudar o educador a organizar a sua prática, indo ao
encontro das necessidades das crianças e refletindo sobre o espaço dado ao
movimento em todos os momentos da rotina diária. O educador deve assegurar e
valorizar jogos motores e brincadeiras que contemplem a coordenação dos
movimentos e o equilíbrio das crianças. Portanto deve ser trabalhado a
expressividade, o equilíbrio e a coordenação.
Objetivos do
trabalho com movimento:
- Ampliar as possibilidades
expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal
nas brincadeiras, danças jogos e demais situações de interação;
- Explorar diferentes qualidades
e dinâmicas de movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade,
conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
- Controlar gradualmente o
próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas
habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças, e demais
situações;
- Utilizar movimentos de
preensão, encaixe, lançamento, para ampliar suas possibilidades de manuseio dos
diferentes materiais o objetos;
- Apropriar-se progressivamente
da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e
elementos e, desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com
o próprio corpo.
Como trabalhar com movimento:
- Utilização
do espelho para a construção e a afirmação da imagem corporal em brincadeiras;
-
Reconhecimento do seu próprio corpo ou de seus pares, envolvendo a interação e
a imitação por meio do desenho, da pintura, da modelagem e até de obras de arte
em que partes do corpo foram retratadas ou esculpidas;
- Promoção de
trabalhos que favoreçam o reconhecimento das partes do corpo, utilizando
brincadeiras com água e tintas;
- Participação
em atividades de imitação e dramatização que desenvolvam os pequenos e os
grandes músculos;
- Manutenção
do equilíbrio andando lateralmente, aproximando um pé do outro, com um objeto sobre a cabeça, recebendo e lançando
uma bola;
- Participação
em atividades lúdicas que garantam a ampliação do conhecimento sobre o seu
corpo e a expressão do movimento;
- Execução dos
movimentos com independência dos membros em relação ao tronco;
- Controle dos
músculos e da respiração reconhecendo os sinais vitrais e suas alterações;
- Participação
em atividades diversas, envolvendo menina e menino, evitando comportamentos
estereotipados;
- Convívio com
situações competitivas, por meio de jogos com e sem regras preestabelecidas;
- Participação
em projetos de trabalho envolvendo atividades de movimento corporal, como
gincanas, olimpíadas, etc.
As ARTES VISUAIS
Utilização do espelho para a construção e a afirmação
da imagem corporal em brincadeiras;
Reconhecimento do seu próprio corpo ou de seus pares,
envolvendo a interação e a imitação por meio
do desenho, da pintura, da modelagem e até de obras de arte em que
partes do corpo foram retratadas ou esculpidas;
Promoção de trabalhos que favoreçam o reconhecimento
das partes do corpo, utilizando brincadeiras com água e tintas;
Participação em atividades de imitação e dramatização
que desenvolvam os pequenos e os grandes músculos;
Manutenção do equilíbrio andando lateralmente,
aproximando um pé do outro, com um objeto
sobre a cabeça, recebendo e lançando uma bola;
Participação em atividades lúdicas que garantam a
ampliação do conhecimento sobre o seu corpo e a expressão do movimento;
Execução dos movimentos com independência dos membros
em relação ao tronco;
Controle dos músculos e da respiração reconhecendo os
sinais vitrais e suas alterações;
Participação em atividades diversas, envolvendo menina
e menino, evitando comportamentos estereotipados;
Convívio com situações competitivas, por meio de jogos
com e sem regras preestabelecidas;
Participação em projetos de trabalho envolvendo
atividades de movimento corporal, como gincanas, olimpíadas, etc.
Referências Bibliográficas:
VYGOTSKY, L.S. (1993) Pensamento e linguagem. São
Paulo: Martins Fontes.
FORTUNA, Tânia Ramos. Formando professores na
Universidade para brincar. In: SANTOS, Santa Marli P.dos (org.). A ludicidade
como ciência. Petrópolis: Vozes, 2001, p.116.
FAZENDA, I. C. (1995) A Interdisciplinaridade:
história, teoria e pesquisa. Campinas/SP, Papirus.
MORIN, E. (1999). Amor, Poesia e Sabedoria. Lisboa:
Instituto Piaget.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Educação, ludicidade e
prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da
Biossíntese. In: LUCKESI, Cipriano Carlos (org.) Ludopedagogia - Ensaios 1:
Educação e Ludicidade. Salvador: Gepel, 2000.
* Profª. Esp. Anne Almeida
Licenciada em Educação Física Pelas
Faculdades Montenegro - Ibicaraí, Bahia;
Especialista em Educação Física Escolar
pela Universidade Salgado de Oliveira - RJ
Professora da Rede Estadual em Itabuna Bahia :
Colégios: Eraldo Tinoco Melo e Colégio Modelo - Luis
Eduardo Magalhães;
Docente Das Faculdades Montenegro nos cursos de
Educação Física e Pedagogia;
Profª: Zilma Andrezza dos Santos
João Pessoa, Março de 2014
Músicas para a
Educação Infantil e mais, CD’s ...
01. Apresentação
O meu nome é...
Pra vocês eu vou
dizer
O meu nome é...
E o seu quero
saber
|
02. Esta canção
Esta canção foi
feita pra brincar
É fácil de
aprender
É fácil de
cantar
Preste atenção
Se o numeral
ouvir
Forme logo o seu
grupinho
Pois quem sobra
vai sair...
|
03. Canção do
dia
Cantemos felizes
A canção do dia
Hoje é
segunda-feira
Dia de alegria.
|
04. Entrar na
fila
Eu já sei, eu já
sei entrar na fila
Pra tomar, pra
tomar o meu lugar
Fico atrás, fico
atrás do coleguinha
Esperando,
esperando a fila entrar.
|
05. Senta, levanta
Senta, levanta
Torna a sentar
Olha a direita
Outra vez
levantar
Mãos na cintura
Cabeça pra trás
Mão esquerda na
nuca
Faz que vai mas
não vai
Bem leve 1, 2,
3
Bem forte outra
vez
E pra ninguém
errar
Vamos
recomeçar...
|
06. Se você colaborar
Se você
colaborar
Ô, ô, ô, ô
coleginha.
Nossa escola
será
Ô, ô, ô, ô
limpinha (bis)
Uma escola limpa
Um povo
respeitador
Crianças
educadas
Ajudando com
amor
Gente é
diferente
Gente não
destrói
Ô, ô, ô, ô constrói.
|
07. Se és feliz
Se és feliz
quero te ver bater as mãos
Se és feliz
quero te ver bater as mãos
Se és feliz
quero te ver e posso demonstrar
Se és feliz
quero te ver bater as mãos
Bater os pés,
dar gargalhadas, dizer legal...
09. Meu
lanchinho
Meu lanchinho
Meu lanchinho
Vou comer, vou
comer
Pra ficar
fortinho, pra ficar fortinho
E crescer, e
crescer.
|
08. Mamãe
cadelinha
Teve filhotinho
E para cada um
Botou um nomezinho
(bis)
O zero foi o
primeiro,
O um nasceu
depois
O dois depois
do um
E o três depois
do dois
Depois nasceu o
4,
O 5, também o
6,
O 7, o 8 e o 9
10 filhotes de
uma vez.
10. Música para
silenciar
Se quiser
ouvir o som do mosquitinho
E as batidas
do seu coraçãozinho
Pegue uma
chavinha e feche a boquinha
Hum, hum, hum,
hum, hum (bis)
(Cantar a 2ª
vez diminuindo o som)
|
11. Que dança é
essa
Criança que
dança é essa
Que deixa a
cabeça mole, mole (bis)
É uma dança
gostosa
Que bole, bole,
bole, bole (bis)
Braços;
quadris; pernas; corpo...
|
12. Eu danço
roque-pope
Eu danço
roque-pope
Eu danço
roque-pope
Pois assim é
bem melhor
Eu ponho o
braço direito dentro,
Eu ponho o
braço direito fora
Eu ponho o
braço direito dentro
Eu mexo, mexo
e jogo fora.
Eu danço
roque-pope...
Braço,
esquerdo; perna direita; perna esquerda; cabeça; dentro, cabeça fora; bumbum
dentro, bumbum fora...
|
13. Polegares
Polegares,
polegares
Onde estão,
aqui estão
Eles se
saúdam, eles se saúdam!
E se vão, e se
vão!
Os indicadores
Os maiores
Os anelares
Os menores
Todos juntos,
todos juntos
Onde estão,
aqui estão
Eles se saúdam,
eles se saúdam
E se vão, e se
vão.
|
14.
Desengonçado (Bia Bedran)
Vem dançar,
requebrar
Vem fazer o
corpo se mexer e acordar
É a mão direita que eu vou acordar
É a mão esquerda que eu vou acordar
As duas juntas que eu vou acordar (bis)
É o ombro direito...
É o ombro esquerdo...
É o cotovelo direito...
É o cotovelo esquerdo
É o braço direito...
É o braço esquerdo...
É o joelho direito...
É o joelho esquerdo...
É o pé direito...
É o pé esquerdo...
A cabeça, os ombros, mãos, cotovelo, e braços que eu vou
acordar.
A cintura, a barriga, joelhos,
Tudo junto que eu vou acordar.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário