sábado, 23 de agosto de 2014

Atualizando atividades...PROJETO DIDÁTICO: PÁSCOA

EEEFMPP MARIA DO CARMO DE MIRANDA/CEPES JP/7 - 2014
CURSO MAGISTÉRIO - Disciplina: Educação Infantil/3ª e 4ª SÉRIES - Profª Zilma Andrezza
PROJETO DIDÁTICO: PÁSCOA
- Público alvo: Crianças da Pré Escola;
- Executores: Estagiárias da 3ª e 4ª séries/Magistério;
- Período de execução: Março/Abril/2014.
- Culminância do Projeto: 16. 04.2014 na sala de aula/Micro aula e nas Escolas campos.
JUSTIFICATIVA
De acordo com o Referencial Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental a educação das crianças em espaços coletivos é uma atividade social orientada por um trabalho pedagógico pautado pelo direito ao conhecimento, à reflexão, à investigação, ao aprender com o grupo, a estabelecer relações afetivas, agir com responsabilidade consciente com relação ao meio, a construir experiências físicas, sociais e a expressá-las por meio de diferentes linguagens.
Fundamentado nestes princípios é que elaboramos este Projeto Páscoa que tem a finalidade de contribuir solidariamente para a elevação da auto-estima das crianças nas instituições escolares, proporcionando momentos de lazer, descontração e confraternização Pascoal com diversas atividades didático-pedagógicas além da confecção de lembranças e lanche coletivo.                 
As atividades serão realizadas pelas alunas e alunos das turmas de 3ª e 4 séries orientadas na Disciplina de Educação Infantil , conforme cronograma de atividades abaixo com turmas nas escolas campos de estágio. A operacionalização das ações será organizada na sala de aula e nas escolas/creches de forma coletiva, todos irão contribuir para a confecção de lembranças, apresentações culturais, lanche, etc.
OBJETIVOS:
- Vivenciar o sentido da Páscoa e divulgar as práticas pedagógicas trabalhadas com os alunos formandos de forma interdisciplinar respaldados no tema transversal Pluralidade Cultural com atividades dinâmicas e prazerosas nas Escolas Campo de Estágio ou nas Micro aulas;
- Proporcionar momentos de lazer, descontração e confraternização com as crianças efetivando as ações da Prática e Docência;
- Confeccionar lembranças e organizar atividades com músicas, danças e brincadeiras.
METODOLOGIOA:
O Projeto será implementado com os alunos estagiários através da pesquisa em livros e na internet inserindo músicas, poesias, dramatizações; confecção de lembranças e cartões; dinâmicas; desenho, pintura, recorte, colagem, modelagem e teatro.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES/PROPOSTAS:
             Instituição/ções
                  Atividades         
      Responsáveis
                         
          
EEEFMPP Mª do Carmo de
Miranda

e

Escola Campo de Estágio

- Pesquisa sobre:
·         Textos da Páscoa;
·         Símbolos da Páscoa;
·         Músicas c/coreografia;
·         Bingo da Páscoa e brincadeiras;
·         Lenda da Páscoa;
·         Apresentação de peça teatral;
·         Pintura do rosto/coelhinho;
·         Confecção de lembranças da Páscoa c/bombom/ovinhos, ETC...



·         Professores e
·         Estagiários


AVALIAÇÃO: Observação do desempenho teórico e prático dos/as alunos/as nas apresentações e confecção das lembranças.
Referenciais:
MEC, Referencial Curricular da Educação Infantil;
PINTO, Gerusa Rodrigues e VILLAÇA, Célia Regina. O dia-a-dia do Professor da Professor da Pré-Escola, Volume 4. Belo Horizonte - MG, Editora FAPI Ltda.
Revista Nova Escola - Jogos e brincadeiras – 90 Sugestões parta brincar e aprender. Edição Especial – agosto 2005;
Os símbolos da Páscoa

Por que existe a tradição dos ovos de chocolate e do coelho?
Os ovos tornaram-se símbolo oficial da Páscoa no século 18.  Agora que você já conhece o significado da Páscoa para cristãos e judeus, deve estar imaginando qual é o papel dos ovos de chocolate e do coelho da Páscoa na celebração e porque eles se tornaram símbolos da festa. Ambos foram trazidos de antigos rituais pagãos de fertilidade da primavera, que aconteciam na Europa e no Oriente Médio e eram relacionados com a ressurreição.

O coelho da Páscoa representa a periodicidade humana e lunar, a fertilidade e o renascimento da vida. No Egito Antigo, a lebre era o símbolo da fertilidade. Na Europa, o coelho representa o renascimento da vida, pois, como já assinalamos, a Páscoa européia coincide com o início da primavera. É a época em que a neve derrete, a vida ressurge e os coelhos deixam suas tocas após a hibernação do inverno.

Na festa da primavera, os chineses costumavam presentear os amigos com ovos. Eles embrulhavam os ovos com cascas de cebola e os cozinhavam com beterraba. Quando retirados do fogo, apresentavam desenhos mosqueados na casca. Os egípcios também distribuíam ovos no início da nova estação. No início do cristianismo, presenteava-se com alimentos. A partir do século 18, a Igreja adotou o ovo oficialmente como símbolo da Páscoa. Assim, os ovos tornaram-se o símbolo da ressurreição e da nova vida. A explicação mais provável para o surgimento da troca de ovos de chocolate na Páscoa foi o início da produção em larga escala de chocolate pela indústria em 1828.

Como os primeiros cristãos celebravam a ressurreição de Jesus ao mesmo tempo em que os judeus comemoravam sua Páscoa, vários costumes e símbolos da festa judaica foram incorporados às tradições cristãs. O cordeiro (foto ao lado) é um exemplo. Presente na Páscoa dos judeus, ele simboliza para os cristãos o próprio Jesus Cristo, que foi crucificado para pagar os pecados dos homens.
Alguns costumes da Páscoa permanecem apenas no Oriente. Na Rússia, por exemplo, há cristãos que se cumprimentam no dia da Páscoa com a saudação: "Cristo ressuscitou"; e a resposta: "Ressuscitou realmente". Nos países ibéricos e em suas ex-colônias acontece a malhação do judas, hábito condenado pela Igreja Católica. As pessoas se reúnem no Sábado de Aleluia para linchar um boneco que simboliza Judas, apóstolo que traiu Jesus.

Círio Pascal - É uma vela onde estão inscritas as letras gregas alfa e ômega, simbolizando que Cristo é princípio, fim e ao mesmo tempo luz.

Cordeiro - É um símbolo pascal na Europa Central e Oriental. Os cristãos costumam dizer que Jesus foi o cordeiro de Deus. Muitas pessoas servem esse animal como parte do banquete de Páscoa. Em muitas casas, um bolo em forma de cordeiro costuma decorar as mesas.

Cruz da Ressurreição - É o símbolo da religião cristã, representando sofrimento e ressurreição, pois Jesus foi crucificado, mas voltou à vida.

Pão e Vinho - Simbolizam o corpo e o sangue de Jesus e são dados aos discípulos para celebrar a vida eterna.

Colomba ou pomba de páscoa - Existem várias lendas que contam a origem da colomba pascal. Uma delas diz que no norte da Itália, na Lombardia, o vilarejo de Pavia seria invadido pelo exército de Albuino, o rei dos Lonbargos. Um confeiteiro do local resolveu preparar um presente para o invasor. Criou um bolo diferente, preparado com ricos ingredientes e assado no formato da pomba da paz. Quando recebeu o presente, o invasor ficou encantado com o sabor do bolo e com a sensível idéia e decidiu poupar o vilarejo do ataque. Esse bolo em formato da pomba da paz simboliza a vinda do Espírito Santo. A Bíblia conta que quando João Batista estava batizando Jesus, o Espírito Santo apareceu na forma de uma pomba.

Coelho - O coelho era símbolo de fertilidade no antigo Egito. Como esse animal se reproduz rapidamente e gera muitos filhotes, representa a fecundidade e a reprodução constante da vida e também a Igreja, que também pode ter novos discípulos sempre.
Uma lenda conta que uma mulher pobre pintou ovos e colocou-os escondidos num ninho para presentear os filhos num domingo de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um coelho passou e elas acreditaram que o animal trouxera o presente. O coelho como símbolo da Páscoa chegou ao Brasil pelos imigrantes alemães, entre 1913 e 1920. Na nossa tradição, o coelho esconde os ovos coloridos em ninhos para que as crianças possam procurá-los como presentes de Páscoa.

BRINCADEIRAS DE PÁSCOA - Está chegando a páscoa, e que tal deixar sua festa ainda mais animada? Separamos aqui algumas dicas de brincadeiras super divertidas para a criançada se divertir de montão.

Mímica:
Desenhe os símbolos da páscoa em uma cartolina, pinte os desenhos, recorte, e coloque-os dentro de uma cesta, que se você preferir, pode enfeitar para que ela fique bem bonita. Agora chame toda sua turma, peça para que eles tirem um desenho qualquer, em sigilo, dentro da cesta e de maneira organizada façam mímicas para que os outros participantes adivinhem.

Caça ao Coelho:
Compre uma caixa de chocolate, com bombons sortidos, esconda todos eles pelo jardim. Chame sua turma, e estabeleça o tempo de 3 minutos para a procura. Quem encontar mais bombons dentro do tempo, vence a brincadeira.

Acerte o Alvo:
Decore uma grande cesta com o tema da páscoa , pegue uma pequena bola e divida sua turma em equipes.
A equipe que acertar mais vezes a bola dentro da cesta vence o jogo.

Rabo de Coelho:
Desenhe em uma cartolina um coelho gigante e fixe na parede. Desenhe depois, separadamente, o rabo do coelho e coloque uma fita adesiva na ponta. Escolha um amigo, vende seus olhos e gire-o, depois coloque uma música bem animada e faça com que o amigo coloque o rabo do coelho no lugar certo.

Pulo de Coelho:
Faça uma marca com giz no chão, separe a turma em equipes. Essa brincadeira vai exigir muita
desenvoltura dos participantes. Depois do sinal soado, todos irão ter que saltar igual a um coelhinho até a marca de chegada, o representante da equipe que chegar primeiro, vencerá.

Confecção de lembranças para as crianças: 
1. Porta chocolate, 2. Porta retrato, 3. Sacola da Páscoa e 4.Viseira da Páscoa.                                                       
  
EEEFMPP MARIA DO CARMO DE MIRANDA/CEPES JP/7 - 2014
CURSO MAGISTÉRIO
3ª e 4ª SÉRIE - Disciplina: Educação Infantil
Profª Maria Zilma Andrezza dos Santos
  
PROJETO PÁSCOA 2014 - CULMINÂNCIA
 PROGRAMAÇÃO

 1º Momento
- Acolhimento/Profª Zilma:
- Mensagem reflexiva com chocolate;
- Leitura Bíblica - O sentido da Páscoa.

2º Momento: 
3ª série A/Magistério
- Símbolos da Páscoa:
1. Sírio Pascoal - Lenilza;
2. Cordeiro - Daniele;
3. Cruz da Ressurreição - Amanda;
4. Pão e Vinho - Karla e Joalisson;
5. Ovo - Apoliane;
6. Peixe - Verônica;
7. Colomba - Ianca;
8. Coelho - Adailza

  • Todos os alunos fizeram exposição de modelo de lembranças para as crianças neste período pascal.
 4ª série A/Magistério
- Canção da Páscoa com coreografia: 12 participantes;
- Peça teatral sobre o tema da Páscoa: 12 participantes.

3º Momento: 
- Lanche coletivo de confraternização.
  
                                                                                                          João Pessoa, 14 de Abril de 2014
Registro Fotográfico

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário