segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação



De acordo com os estudos e pesquisas de Silvio da Costa Pereira no mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis, foi constatado que a maioria das escolas publicas estaduais, municipais e particulares são equipadas com computadores, TVs, DVDs, som, máquinas fotográficas e etc., mas muitos professores não utilizam estes recursos por não saberem. Segundo ele, a linguagem audiovisual é complexa e possue gramática própria em se tratando de conceitos e idéias sobre o mundo. Para ele, tanto a alfabetização quanto o letramento midiáticos precisam ser promovidos junto a jovens e adultos, para auxiliá-los a ler e escrever, de forma autônoma, crítica e criativa. Ele afirma que a educação deve se dar em duas dimensões indisssociáveis  - como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo porque essa é uma perspectiva de formação para a cidadania do seculo 21.

No mundo globalizado e informatizado o qual vivemos é urgente e necessário a atualização metodológica atraves das mídias. A integração entre as tecnologias da informação e comunicação (Tics) e a educação no espaço educativo, traz reflexões para a busca de formação continuada do corpo docente na utilização desta ferramenta de trabalho que é de domínio das crianças, jovens e adultos que  são da era tecnológica.
A nossa vida hoje está condicionada as modernas tecnologias de comunicação e isso traz  grandes desafios para o campo da educação que tem tido crescimento tímido. Portanto, é urgente este processo de formação contínua dos educadores atraves das escolas e secretarias de educação.

Este curso esta proporcionando aos professores crescimento pessoal e profissional atraves da construção e socialização de conhecimentos indispensáveis a prática pedagógica. Pena que somos educadores dos tres turnos segundo Hamilton Verneck e, para sobreviver, o tempo fica muito limitado.

MZAS – JP Dez de 2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário