PROJETO:
“NATUREZA
E SOCIEDADE:
DUETO
QUE DESPERTA CURIOSIDADE NA INFÂNCIA”
“São os
educadores que dão o tom ao trabalho, que reforçam ou não a capacidade crítica
e a curiosidade das crianças, que as aproximam dos objetos e das situações, que
acreditam ou não nas suas possibilidades, que buscam entender suas produções,
que dão espaço para a fala, a expressão, a autonomia e a autoria.
(CORSINO, 2009, P.09)
Professora:
MARIA ZILMA ANDREZZA DOS SANTOS
Disciplina: Educação Infantil e suas Metodologias
JOÃO
PESSOA/PB, julho de 2014
|
IDENTIFICAÇÃO
PESSOAL
MARIA ZILMA ANDREZZA DOS SANTOS
RG
285.083 SSP/PB; CPF: 206.375.004-15
Matrícula
Estadual: 137.723-0
Professora/Disciplina: Educação
Infantil e suas Metodologias
Pedagoga
e Especialista
Coordenadora
da Prática de Ensino/Magistério
Orientadora
de Estudos do SisMédio
Endereço:
Rua Professor Barroso, 34 – Bairro dos Estados
CEP:
58.030.204
Telefone:
(83)3242 6368 - (83)8880 5201
Face
book: http://www.mzilmaas@gmail.com
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
EEEFMPP
Maria do Carmo de Miranda - CEPES JP/7
Código
do INEP: 25096702
E
mail: escolamcmiranda@gmail.com
Diretora:
Profª Maria Airan Cézar
Vice
Diretora: Profª Rosélia do Egito
S U
M Á R I O
I. APRESENTAÇÃO...........................................................................................04
II. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................................................................05
III.
OBJETIVOS...................................................................................................08
III.
I. OJETIVOS GERAIS...................................................................................08
III. II. OJETIVOS ESPECÍFICOS.......................................................................08
IV.
METODOLOGIA...........................................................................................08
V. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.............................................................09
VI. AVALIAÇÃO................................................................................................09
VI. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................10
VII. ANEXOS
......................................................................................................10
Este Projeto: “NATUREZA E SOCIEDADE: DUETO QUE DESPERTA CURIOSIDADE NA INFÂNCIA” têm como finalidade descrever de forma objetiva a execução do trabalho a
ser realizado este ano no terceiro e quarto bimestres conforme os conteúdos
específicos do eixo temático Sociedade e Natureza na Disciplina de Educação
Infantil e suas Metodologias em sala de aula e nas aulas campo conforme
cronograma de atividades inseridos no projeto com as alunas da 4ª série do
Curso Magistério na Modalidade Normal as quais pretendem atuar como professoras
na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
A elaboração deste projeto é, por excelência, a forma de organização
didática mais adequada para se trabalhar com este eixo, devido à natureza e à
diversidade dos conteúdos que ele oferece e também ao seu caráter
interdisciplinar. A articulação entre as diversas áreas que compõem este eixo é
um dos fatores importantes para a aprendizagem dos conteúdos propostos tendo em
vista as dimensões da formação humana integral – a ciência, a cultura, o
trabalho e a tecnologia presentes nas Diretrizes Curriculares do Ensino Médio o
qual está incluído a formação do professor em nível médio na modalidade Normal.
Neste
projeto, priorizaremos a preparação da professora para o mercado de trabalho
nesta área tão importante que é educar e cuidar das crianças pequenas com
relação a aprendizagem dos conteúdos deste eixo temático que desperta tanta
curiosidade e questionamento as crianças. Portanto, nossa metodologia esta relacionada
a teoria e prática através da aula campo que é uma alternativa inovadora e
desperta curiosidade tanto as alunas concluintes quanto ao público alvo, as
crianças. Os planos de ensino e, consequentemente, as aulas devem ser
planejadas tendo como referência o Currículo da Educação Infantil e, a esta
ação denominada transposição
didática é que dependerá competência e consciência política das nossas alunas,
futuras professoras ao ministrar suas aulas. Nosso trabalho
está organizado conforme tópicos do sumário e será executado de acordo com o cronograma
de atividades planejadas e as orientações metodológicas no período de Julho a
Outubro deste ano na sala de aula através de estudos dos referenciais teóricos;
nas micro aulas das alunas; nas escolas campo de estágio onde as alunas realizarão a pratica docente na
Educação Infantil e nas aulas campo de acordo com os Planos de Ensino.
A
Educação Infantil é a base da formação dos futuros cidadãos portanto, enquanto
curso profissionalizante em nível médio normal entendemos que é na formação
inicial que os professores devem receber uma sólida formação para o exercício
da prática docente neste segmento – Educação Infantil, período em que se cuida
e se educa. O contato da criança com os objetos, com o meio ambiente e com as pessoas
é que faz a diferença.
Finalmente, existem vários
motivos pelo qual é fundamental trabalhar com as crianças a importância da
educação ambiental, a consciência da preservação e dos cuidados com o meio
ambiente logo nos primeiros anos de vida além de fortalecer, também, a formação
moral e ética para conviver com a diversidade cultural respeitando as
diferenças socioculturais. Agora só
depende de nós educadores formadores e dos professores da primeira infância
oferecermos a estas crianças as bases de conscientização e preservação
necessárias, para que elas iniciem o seu caminho com muita segurança,
sensibilidade e habilidade segundo afirmou Rubem Alves em seu vídeo: Educar.
II. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil/RECNEI
(1998, vol. 01 p.21-22): “As crianças constroem o conhecimento a partir das
interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem”.
(RCNEI, 1998).
Ainda de acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil,
a grande a diversidade de temas que este eixo oferece, portanto, é preciso
estruturar o trabalho de forma a escolher os assuntos mais relevantes para as
crianças e o seu grupo social. As crianças devem, desde pequenas, ser
instigadas a observar fenômenos, relatar acontecimentos, formular hipóteses,
prever resultados para experimentos, conhecer diferentes contextos históricos e
sociais, tentar localizá-los no espaço e no tempo. Podem também trocar ideias e
informações, debatê-las, confrontá-las, distingui-las e representa-las,
aprendendo, aos poucos, como se produz um conhecimento novo ou por que as
ideias mudam ou permanecem.
Portanto, priorizamos este tema por ser abrangente
e se tratar do eixo Natureza e Sociedade e, enfocamos os conteúdos: plantas, animais, meio ambiente, meios de transporte e
diversidade/preconceito para dar suporte metodológico com sugestões teóricas,
práticas e dinâmicas para melhor compreensão e apreensão da consciência
ambiental, ecológica e ética as crianças. A sensibilidade a estas questões
serão trabalhadas de forma amorosa com muita competência técnica e compromisso
político a partir das habilidades específicas para cada situação pedagógica
lembrando que, segundo Rubem Alves em seu Vídeo: Educar - o trabalho com as sensibilidades
antecedem e fundamentam o trabalho com as habilidades.
Os objetivos para as crianças de 0 a 3 conforme o RECNEI,
deve se organizar para que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas; estabelecer
contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando
curiosidade e interesse.
Para as crianças de 4 e 5 os objetivos deverão ser
aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças
sejam capazes de: interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e
natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo,
manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e
confrontando ideias; estabelecer algumas relações entre o modo de vida
característico de seu grupo social e de outros grupos; estabelecer algumas
relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem,
valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade
da vida humana.
Os conteúdos selecionados deverão ser organizados e definidos em
função das diferentes realidades e necessidades e deverão ser selecionados em
função dos seguintes critérios: relevância social e vínculo com as práticas sociais
significativas; grau de significado para a criança; possibilidade que oferecem
de construção de uma visão de mundo integrada e relacional; possibilidade de
ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural.
Portanto, a nossa prioridade será as aulas campos as quais
iremos realizar para contemplar estes objetivos que exige dos professores
planejamento e adequação dos conhecimentos adquiridos para repassar para as
crianças – transposição didática.
“Através de estudos e
pesquisas científicas, a neurociência conclui que a inteligência de uma criança
é adquirida num processo que envolve a ação, o meio cultural e a ajuda de um
profissional de ensino. Os cientistas afirmam que certamente há momentos de
maior sensibilidade para determinadas atividades de aprendizagem, chamada de
“janelas de oportunidades”. Nesta fase, não ocorrendo o desenvolvimento de
nenhuma atividade educativa, pode ocasionar uma perda de informações, ficando
assim mais custoso o desenvolvimento. (DIDONET, 2003)
É na Educação Infantil, especificamente nas creches e pré escolas, espaço
de construção de conhecimento coletivo e individual a partir de aulas bem
planejadas e executadas é que as crianças vivenciam estas “janelas de aprendizagem”
citadas por Didonet.
O meio ambiente onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de
fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram
curiosas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no
qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando
respostas às suas indagações.
O professor é o facilitador,
orientador do processo de ensino e aprendizagem, porque é mais experiente que
aprende e permite ao educando aprender da forma mais lúdica possível de acordo
com sua formação docente. A criança através do meio cultural, das interações
com o meio seja num trabalho individual ou coletivo é a verdadeira construtora
do seu conhecimento. Por isto concordamos com Emília Ferreiro quando diz que:
“A
arte de ensinar vai muito além de quadro e giz. Envolvem conhecimento profundo
da vivência do aluno, conhecimento do professor, materiais, técnicas, métodos e
muito apoio para se desenvolver um trabalho de equipe. Em um conhecimento
construtivista, estimular aspectos motores, afetivos, são essenciais unidos ao
contexto sociocultural do aluno, para que se possa fazer análise desses dados,
necessita-se definir a prática do ensino, onde acredita-se na prática da
pesquisa e interação de conhecimentos”.
De acordo com estas premissas
reconhecemos que o meio ambiente e as relações sociais da comunidade e relações
familiares, ajuda o educador a entender o cotidiano da criança, podendo assim
auxiliar melhor em seu desenvolvimento e aprendizado. Além disso, proporcionar
as crianças condições para observarem e conhecerem o lugar onde vivem.
A partir destas citações, é que reconhecemos
que as aulas campos são objetos de observação, pesquisa e aprendizagens
significativas, recursos metodológicos que aguçam a curiosidade as crianças
despertando o desejo de aprender de forma dinâmica e prazerosa além de
socializa-las fortalecendo os laços de amizade entre elas, os educadores, a
escola, a família e a sociedade. Ao final do trabalho as alunas
estagiárias, alvo do Projeto, avaliarão a prática pedagógica registrando os
aspectos positivos e os que precisam ser melhorados e, darão sugestões para a
melhoria do trabalho na disciplina.
III. OBJETIVOS
III. I. OJETIVO GERAL:
-
Proporcionar as alunas concluintes da 4ª série do curso Magistério em nível
médio, futuras professoras, estudo dos referenciais teóricos e práticos
relacionados ao tema Natureza e Sociedade preparando-as para o mercado de
trabalho;
III. II. OJETIVOS ESPECÍFICOS:
-
Esclarecer noções de consciência ambiental, mostrando através do contato com o
meio ambiente, a natureza, plantas e animais da região e o papel que cada uma
desempenhará no exercício da docência;
- Refletir
sobre a posição da criança, frente às mudanças de ordem ecológica e social a
que estamos expondo;
- Trabalhar a diversidade
cultural/preconceito - a partir da literatura infantil, recurso metodológico
que sensibiliza as crianças contribuindo para o exercício da cidadania;
- Orientar as alunas para observar,
registrar e sistematizar atividades relativas ao tema reorganizando a pesquisa
e fazendo a transposição didática a partir dos planos de ensino para a Educação
Infantil;
- Orientar Planos de Ensino relativos
ao tema para execução de micro aulas e aulas na Educação Infantil;
-
Documentar todo trabalho realizado postando nas redes sociais da escola para
servir como fonte de pesquisa a quem interessar;
- Avaliar todo trabalho realizado e elaborar
Relatório das atividades desenvolvidas.
IV. METODOLOGIA
Segundo o Referencial Curricular Nacional da
Educação Infantil a relação da criança com os fenômenos naturais e sociais pode
ser sintetizada numa única palavra: curiosidade, portanto, neste trabalho mais uma vez
priorizaremos a metodologia dinâmica e prazerosa da Aula Campo como alternativa
de aprendizagem significativa que motiva e aguça a curiosidade das alunas do
curso Magistério ora estagiárias da 4ª série/concluintes/etapa: Regência
orientando-as para este exercício prazeroso enquanto futuras professoras deste
segmento tão importante que é a Educação Infantil.
A metodologia adotada terá o
aluno como sujeito ativo do processo de ensino e aprendizagem do eixo temático
sociedade e natureza. O professor será o mediador, orientador e facilitador da
aprendizagem dos alunos. As
atividades pedagógicas a serem desenvolvidas serão: - Estudo do referencial
teórico através de livros e textos; - Exibição e debate de vídeos relativos ao
tema; - Aulas campo conforme Planos de Ensino anexos; - Relatório a partir das
aulas campo.
V.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
Nº
|
Atividades/Meses de execução
|
Jul
|
Ago
|
Set
|
Out
|
01
|
Elaboração e apresentação dialógica
do Projeto as
alunas da 4ª série do Curso
Magistério;
|
X
|
|||
02
|
Estudo do referencial teórico
Sociedade e Natureza;
|
X
|
X
|
X
|
|
03
|
Exibição e debate dos Vídeos;
Educar/Rubem Alves;
Sociedade e Natureza; Brincar e
aprender com a na
tureza/Vital Didonet e
Pensamento Infantil/You tube.
|
X
|
X
|
X
|
|
04
|
Estudo biográfico do
especialista do tema Sociedade
e Natureza - Vidal Didonet;
|
X
|
X
|
||
05
|
Aula Campo para o Parque Arruda
Câmara/Bica conforme Plano de ensino anexo;
|
X
|
|||
06
|
Micro aulas em grupos de quatro
e cinco participan-
tes sobre animais, plantas,
meios de transportes e diversidade/preconceito;
|
X
|
X
|
||
07
|
Atividades afins nos estágios
supervisionados a partir dos Planos de Ensino de Sociedade e Natureza na sala
de aula, campos de estágio;
|
X
|
X
|
X
|
|
08
|
Aula Campo para o Forte de
Santa Catarina em Cabedelo/PB conforme Plano de Ensino anexo;
|
27
|
|||
09
|
Elaboração de Planos de Ensino e
atividades referen-
tes as aulas campo conforme
direcionamento dos planos/atividades;
|
X
|
X
|
||
10
|
Registro fotográfico das
atividades realizadas e pos
tas nas redes sociais da
escola;
|
X
|
X
|
X
|
X
|
11
|
Avaliação do Projeto;
|
X
|
X
|
X
|
|
12
|
Elaboração do Relatório
|
X
|
VI. AVALIAÇÃO
Todo trabalho deve ser avaliado e
este, o será de forma contínua e sistemática por mim responsável pelo
desenvolvimento deste projeto e professora desta disciplina. Será também avaliado
pelas as alunas da 4ª série do Curso Magistério Nível Médio na Modalidade
Normal - alvos do Projeto conforme documento anexo e profissionais envolvidos
neste trabalho.
VII. REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
- BRASIL - Ministério da Educação e do
Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para
a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de
Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. Volume 1: Introdução;
volume 2: Formação pessoal e social; volume 3: Conhecimento de mundo;
- Conselho Nacional de Educação. Resolução
CEB nº 2, de 19 de abril de 1999. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do ensino
fundamental, em nível médio na modalidade Normal;
- FREIRE, Paulo Freire P. Pedagogia
da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,
1998;
- GANDIM, Danilo. Planejamento na
sala de aula. Porto Alegre, 1.998, 3ª
Edição;
- Parecer do CNE/CEB Nº 20/2009
(Aprovado em 11.11.2009);
- NUNES,
Maria Fernanda Rezende. Educação infantil no Brasil: primeira etapa da educação
básica. Maria Fernanda Rezende Nunes, Patrícia Corsino e Vital Didonet -
Brasília: UNESCO, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica,
Fundação Orsa, 2011. 102 p.;
- PARAÍBA - Lei nº 8.043, de 30 de
Junho de 2006. Plano Estadual de Educação -
2006 a 2016;
- PIMENTA, Selma Garrido e LIMA,
Maria do Socorro Lucena. Docência em Formação - Saberes Pedagógicos. Estágio e
Docência. São Paulo. Cortez, 2004;
- Resolução Nº 188/98 – Conselho
Estadual de Educação;
- SEE/PB/2001. Lei Estadual de apoio
a Formação de Professores em Nível Médio na Modalidade Normal;
- Revistas Nova Escola 2010/2014;
- Revista Mundo Jovem – 2010/2014
- Revista Construir – 2010/2014
- Vídeos: Currículo da Educação
Infantil; Educar/Rubem Alves; Sociedade e Natureza; Brincar e aprender com a
natureza/Vital Didonet e Pensamento Infantil -You tube.
VIII – ANEXOS
- RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO PROJETO;
- PLANO DE ENSINO 2014
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