SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
EEEFMP PROFESSORA MARIA DO CARMO DE MIRANDA
CEPES JP/7 - 1ª RE
PROJETO
INTERDISCIPLINAR:
“CUIDANDO DA
SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE”
“Saúde e Meio Ambiente não são duas dimensões
separadas. Se olharmos a medicina tradicional, oriental ou indígena, veremos
que saúde e meio ambiente são absolutamente integrados. É uma coisa só, porque
o corpo humano é fruto de um ambiente, da alimentação, do que respira, do que
bebe. O corpo humano é fruto das relações que estabelece com o meio dentro de
um processo”.
Prof. Marcelo Pelizzolli/UFPE
João Pessoa,
2012
IDENTIFICAÇÃO
Endereço: Rua Coronel João Luiz Ribeiro de
Morais, 279
Jaguaribe – João
Pessoa – PB
CEP: 58.013.230
Telefone: (83) 3221 2220/
Código do INEP: 58.013.230
GESTÃO ADMINISTRATIVA:
Gestora Geral: Maria Airan
Cézar
Gestora Adjunta: Rosélia do
Egito
GESTÃO PEDAGÓGICA:
Supervisão
Escolar: Fátima Maria Cantalice da S. Dutra
Supervisão Escolar:
Carleide Cavalcante de Oliveira
Orientadora
Educacional: Simone Uchoa de Morais
SECRETÁRIA ESCOLAR
Eudecira
Sobreira de Almeida Carvalho
S U M Á R I O
PROBLEMATIZAÇÃO
01. JUSTIFICATIVA
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02. OBJETIVOS
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2.1. OBJETIVOS GERAIS
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2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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03. METODOLOGIA
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04. CRONOGRAMA DE
ATIVIDADES
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4.1. 1º CRONOGRAMA DE ATIVIDADES/1º SEMESTRE: SAÚDE
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4.2. 2º CRONOGRAMA DE ATIV/2º SEMESTRE: MEIO AMBIENTE
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05. AVALIAÇÃO
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06. REFERENCIAS
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07. FICHA TÉCNICA
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08. ANEXOS
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08.1. PLANOS DE AÇÃO
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08.2. RELATÓRIO
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08.3. CULMINÂNCIA E
REGISTRO FOTOGRÁFICO DO PROJETO
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PROBLEMATIZAÇÃO
Este projeto surgiu diante da
situação em que nos encontramos: reforma escolar iniciada e paralisada até o
presente momento. O processo de reforma iniciada em maio de 2011 teve como
consequência nossa saída para outras escolas no segundo semestre do ano
citado. Em 2012, início do ano letivo
decidimos voltar para nossa escola mesmo em reforma para não perdermos nossos
alunos e, consequentemente, nosso espaço escolar. Por nos encontrarmos neste
ambiente inadequado, sem as mínimas condições de trabalho, prejudicando nossa
saúde é que resolvemos abordar este tema: Cuidando da Saúde e Meio Ambiente.
01.
JUSTIFICATIVA
Este
Projeto tem a finalidade de ampliar as discussões e construir coletivamente
caminhos para o entendimento da sustentabilidade dos recursos naturais através
da escola que é um espaço privilegiado para produzir e socializar conhecimentos
contribuindo, portanto, para a saúde do povo brasileiro.
Contempla questões relacionadas à
saúde e ao meio ambiente estabelecendo ações para intervir e agir no meio em
que vivemos e em outras realidades. Diante desta temática a escola investiga
suas preocupações, sonhos e anseios destacando-se as relacionadas com o caráter
e dignidade, a importância na formação do cidadão, sem esquecer, nunca, que o
sustento vem da terra.
É um problema muito sério um sistema
de saúde se pautar simplesmente por um combate à doença, num sentido
fragmentário, clínico-físico, esquecendo a dimensão em que se produzem doença e
saúde. A saúde coletiva pensa essas condições ambientais de saúde, sem falar
necessariamente em questões de ordem ecológica. Saúde significa um corpo
saudável num ambiente saudável, as condições sanitárias e de alimentação que a
população tem.
Sabemos que o nosso sistema
imunológico está ligado ao que consumimos, ao ar que respiramos, como nos
relacionamos afetivamente. A propaganda de medicamentos ou de alimentos ajuda a
disseminar na população um consumismo exagerado. Talvez as pessoas comam hoje
30, 40% mais do que precisam e consomem alimentos artificiais, processados e
industrializados demais. Acabam não se alimentando com o que a medicina chama
de nutracêuticos, alimentos que são remédios, que mantêm a saúde, e que vêm da
natureza; frutas e verduras, fibras e água.
Em 2011, a revista The Lancet, de
Londres, publicou uma matéria pedindo ao governo brasileiro que controle as
propagandas na área alimentícia, para evitar o consumo excessivo de açúcar,
refrigerante, álcool, cigarro e gordura. É uma situação muito séria, porque a
alimentação do povo, as condições sanitárias e ambientais são doentias. Esse é
o custo que o país paga tendo que sanar um sistema de saúde com um sistema de
doença; remediar os males que vêm de uma dimensão sanitária e ambiental
anterior.
O corpo é uma série de organismos
que compõem esse organismo que é o meio ambiente. Mas há uma área específica,
cada vez mais estudada, que aponta as condições ambientais como raiz da saúde e
da doença. Isso inclui as dimensões alimentares, de lazer, das relações humanas
e, é claro, as questões do clima e da poluição, as toxicidades do que
consumimos, como cosméticos, produtos de higiene, aparelhos eletrônicos...
A saúde ambiental é uma dimensão
ecológica da saúde, muito profunda, preventiva e curativa. Esse discurso é um
pouco novo para alguns, mas é uma prática muito antiga, com um novo paradigma
sistêmico, holístico, que chamamos de integrativo. Ele integra essas tradições,
olha as condições de saúde da pessoa, que não é só um paciente, mas é sujeito
de sua saúde. É ela que constrói muito da sua saúde e da sua doença.
Esse novo paradigma integra o saber
científico mais avançado com as práticas preventivas de base, que são as
condições bióticas, alimentares, emocionais, de estilo de vida e de uso do
corpo do sujeito. Estão voltando a ser discutidas as práticas de medicinas
tradicionais, que são mais efetivas, porque vão à raiz dos problemas. A ioga,
por exemplo, mexe muito com o corpo.
Essas práticas, aos poucos, estão
sendo incorporadas não só a medicina, mas também a outras áreas, inclusive no
Sistema Único de Saúde. Algumas práticas que antes eram vistas como
alternativas, hoje são percebidas como práticas básicas para promover a manter
a saúde.
Diante
de toda a preocupação com o meio ambiente temos um fator relevante em favor da
natureza, é a reciclagem que deve reduzir a acumulação progressiva de resíduos,
a produção de novos materiais, como o papel, que exige o corte de mais árvores;
as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar,
água; entre outros tantos fatores negativos. No Brasil existem, os carroceiros
ou catadores de papel, que vivem da vinda de sucatas, papéis, alumínio e outros
materiais recicláveis deixados no lixo.
Fundamentados
nestas premissas do autor acima citado, estes temas saúde e meio ambiente serão
trabalhados neste projeto de forma interdisciplinar e transdisciplinar de
acordo com o cronograma de atividades integradas com a finalidade de
proporcionar a conscientização ecológica dos nossos alunos no ambiente escolar
e fora dele.
02. OBJETIVOS:
2.1. OBJETIVOS GERAIS:
2.1.1.
Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável,
suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos
enfermos e mobilizando a população para que busque a melhoria no sistema
público de saúde.
2.1.2.
Estimular a formação de bons hábitos com relação à utilização dos recursos
naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie
e do próprio planeta para que a sociedade tenha um ambiente sustentável,
garantindo a vida no e do planeta.
2.2.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2.2.1.
Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de
vida saudáveis;
2.2.2.
Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas
necessidades e a integração na comunidade;
2.2.3.
Despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública,
visando a defesa do SUS – Sistema Único de Saúde e a reivindicação do seu justo
financiamento;
2.2.4.
Promover e estimular o consumo de alimentos saudáveis adquirindo hábitos para
uma boa alimentação e adequando-os as suas necessidades e realidade;
2.2.5.
Realizar uma pesquisa a respeito da qualidade da saúde pública no Município de
João Pessoa para conhecer seus desafios bem como sua estreita relação com os
aspectos socioculturais;
2.2.6.
Realizar o Gesto Exemplar com doações em quatro instituições de saúde pública;
2.2.7.
Conscientizar os educandos para a necessidade de pensar no problema do lixo,
nas formas de coleta e destino, na reciclagem - nos responsáveis pela produção
e destino na escola, em casa e em espaços públicos para que ele possa ser uma
fonte de recurso financeiro através da reciclagem;
2.2.8.
Realizar Oficinas orientadoras para a seleta do lixo;
2.2.9.
Identificar o nível de dependência da energia elétrica, buscando alternativas
para a redução do consumo a partir do trabalho de conscientização;
2.2.10.
Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além
de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente;
2.2.11.
Despertar a consciência ecológica sobre a necessidade de colaborar para
minimizar a poluição da água dos rios e mares;
3.
METODOLOGIA
O projeto “CUIDANDO DA SAUDE E DO MEIO AMBIENTE” será desenvolvido
através de diversas atividades: Reflexão de textos; Dinâmicas de grupo; Exibição
de vídeos/filmes; Palestra/debates; Enquetes; Dramatizações; Doações a
instituições carentes/gesto exemplar; Oficinas e; Pesquisas conforme
cronogramas abaixo relacionados.
Executaremos ao longo do projeto quatro Planos de Ação:
- 1º Plano de
Ação: SESSÃO DE CINEMA - FILME:
FILADELFIA;
- 2º Plano de Ação: Visita a Exposição
Sementes da Mudança no Casarão 34 -
Aula campo
interdisciplinar/extraclasse;
- 3º Plano de Ação: SESSÃO DE CINEMA - FILME: RIO;
- 4º Plano de Ação: Aula campo interdisciplinar/extraclasse visita a Exposição do Artista Frans Krajcberg na Estação das
Artes/Cabo Branco - João Pessoa/PB.
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