segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

PROJETO MESTRES EM EDUCAÇÃO 2014

PROJETO:

“NATUREZA E SOCIEDADE:
DUETO QUE DESPERTA CURIOSIDADE NA INFÂNCIA”






“São os educadores que dão o tom ao trabalho, que reforçam ou não a capacidade crítica e a curiosidade das crianças, que as aproximam dos objetos e das situações, que acreditam ou não nas suas possibilidades, que buscam entender suas produções, que dão espaço para a fala, a expressão, a autonomia e a autoria.
                                                                      (CORSINO, 2009, P.09)



Professora:
MARIA ZILMA ANDREZZA DOS SANTOS
Disciplina: Educação Infantil e suas Metodologias

                                           






JOÃO PESSOA/PB, julho de 2014





 
IDENTIFICAÇÃO PESSOAL
MARIA ZILMA ANDREZZA DOS SANTOS
RG 285.083 SSP/PB; CPF: 206.375.004-15
Matrícula Estadual: 137.723-0
Professora/Disciplina: Educação Infantil e suas Metodologias
Pedagoga e Especialista
Coordenadora da Prática de Ensino/Magistério
Orientadora de Estudos do SisMédio
Endereço: Rua Professor Barroso, 34 – Bairro dos Estados
CEP: 58.030.204
Telefone: (83)3242 6368 - (83)8880 5201


IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
EEEFMPP Maria do Carmo de Miranda - CEPES JP/7
Código do INEP: 25096702
Diretora: Profª Maria Airan Cézar
Vice Diretora: Profª Rosélia do Egito

                                                                                             
 S U M Á R I O


         I. APRESENTAÇÃO...........................................................................................04
         
         II. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................................................................05

         III. OBJETIVOS...................................................................................................08

III. I. OJETIVOS GERAIS...................................................................................08

         III. II. OJETIVOS ESPECÍFICOS.......................................................................08

         IV. METODOLOGIA...........................................................................................08

V. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.............................................................09

VI. AVALIAÇÃO................................................................................................09

VI. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................10

VII. ANEXOS ......................................................................................................10
                        

 I – APRESENTAÇÃO
          
          Este Projeto: “NATUREZA E SOCIEDADE: DUETO QUE DESPERTA CURIOSIDADE NA INFÂNCIA” têm como finalidade descrever de forma objetiva a execução do trabalho a ser realizado este ano no terceiro e quarto bimestres conforme os conteúdos específicos do eixo temático Sociedade e Natureza na Disciplina de Educação Infantil e suas Metodologias em sala de aula e nas aulas campo conforme cronograma de atividades inseridos no projeto com as alunas da 4ª série do Curso Magistério na Modalidade Normal as quais pretendem atuar como professoras na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
A elaboração deste projeto é, por excelência, a forma de organização didática mais adequada para se trabalhar com este eixo, devido à natureza e à diversidade dos conteúdos que ele oferece e também ao seu caráter interdisciplinar. A articulação entre as diversas áreas que compõem este eixo é um dos fatores importantes para a aprendizagem dos conteúdos propostos tendo em vista as dimensões da formação humana integral – a ciência, a cultura, o trabalho e a tecnologia presentes nas Diretrizes Curriculares do Ensino Médio o qual está incluído a formação do professor em nível médio na modalidade Normal.
Neste projeto, priorizaremos a preparação da professora para o mercado de trabalho nesta área tão importante que é educar e cuidar das crianças pequenas com relação a aprendizagem dos conteúdos deste eixo temático que desperta tanta curiosidade e questionamento as crianças. Portanto, nossa metodologia esta relacionada a teoria e prática através da aula campo que é uma alternativa inovadora e desperta curiosidade tanto as alunas concluintes quanto ao público alvo, as crianças. Os planos de ensino e, consequentemente, as aulas devem ser planejadas tendo como referência o Currículo da Educação Infantil e, a esta ação denominada transposição didática é que dependerá competência e consciência política das nossas alunas, futuras professoras ao ministrar suas aulas. Nosso trabalho está organizado conforme tópicos do sumário e será executado de acordo com o cronograma de atividades planejadas e as orientações metodológicas no período de Julho a Outubro deste ano na sala de aula através de estudos dos referenciais teóricos; nas micro aulas das alunas; nas escolas campo de estágio onde as alunas realizarão a pratica docente na Educação Infantil e nas aulas campo de acordo com os Planos de Ensino.
A Educação Infantil é a base da formação dos futuros cidadãos portanto, enquanto curso profissionalizante em nível médio normal entendemos que é na formação inicial que os professores devem receber uma sólida formação para o exercício da prática docente neste segmento – Educação Infantil, período em que se cuida e se educa. O contato da criança com os objetos, com o meio ambiente e com as pessoas é que faz a diferença.
Finalmente, existem vários motivos pelo qual é fundamental trabalhar com as crianças a importância da educação ambiental, a consciência da preservação e dos cuidados com o meio ambiente logo nos primeiros anos de vida além de fortalecer, também, a formação moral e ética para conviver com a diversidade cultural respeitando as diferenças socioculturais.  Agora só depende de nós educadores formadores e dos professores da primeira infância oferecermos a estas crianças as bases de conscientização e preservação necessárias, para que elas iniciem o seu caminho com muita segurança, sensibilidade e habilidade segundo afirmou Rubem Alves em seu vídeo: Educar.

II. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

Segundo o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil/RECNEI (1998, vol. 01 p.21-22): “As crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem”. (RCNEI, 1998).
Ainda de acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, a grande a diversidade de temas que este eixo oferece, portanto, é preciso estruturar o trabalho de forma a escolher os assuntos mais relevantes para as crianças e o seu grupo social. As crianças devem, desde pequenas, ser instigadas a observar fenômenos, relatar acontecimentos, formular hipóteses, prever resultados para experimentos, conhecer diferentes contextos históricos e sociais, tentar localizá-los no espaço e no tempo. Podem também trocar ideias e informações, debatê-las, confrontá-las, distingui-las e representa-las, aprendendo, aos poucos, como se produz um conhecimento novo ou por que as ideias mudam ou permanecem.


Portanto, priorizamos este tema por ser abrangente e se tratar do eixo Natureza e Sociedade e, enfocamos os conteúdos: plantas, animais, meio ambiente, meios de transporte e diversidade/preconceito para dar suporte metodológico com sugestões teóricas, práticas e dinâmicas para melhor compreensão e apreensão da consciência ambiental, ecológica e ética as crianças. A sensibilidade a estas questões serão trabalhadas de forma amorosa com muita competência técnica e compromisso político a partir das habilidades específicas para cada situação pedagógica lembrando que, segundo Rubem Alves em seu Vídeo: Educar - o trabalho com as sensibilidades antecedem e fundamentam o trabalho com as habilidades.
Os objetivos para as crianças de 0 a 3 conforme o RECNEI, deve se organizar para que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades: explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas; estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
Para as crianças de 4 e 5 os objetivos deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças sejam capazes de: interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias; estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos; estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.
Os conteúdos selecionados deverão ser organizados e definidos em função das diferentes realidades e necessidades e deverão ser selecionados em função dos seguintes critérios: relevância social e vínculo com as práticas sociais significativas; grau de significado para a criança; possibilidade que oferecem de construção de uma visão de mundo integrada e relacional; possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural.
Portanto, a nossa prioridade será as aulas campos as quais iremos realizar para contemplar estes objetivos que exige dos professores planejamento e adequação dos conhecimentos adquiridos para repassar para as crianças – transposição didática.

 As crianças se interessam por muitas coisas e, entre elas destacamos as que mais percebemos que gostam - estas é que resolvemos trabalhar: animais, plantas, meio ambiente, transportes, observação de ambientes específicos através de passeios/aulas campo e histórias que, neste contexto destacamos as relacionadas ao preconceito. As vivências sociais, as histórias, os modos de vida, os lugares e o mundo natural são para as crianças parte de um todo da vida as quais as cercam. O especialista em Natureza e Sociedade Vital Didonet, afirma que:
“Através de estudos e pesquisas científicas, a neurociência conclui que a inteligência de uma criança é adquirida num processo que envolve a ação, o meio cultural e a ajuda de um profissional de ensino. Os cientistas afirmam que certamente há momentos de maior sensibilidade para determinadas atividades de aprendizagem, chamada de “janelas de oportunidades”. Nesta fase, não ocorrendo o desenvolvimento de nenhuma atividade educativa, pode ocasionar uma perda de informações, ficando assim mais custoso o desenvolvimento. (DIDONET, 2003)                                                                                           

É na Educação Infantil, especificamente nas creches e pré escolas, espaço de construção de conhecimento coletivo e individual a partir de aulas bem planejadas e executadas é que as crianças vivenciam estas “janelas de aprendizagem” citadas por Didonet.
O meio ambiente onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações.
O professor é o facilitador, orientador do processo de ensino e aprendizagem, porque é mais experiente que aprende e permite ao educando aprender da forma mais lúdica possível de acordo com sua formação docente. A criança através do meio cultural, das interações com o meio seja num trabalho individual ou coletivo é a verdadeira construtora do seu conhecimento. Por isto concordamos com Emília Ferreiro quando diz que:


“A arte de ensinar vai muito além de quadro e giz. Envolvem conhecimento profundo da vivência do aluno, conhecimento do professor, materiais, técnicas, métodos e muito apoio para se desenvolver um trabalho de equipe. Em um conhecimento construtivista, estimular aspectos motores, afetivos, são essenciais unidos ao contexto sociocultural do aluno, para que se possa fazer análise desses dados, necessita-se definir a prática do ensino, onde acredita-se na prática da pesquisa e interação de conhecimentos”. 

De acordo com estas premissas reconhecemos que o meio ambiente e as relações sociais da comunidade e relações familiares, ajuda o educador a entender o cotidiano da criança, podendo assim auxiliar melhor em seu desenvolvimento e aprendizado. Além disso, proporcionar as crianças condições para observarem e conhecerem o lugar onde vivem.
A partir destas citações, é que reconhecemos que as aulas campos são objetos de observação, pesquisa e aprendizagens significativas, recursos metodológicos que aguçam a curiosidade as crianças despertando o desejo de aprender de forma dinâmica e prazerosa além de socializa-las fortalecendo os laços de amizade entre elas, os educadores, a escola, a família e a sociedade.  Ao final do trabalho as alunas estagiárias, alvo do Projeto, avaliarão a prática pedagógica registrando os aspectos positivos e os que precisam ser melhorados e, darão sugestões para a melhoria do trabalho na disciplina.

III. OBJETIVOS
III. I. OJETIVO GERAL:
- Proporcionar as alunas concluintes da 4ª série do curso Magistério em nível médio, futuras professoras, estudo dos referenciais teóricos e práticos relacionados ao tema Natureza e Sociedade preparando-as para o mercado de trabalho;
III. II. OJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Esclarecer noções de consciência ambiental, mostrando através do contato com o meio ambiente, a natureza, plantas e animais da região e o papel que cada uma desempenhará no exercício da docência;  
 - Refletir sobre a posição da criança, frente às mudanças de ordem ecológica e social a que estamos expondo;
- Trabalhar a diversidade cultural/preconceito - a partir da literatura infantil, recurso metodológico que sensibiliza as crianças contribuindo para o exercício da cidadania;
- Orientar as alunas para observar, registrar e sistematizar atividades relativas ao tema reorganizando a pesquisa e fazendo a transposição didática a partir dos planos de ensino para a Educação Infantil;
- Orientar Planos de Ensino relativos ao tema para execução de micro aulas e aulas na Educação Infantil;
- Documentar todo trabalho realizado postando nas redes sociais da escola para servir como fonte de pesquisa a quem interessar;
- Avaliar todo trabalho realizado e elaborar Relatório das atividades desenvolvidas.

IV. METODOLOGIA
Segundo o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil a relação da criança com os fenômenos naturais e sociais pode ser sintetizada numa única palavra: curiosidade, portanto, neste trabalho mais uma vez priorizaremos a metodologia dinâmica e prazerosa da Aula Campo como alternativa de aprendizagem significativa que motiva e aguça a curiosidade das alunas do curso Magistério ora estagiárias da 4ª série/concluintes/etapa: Regência orientando-as para este exercício prazeroso enquanto futuras professoras deste segmento tão importante que é a Educação Infantil.
               A metodologia adotada terá o aluno como sujeito ativo do processo de ensino e aprendizagem do eixo temático sociedade e natureza. O professor será o mediador, orientador e facilitador da aprendizagem dos alunos. As atividades pedagógicas a serem desenvolvidas serão: - Estudo do referencial teórico através de livros e textos; - Exibição e debate de vídeos relativos ao tema; - Aulas campo conforme Planos de Ensino anexos; - Relatório a partir das aulas campo.  

 V. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

 Atividades/Meses de execução
  Jul
  Ago
   Set
Out
01
Elaboração e apresentação dialógica do Projeto as
alunas da 4ª série do Curso Magistério;

   X



02
Estudo do referencial teórico Sociedade e Natureza;
   X
   X
    X

03
Exibição e debate dos Vídeos; Educar/Rubem Alves;
Sociedade e Natureza; Brincar e aprender com a na
tureza/Vital Didonet e Pensamento Infantil/You tube.
  
   X
 
   
   X
   
   X
  
04
Estudo biográfico do especialista do tema Sociedade
e Natureza - Vidal Didonet;
 
 
  X
 
  X

05
Aula Campo para o Parque Arruda Câmara/Bica conforme Plano de ensino anexo;

 
  X


06
Micro aulas em grupos de quatro e cinco participan-
tes sobre animais, plantas, meios de transportes e diversidade/preconceito;

 
  X

  X

07
Atividades afins nos estágios supervisionados a partir dos Planos de Ensino de Sociedade e Natureza na sala de aula, campos de estágio;

 
  X
 
  X
  
  X
08
Aula Campo para o Forte de Santa Catarina em Cabedelo/PB conforme Plano de Ensino anexo;


 
  27

  
09
Elaboração de Planos de Ensino e atividades referen-
tes as aulas campo conforme direcionamento dos planos/atividades;



 X


  X

10
Registro fotográfico das atividades realizadas e pos
tas nas redes sociais da escola;
    X
 X
   X
  X

11
Avaliação do Projeto;
    
 X
   X
  X
12
Elaboração do Relatório



  X
                  
VI. AVALIAÇÃO

Todo trabalho deve ser avaliado e este, o será de forma contínua e sistemática por mim responsável pelo desenvolvimento deste projeto e professora desta disciplina. Será também avaliado pelas as alunas da 4ª série do Curso Magistério Nível Médio na Modalidade Normal - alvos do Projeto conforme documento anexo e profissionais envolvidos neste trabalho.

VII. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- BRASIL - Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. Volume 1: Introdução; volume 2: Formação pessoal e social; volume 3: Conhecimento de mundo;
- Conselho Nacional de Educação. Resolução CEB nº 2, de 19 de abril de 1999. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, em nível médio na modalidade Normal;
- FREIRE, Paulo Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998;
- GANDIM, Danilo. Planejamento na sala de aula.  Porto Alegre, 1.998, 3ª Edição;
- Parecer do CNE/CEB Nº 20/2009 (Aprovado em 11.11.2009);
- NUNES, Maria Fernanda Rezende. Educação infantil no Brasil: primeira etapa da educação básica. Maria Fernanda Rezende Nunes, Patrícia Corsino e Vital Didonet - Brasília: UNESCO, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, Fundação Orsa, 2011. 102 p.;
- PARAÍBA - Lei nº 8.043, de 30 de Junho de 2006. Plano Estadual de Educação -  2006 a 2016;
- PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria do Socorro Lucena. Docência em Formação - Saberes Pedagógicos. Estágio e Docência. São Paulo. Cortez, 2004;
- Resolução Nº 188/98 – Conselho Estadual de Educação;
- SEE/PB/2001. Lei Estadual de apoio a Formação de Professores em Nível Médio na Modalidade Normal;   
- Revistas Nova Escola 2010/2014;
- Revista Mundo Jovem – 2010/2014
- Revista Construir – 2010/2014
- Vídeos: Currículo da Educação Infantil; Educar/Rubem Alves; Sociedade e Natureza; Brincar e aprender com a natureza/Vital Didonet e Pensamento Infantil -You tube.

VIII – ANEXOS

- RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO PROJETO;
- PLANO DE ENSINO 2014


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