ESTADO DA PARAÍBA – SEE-PB
EEEFMP PROFESSORA MARIA DO CARMO DE MIRANDA/CEPES JP7
PROJETO DE ÉTICA E CIDADANIA
“CONVIVENCIA, um exercício de valores”
1. Apresentação/Justificativa.
Em virtude dos muitos anos de uma educação meramente conteudista, a escola de hoje enfrenta o dilema de conjugar competência cognitiva com formação de valores éticos. Nesse sentido, as diversas áreas do saber anseiam por uma linha educacional capaz de trabalhar o conhecimento científico aliado às possibilidades do uso racional e responsável para com a vida humana.
Conforme os quatro Pilares da Educação, APRENDER A CONVIVER consiste em um dos maiores desafios para os educadores, pois atua no campo das atitudes e valores. Cai neste campo o combate ao conflito, ao preconceito, as rivalidades milenares ou diárias. Se aposta na Educação como o veículo de paz, tolerância e compreensão; mas como fazê-lo?
Esse projeto busca, em sua essência, tomar para si esse desafio atual e trabalhar o tema de valores, na intenção de procurar, tanto nas questões práticas do cotidiano quanto no confronto com a realidade social excludente, desenvolver o senso de respeito, justiça, solidariedade e responsabilidade social. Acreditamos que a aproximação da família com a escola seja pré-requisito indispensável nesse processo, posto que a formação de valores origina-se e consolida-se verdadeiramente na família. Acreditamos que o trabalho de sensibilização e conscientização sobre ética e felicidade; ética e cidadania; paz e solidariedade fortaleça os laços afetivos da comunidade escolar.
2. Objetivos:
• Desenvolver o senso critico de cidadania e responsabilidade social;
• Cultivar o exercício de uma moral humanitária;
• Exercitar o sentimento de indignação diante das injustiças;
• Trabalhar o senso de tolerância e respeito à diversidade;
• Priorizar o aspecto humano e espiritual em detrimento do material;
• Cultivar a solidariedade e protestar contra a indiferença.
3. Metodologia
Será abordado subtemas do projeto com ações em conjunto e outras realizadas por cada professor. Componentes curriculares envolvidos: é uma proposta interdisciplinar, portanto todas as disciplinas estarão envolvidas a partir de atividades dinâmicas e criativas com produção, pesquisa, exposição, entrevista/ debate, oficinas, etc.
4. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES/SUGESTÕES:
Nº | Atividades/meses | Out | Nov | Dez |
01 | Divulgação do Projeto na comunidade escolar de forma coletiva, conversas informais com o corpo docente e discente, dinâmicas de grupo e reflexão de textos; | X | ||
02 | Subtema 1: Ética e felicidade. Encontro com os alunos para exibição do filme “A CORRENTE DO BEM”, com o objetivo de relacionar o nosso bem-estar à satisfação de contribuir com o outro. Atividades relacionadas a critério dos professores; | 2ªS | ||
03 | Subtema 2: Oficina musical – Ética e cidadania Será trabalhada musicas éticas, cidadãs, culturais e de paz de acordo com as disciplinas/áreas do conhecimento pelos professores. | 3ªS | ||
04 | Subtema 3: Paz e solidariedade Serão estudadas/debatidas algumas personalidades que contribuíram para a construção da paz e da cidadania no nosso país: - Zilda Arns (1º ano Magistério e Secretariado) - Ir. Dulce e Madre Tereza de Calcutá (2ºano Mag. e Sec.) - D. Hélder Câmara (3ºano Mag. e Sec.) - Instituto dos Cegos da Paraíba - Visita e realização de trabalhos de pesquisa no (4ºano Mag.) - Mestre JESUS CRISTO - Escola de Demonstração; - Realização de visitas com doações a instituições carentes: Hospital Padre Zé; Associação Paraibana do Controle do Câncer Infanto-juvenil “Donos do Amanhã”; Lar da Criança Jesus de Nazaré; Pastoral da Criança do Bairro das Industrias; Amem-Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância. | 4ªS | ||
06 | Culminância do Projeto: Exposição de trabalhos, murais, maquetes; Apresentações artísticas e culturais: dramatizações, paródias, musi cas, relatos das visitas/doações, etc.; Confraternização docente e discente. | Dia 14 | ||
07 | Avaliação do Projeto. | Dia 14 |
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