segunda-feira, 20 de maio de 2013

Atualizando atividades 2012 - Projeto Interdisciplinar "Cuidando da Saúde e do Meio Ambiente"



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

EEEFMP PROFESSORA MARIA DO CARMO DE MIRANDA
CEPES JP/7 - 1ª RE                                
                                                                               
PROJETO INTERDISCIPLINAR:
“CUIDANDO DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE”   




“Saúde e Meio Ambiente não são duas dimensões separadas. Se olharmos a medicina tradicional, oriental ou indígena, veremos que saúde e meio ambiente são absolutamente integrados. É uma coisa só, porque o corpo humano é fruto de um ambiente, da alimentação, do que respira, do que bebe. O corpo humano é fruto das relações que estabelece com o meio dentro de um processo”.
                                                               
                                                         Prof. Marcelo Pelizzolli/UFPE
                                                                  
João Pessoa, 2012





IDENTIFICAÇÃO
                                                                                         
Endereço: Rua Coronel João Luiz Ribeiro de Morais, 279

Jaguaribe – João Pessoa – PB

CEP: 58.013.230

Telefone: (83) 3221 2220/

Código do INEP: 58.013.230

                                                             


GESTÃO ADMINISTRATIVA:

Gestora Geral: Maria Airan Cézar

Gestora Adjunta: Rosélia do Egito


GESTÃO PEDAGÓGICA:

Supervisão Escolar: Fátima Maria Cantalice da S. Dutra

Supervisão Escolar: Carleide Cavalcante de Oliveira

Orientadora Educacional: Simone Uchoa de Morais



SECRETÁRIA ESCOLAR

Eudecira Sobreira de Almeida Carvalho









S U M Á R I O
                
    
PROBLEMATIZAÇÃO

01.   JUSTIFICATIVA

02.   OBJETIVOS

2.1. OBJETIVOS GERAIS

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

03.  METODOLOGIA

04.  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

4.1. 1º CRONOGRAMA DE ATIVIDADES/1º SEMESTRE: SAÚDE

4.2. 2º CRONOGRAMA DE ATIV/2º SEMESTRE: MEIO AMBIENTE

05. AVALIAÇÃO

06. REFERENCIAS

07. FICHA TÉCNICA

08. ANEXOS

08.1. PLANOS DE AÇÃO

08.2. RELATÓRIO

08.3.  CULMINÂNCIA E REGISTRO FOTOGRÁFICO DO PROJETO










PROBLEMATIZAÇÃO

            Este projeto surgiu diante da situação em que nos encontramos: reforma escolar iniciada e paralisada até o presente momento. O processo de reforma iniciada em maio de 2011 teve como consequência nossa saída para outras escolas no segundo semestre do ano citado.  Em 2012, início do ano letivo decidimos voltar para nossa escola mesmo em reforma para não perdermos nossos alunos e, consequentemente, nosso espaço escolar. Por nos encontrarmos neste ambiente inadequado, sem as mínimas condições de trabalho, prejudicando nossa saúde é que resolvemos abordar este tema: Cuidando da Saúde e Meio Ambiente.
                                                                                                           

01.   JUSTIFICATIVA

Este Projeto tem a finalidade de ampliar as discussões e construir coletivamente caminhos para o entendimento da sustentabilidade dos recursos naturais através da escola que é um espaço privilegiado para produzir e socializar conhecimentos contribuindo, portanto, para a saúde do povo brasileiro.
            Contempla questões relacionadas à saúde e ao meio ambiente estabelecendo ações para intervir e agir no meio em que vivemos e em outras realidades. Diante desta temática a escola investiga suas preocupações, sonhos e anseios destacando-se as relacionadas com o caráter e dignidade, a importância na formação do cidadão, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra.
            É um problema muito sério um sistema de saúde se pautar simplesmente por um combate à doença, num sentido fragmentário, clínico-físico, esquecendo a dimensão em que se produzem doença e saúde. A saúde coletiva pensa essas condições ambientais de saúde, sem falar necessariamente em questões de ordem ecológica. Saúde significa um corpo saudável num ambiente saudável, as condições sanitárias e de alimentação que a população tem.
            Sabemos que o nosso sistema imunológico está ligado ao que consumimos, ao ar que respiramos, como nos relacionamos afetivamente. A propaganda de medicamentos ou de alimentos ajuda a disseminar na população um consumismo exagerado. Talvez as pessoas comam hoje 30, 40% mais do que precisam e consomem alimentos artificiais, processados e industrializados demais. Acabam não se alimentando com o que a medicina chama de nutracêuticos, alimentos que são remédios, que mantêm a saúde, e que vêm da natureza; frutas e verduras, fibras e água.
            Em 2011, a revista The Lancet, de Londres, publicou uma matéria pedindo ao governo brasileiro que controle as propagandas na área alimentícia, para evitar o consumo excessivo de açúcar, refrigerante, álcool, cigarro e gordura. É uma situação muito séria, porque a alimentação do povo, as condições sanitárias e ambientais são doentias. Esse é o custo que o país paga tendo que sanar um sistema de saúde com um sistema de doença; remediar os males que vêm de uma dimensão sanitária e ambiental anterior.
            O corpo é uma série de organismos que compõem esse organismo que é o meio ambiente. Mas há uma área específica, cada vez mais estudada, que aponta as condições ambientais como raiz da saúde e da doença. Isso inclui as dimensões alimentares, de lazer, das relações humanas e, é claro, as questões do clima e da poluição, as toxicidades do que consumimos, como cosméticos, produtos de higiene, aparelhos eletrônicos...
            A saúde ambiental é uma dimensão ecológica da saúde, muito profunda, preventiva e curativa. Esse discurso é um pouco novo para alguns, mas é uma prática muito antiga, com um novo paradigma sistêmico, holístico, que chamamos de integrativo. Ele integra essas tradições, olha as condições de saúde da pessoa, que não é só um paciente, mas é sujeito de sua saúde. É ela que constrói muito da sua saúde e da sua doença.
            Esse novo paradigma integra o saber científico mais avançado com as práticas preventivas de base, que são as condições bióticas, alimentares, emocionais, de estilo de vida e de uso do corpo do sujeito. Estão voltando a ser discutidas as práticas de medicinas tradicionais, que são mais efetivas, porque vão à raiz dos problemas. A ioga, por exemplo, mexe muito com o corpo.
            Essas práticas, aos poucos, estão sendo incorporadas não só a medicina, mas também a outras áreas, inclusive no Sistema Único de Saúde. Algumas práticas que antes eram vistas como alternativas, hoje são percebidas como práticas básicas para promover a manter a saúde.
Diante de toda a preocupação com o meio ambiente temos um fator relevante em favor da natureza, é a reciclagem que deve reduzir a acumulação progressiva de resíduos, a produção de novos materiais, como o papel, que exige o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar, água; entre outros tantos fatores negativos. No Brasil existem, os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da vinda de sucatas, papéis, alumínio e outros materiais recicláveis deixados no lixo.
Fundamentados nestas premissas do autor acima citado, estes temas saúde e meio ambiente serão trabalhados neste projeto de forma interdisciplinar e transdisciplinar de acordo com o cronograma de atividades integradas com a finalidade de proporcionar a conscientização ecológica dos nossos alunos no ambiente escolar e fora dele.

02.   OBJETIVOS:

2.1. OBJETIVOS GERAIS:
2.1.1. Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizando a população para que busque a melhoria no sistema público de saúde.
2.1.2. Estimular a formação de bons hábitos com relação à utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e do próprio planeta para que a sociedade tenha um ambiente sustentável, garantindo a vida no e do planeta.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2.2.1. Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudáveis;
2.2.2. Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade;
2.2.3. Despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando a defesa do SUS – Sistema Único de Saúde e a reivindicação do seu justo financiamento;
2.2.4. Promover e estimular o consumo de alimentos saudáveis adquirindo hábitos para uma boa alimentação e adequando-os as suas necessidades e realidade;
2.2.5. Realizar uma pesquisa a respeito da qualidade da saúde pública no Município de João Pessoa para conhecer seus desafios bem como sua estreita relação com os aspectos socioculturais;
2.2.6. Realizar o Gesto Exemplar com doações em quatro instituições de saúde pública;
2.2.7. Conscientizar os educandos para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem - nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços públicos para que ele possa ser uma fonte de recurso financeiro através da reciclagem;
2.2.8. Realizar Oficinas orientadoras para a seleta do lixo;

2.2.9. Identificar o nível de dependência da energia elétrica, buscando alternativas para a redução do consumo a partir do trabalho de conscientização;
2.2.10. Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente;
2.2.11. Despertar a consciência ecológica sobre a necessidade de colaborar para minimizar a poluição da água dos rios e mares;

3. METODOLOGIA

O projeto “CUIDANDO DA SAUDE E DO MEIO AMBIENTE” será desenvolvido através de diversas atividades: Reflexão de textos; Dinâmicas de grupo; Exibição de vídeos/filmes; Palestra/debates; Enquetes; Dramatizações; Doações a instituições carentes/gesto exemplar; Oficinas e; Pesquisas conforme cronogramas abaixo relacionados.
Executaremos ao longo do projeto quatro Planos de Ação:

- Plano de Ação: SESSÃO DE CINEMA - FILME: FILADELFIA;

- 2º Plano de Ação: Visita a Exposição Sementes da Mudança no Casarão 34 - Aula campo interdisciplinar/extraclasse;

- 3º Plano de Ação: SESSÃO DE CINEMA - FILME: RIO;

- 4º Plano de Ação: Aula campo interdisciplinar/extraclasse visita a Exposição do Artista Frans Krajcberg na Estação das Artes/Cabo Branco - João Pessoa/PB.



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